Ajuda MicroStation CONNECT Edition

Interface do usuário e conceitos básicos

Esta seção inclui tópicos sobre a interface do usuário e outros conceitos básicos. Cada tópico lista um conceito ou um comando do AutoCAD® e, então, descreve conceitos ou comandos similares do MicroStation.

Cor e paleta de cores

Cor do AutoCAD

No MicroStation a paleta de cores é equilibrada e variável, ao contrário de ser fixa para todos os arquivos. Para criar e salvar tabelas de cores personalizadas para uso futuro, use a caixa de diálogo Tabela de cores ( Arquivo > Configurações > Arquivo > Tabela de Cores ). As tabelas de cores padrão (*.tbl) são armazenadas na pasta ..\Default\Data\ no diretório de programa do MicroStation.

Linha de comando e janela Linha de comando

"Comando" do AutoCAD: Prompt

Em MicroStation, use a janela Key-in para inserir manualmente os comandos. Você pode digitar comandos ou selecioná-los na janela Linha de comando de tamanho completo. Quando você seleciona um comando da lista à esquerda, as opções aplicáveis são exibidas na coluna adjacente. Para executar o comando, clique no ícone Executar comando no canto superior direito, ou pressione <Enter>.

As opções de Comando não são exibidas na janela Linha de comando; você as insere na caixa de diálogo de configurações de ferramentas.

O MicroStation inclui um conjunto de linhas de comando que permitem que você use a sintaxe de comando do AutoCAD para definir as variáveis de sistema e iniciar comandos. Estes comandos lhe dão a opção de usar a sintaxe do AutoCAD ou a do MicroStation.

No MicroStation, há três maneiras de inserir comandos e variáveis de sistema do AutoCAD:

  • Insira o prefixo DWG, então o comando AutoCAD. Por exemplo, para colocar um círculo, insira DWG CIRCLE.
  • Insira o prefixo do comando conforme definido pela variável de configuração MS_DWG_COMMANDPREFIX e, em seguida, insira o comando AutoCAD. O prefixo padrão é o caractere barra invertida (\). Por exemplo, para colocar um círculo, insira \CIRCLE. Para usar o prefixo do comando em um arquivo DGN, adicione o aplicativo MDL dwgsettings.ma à variável de configuração MS_DGNAPPS.
  • Insira o prefixo do comando, a seguir um alias de comando como definido em um arquivo PGP. Por exemplo, para colocar um círculo, insira \C (usando o alias PGP: C, *CIRCLE).

Sequência de comando

Execução de uma vez do comando do AutoCAD

No MicroStation, a ferramenta ativa pode ser executada múltiplas vezes sem dispensar a janela de configurações de ferramentas. Uma vez que você escolhe uma ferramenta, insira as configurações de ferramentas, então selecione os pontos de dados na área de desenho para completar o comando. Para reutilizar o mesmo comando, simplesmente reinsira configurações e pontos de dados quantas vezes desejar. Não há nenhuma necessidade de manter chamando o comando.

Configurações de esboço

Ativar/desativar barra de status de Snap, Grade, Orto, Osnap e LineWeight do AutoCAD

No MicroStation, você pode ativar ou desativar a exibição da vista de opcionais auxílios para desenho, propriedades do elemento (objeto), e determinadas classes de entidade (como dimensões) a partir da caixa de diálogo Atributos da vista. As configurações são aplicadas à janela selecionada na lista Número da vista.

A caixa de diálogo Atributos de vista tem muitas coisas que você pode ativar ou desativar; contudo, Orto e AccuSnap não estão entre elas.

  • A configuração Trava do eixo, quando ativada, é similar ao modo Orto.
  • Para ativar ou desativar o AccuSnap, selecione Desenho > Auxílios para Desenho > Snaps (S) .

Camadas e níveis

Camadas do AutoCAD

No MicroStation, as camadas são chamadas níveis. Use a caixa de diálogo Gerenciador de nível para criar e definir atributos para níveis diferentes. São dados aos níveis um nome e um número em um arquivo DGN, mas são nomeados somente no modo de trabalho DWG. As configurações do Gerenciador de nível para Cor, Estilo, Espessura, Exibição ativada/desativada, Congelar, e Trava afetam globalmente todos os modelos e visualizações no arquivo. O MicroStation também fornece substituições de simbologia, assim os elementos (objetos) podem assumir uma simbologia diferente do que o estado ByLevel para os níveis nos quais eles são colocados. Define esta simbologia alternativa no Gerenciador de nível usando o modo de Substituições, e então ative Sobreposição de nível na caixa de diálogo Atributos de vista.

A caixa de diálogo Exibição de nível suporta três tipos de comutadores de ativar/desativar para controlar a visibilidade de elementos no modo de trabalho DGN. A opção Exibição da vista é usada para ativar ou desativar níveis nas visualizações 1 a 8. A opção Exibição global desativa um nível em todas as visualizações e em todos os modelos, e a opção Congelamento global desativa um nível em todas as visualizações e em todos os modelos. A opção Congelamento do viewport está disponível no modo de trabalho DWG para permitir que você desative um nível em um layout ou em um modelo.

Tipos de linha e Estilos de linha

Propriedade de objeto de tipo de linha do AutoCAD

Em MicroStation, um estilo de linha é atribuído como um atributo da entidade. Estilos de linha 1 - 7 são os códigos de linha padrão do MicroStation, com estilos de linha adicionais disponíveis nos arquivos de recurso lstyle.rsc e acadlstyle.rsc, situados na ..\Default\Symb\ pasta no diretório do programa do MicroStation.

Para visualizar a lista de estilos de linha disponíveis ou mudar a lista de estilos de linha, use a ferramenta Alterar atributos do elemento ou a caixa de diálogo Propriedades. Para criar modificações personalizadas dos estilos existentes assim como de estilos de linha novos, use as caixas de diálogo do estilo de linha ( Desenho > Início > Atributos > Estilo de Linha > Configurações ), e salve os estilos de linha no arquivo de recurso.

A escala dos códigos de linha padrão é baseada em unidades da tela em vez de unidades do desenho para manter o dimensionamento apropriado independentemente do fator do zoom. Para salvar um arquivo ao formato DWG, um fator de escala deve ser aplicado para converter às unidades de desenho. Esta configuração de Escala de código de linha é encontrada na caixa de diálogo Opções para salvar DWG/DXF.

Para definir a escala do estilo da linha global no MicroStation, use o comando ACTIVE LINESTYLESCALE ou o campo Fator de escala na caixa de diálogo Estilos de linha.

As definições de MicroStationestilo de linha são armazenadas nas bibliotecas de estilos de linha, que podem ser anexadas conforme necessário ao modelo ativo.

Espessura da linha

Espessura da linha do AutoCAD, definida em milímetros

Em MicroStation, espessura de linha é definida em pixels. Ao converter um arquivo DGN para DWG, a configuração Escala de espessura de linha na caixa de diálogo Opções para salvar DWG/DXF lida com o fator de escala de modo que a exibição das espessuras da linha seja consistente entre formatos.

A exibição da espessura da linha é controlada pela caixa de diálogo Atributos de vista. Para atribuir espessura da linha por elemento, use a ferramenta Alterar atributos do elemento ou a caixa de diálogo Propriedades. Para atribuir espessura da linha por nível, use a caixa de diálogo Gerenciador de nível.

Espaço do modelo e espaço do papel

AutoCAD TILEMODE 0 e 1

Um arquivo DGN é composto de modelos. O MicroStation usa modelos do desenho, modelos de desenho, e modelos da folha para a geometria e a documentação. O formato de arquivo DGN permite um número ilimitado de modelos de desenho, de desenho, e de folha nos quais os dados podem ser inseridos como células (blocos), referências, ou geometria original e anotações. Modelos novos também podem ser designados como células, e assim podem ser inseridos em outros desenhos e modelos conforme necessário. Para navegar entre modelos, use janela Grupos de vistas acoplada no canto inferior esquerdo da janela do aplicativo. Um grupo de vista novo é criado por padrão com cada modelo novo.

Funções do mouse

Menus sensíveis ao contexto, de clique com o botão direito do AutoCAD

No MicroStation, os botões do mouse são usados para inserir informação gráfica.

  • Use o botão esquerdo do mouse (o botão Dados) para selecionar elementos e comandos. Clicar com o botão de mouse esquerdo é conhecido como "inserir um ponto de dados".
  • Use o botão direito do mouse (o botão Redefinir) para cancelar ou completar uma operação. Não há nenhum menu de clique com o botão direito associado com os manipuladores da área ou do elemento de desenho. Clicar com o botão direito em uma caixa de ferramentas abre uma lista da ferramenta para ocultar e mostrar ferramentas.
  • Usar o botão do meio em um mouse de 3 botões (o botão de Tentativa), ou os botões direito e esquerdo juntos em um mouse de 2 botões, para pré-visualizar pontos snap.

Opções do usuário e preferências do usuário

Opções do usuário do AutoCAD

No MicroStation, as preferências do usuário são armazenadas no arquivo de preferência do usuário *.upf, que está localizado na pasta %LOCALAPPDATA%\Bentley\<product_name>\<product_version>\prefs\ . Estas configurações persistem entre sessões. Você muda estas opções através da caixa de diálogo Preferências. Para definir opções que se aplicam somente ao arquivo de desenho atual, use a caixa de diálogo Configurações do arquivo de desenho.

Variáveis do sistema

Variáveis de sistema do AutoCAD

No MicroStation, as variáveis de sistema e de usuário são definidas na caixa de diálogo Variáveis de configuração. As categorias variáveis são listadas à esquerda, e as variáveis individuais são listadas à direita. Quando uma variável é destacada, uma descrição aparece na parte inferior da caixa de diálogo.

Nota: Se o abrir arquivo é um arquivo DWG, as variáveis de sistema do AutoCAD e seus valores são listados na caixa de diálogo Propriedades. Estas variáveis são específicas do DWG, e não há nenhuma correspondência no formato DGN.
Nota: Se um arquivo DWG é salvo no formato DGN, os valores da variável de sistema do AutoCAD não serão acessíveis mesmo se foram inseridos nos campos. Portanto, recomenda-se que você não introduza valores da variável de sistema do AutoCAD em campos em um arquivo DWG que você espera salvar no formato DGN.

Arquivos de modelos e arquivos semente

Arquivos *.dwt do AutoCAD

No MicroStation, arquivos semente são usados para estabelecer configurações de arquivo padrão que, caso contrário, você teria que inserir repetidamente. A extensão de arquivo permanece *.dgn, e os arquivos semente são armazenados normalmente na pasta ..\Default\Seed\ do diretório do programa do MicroStation, ou na pasta ..\Organization\Seed\ do diretório Configuração. Ao criar um arquivo novo do MicroStation, você deve selecionar o arquivo semente na caixa de diálogo Novo. O arquivo semente determina, entre outras coisas, se o arquivo será 2D ou 3D.

No MicroStation você pode usar uma semente DWG para criar um arquivo DWG ou uma semente DGN para criar um arquivo DGN. O arquivo novo resultante é baseado na semente. Isto aplica-se somente à criação de um arquivo novo usando o comando Arquivo > Novo do ribbon. Se você seleciona Arquivo > Salvar como do ribbon, você ainda cria um arquivo novo mas não é baseado em uma semente, ele é baseado no arquivo que está sendo salvo.

Ao salvar (converter) arquivos de um formato a outro, você também usa o comando Arquivo > Salvar como do ribbon. Os conteúdos do arquivo novo são idênticos aos conteúdos do arquivo que está sendo salvo.

Configurações de unidades

Comando DDUNITS do AutoCAD (Formato > Unidades)

No MicroStation, as unidades de desenho para o arquivo atual são definidas sob a categoria Unidades de trabalho da caixa de diálogo Configurações do arquivo de desenho. As configurações de unidades são aplicadas a medidas, células, referências, e dimensões.

Ao abrir um arquivo DWG no MicroStation, a caixa de diálogo Opções de abertura de DWG contém opções para que as unidades sejam usadas no formato de arquivo DWG. A maneira mais segura de recuperar unidades de um arquivo DWG existente é usar a configuração Unidades do Centro de Desenho para estas opções.

Controle de vista

Comandos Zoom, Panorâmica e Órbita do AutoCAD

No MicroStation, uma barra do controle de vista está localizada na parte superior de cada janela de vista. Estas ferramentas controlam atualizar (redesenhar), aplicar zoom, ajustar (extensões de zoom), girar, panorâmica, e estilo de exibição (estrutura de arame, linha oculta etc.). Os controles de vista podem ser aplicados a uma janela de vista ou a todas. Quando um arquivo 3D está aberto, os controles de exibição 3D adicionais estão disponíveis de modo que os sólidos e as superfícies possam ser renderizados de várias maneiras.

Os resultados da ferramenta Enquadrar vista do MicroStation podem parecer diferentes dos resultados das Extensões de zoom do AutoCAD. A ferramenta Enquadrar vista do MicroStation ajusta somente a geometria visível, ao passo que a área de Extensões de zoom do AutoCAD inclui as camadas que têm a exibição desativada.

Viewports e janelas de vistas

Comando VPORTS ou menu de vista do MenuAutoCAD > viewport

No MicroStation use a aba Vista grupo Grupos de vista para abrir e fechar até oito janelas de vistas por projeto, desenho e modelo da folha. Alternativamente, use a barra da ferramentas Grupos de vistas, acoplada abaixo da área de desenho, para ativar ou desativar a janela de vista numerada. Use comandos no grupo Janela para lado a lado, em cascata, ou arranjar vistas.

Ao usar comandos de atributo da vista e de Visualização no MicroStation, você deve selecionar a ou as vistas às quais o comando deve ser aplicado.

Use vistas salvas para nomear e salvar atributos de vista para uso posterior.