Ajuda MicroStation CONNECT Edition

Visualização de um modelo 3D

Uma visualização 3D pode exibir parte do cubo de desenho de qualquer ponto, olhando para qualquer direção.

  • Como no 2D, elementos à esquerda, direita, acima ou abaixo, podem ser excluídos de uma visualização por meio de ampliação ou janelas para que os elementos fiquem fora da área da visualização.
  • Visualizações 3D também têm profundidade. Você pode excluir a exibição de elementos situados na frente ou atrás de um objeto obrigatório, seja alterando a profundidade de exibição da visualização seja aplicando um volume de corte.

Procedimentos de visualização 3D que são semelhantes a 2D

Muitos procedimentos de visualização 3D são semelhantes às suas contrapartes 2D. Por exemplo, você pode alterar a área de uma visualização usando as mesmas ferramentas para 2D. Ferramentas tais como a Área da janela, Ampliar, e Reduzir controles de visualização são usados.

  • Enquadrando vistas em 3D – O controle de vista Enquadrar vista tem o seguinte ajuste 3D específico.
    Expandir planos de corte Se ativado, a profundidade da exibição da visualização é ajustada, junto com a origem da visualização e a ampliação, de modo que todos os elementos nos níveis que estão ligados para a visualização sejam exibidos.
    Nota: Quando um corte de volume for aplicado a uma visualização, a ferramenta Enquadrar vista não tem nenhum efeito no volume exibido na visualização, ele cabe meramente a visualização aos elementos contidos dentro do corte de volume aplicado.
  • Rotação das Visualizações em 3D – Tipicamente, o controle de vista Rotacionar vista é usado em 3D para rotacionar uma visualização para uma das vistas padrão assim como para as orientações personalizadas.

    Ao girar as visualizações em 3D, um ponto importante a considerar é o eixo sobre o que você quer que a visualização gire. Por padrão, o ponto de pivô é o centro da visualização, na profundidade ativa. Se a profundidade ativa estiver muito atrás dos elementos na visualização, você pode rapidamente girar a geometria par longe da vista. Você pode, contudo, mover o ponto de pivô para outro lugar antes de girar a visualização (veja para mover o ponto de pivô para a rotação da vista dinâmica).

  • Movimento panorâmico de vistas em 3D – Mover panoramicamente em modelos 3D, usando a Vista panorâmica controle de vista, dá a você duas opções para determinar a quantidade para mover panoramicamente a visualização. Se a Exibição dinâmica estiver desligada, um cubo dinâmico é mostrado entre a origem e o ponteiro (em vez de uma seta como em 2D), exibendo a distância e a direção à qual a visualização será movida. Se a Tela Dinâmica estiver ligada, então os elementos na visualização são movidos dinamicamente.

Procedimentos de visualização específicos ao 3D

Além dos procedimentos de visualização 2D familiares, em 3D você pode:

Volume da janela

Você pode definir um volume de um modelo para exibir em uma visualização, usando o comando WINDOW VOLUME. Após inserir o comando, você inserir dois pontos de dados que definem vértices opostos diagonalmente de um volume retangular, então selecione uma janela para exibir a informação. De fato, este comando funciona de forma semelhante à ferramenta Área da janela salvo que o valor de z (profundidade) dos pontos de definição é levado em consideração.

Tipicamente, este comando pode ser usado para exibir uma parte de um modelo existente, onde você possa agarrar aos elementos existentes para definir o volume exigido.

Nota: Para que a profundidade da exibição seja levada em consideração, a visualização selecionada deve ter seus atributos de visualização de Corte Posterior e Corte Frontal Back permitidos.