Ajuda MicroStation CONNECT Edition

Variáveis de Configuração relacionadas a DWG e DXF

O MicroStation inclui variáveis de configuração para ajudar a abrir, editar, e referenciar dados DWG do AutoCAD. A seguinte tabela lista as variáveis de configuração que afetam as operações DWG do MicroStation.

Variável de configuração Usar
MS_ACADDIR Define o diretório contendo o AutoCAD. É usado para encontrar os arquivos de suporte DWG, como fontes.

Quando você carrega pela primeira vez o produto, ele lê o registro, determina se o AutoCAD ou AutoCAD LT está instalado em seu computador, e se presente, define esta variável de configuração.

MS_BLOCKLIST Define a lista de arquivos DWG e DXF disponíveis para a inserção como células.

Você pode usar esta variável de configuração quando você clicar no ícone Exibir Todas as Células em MS_CELLLIST na caixa de diálogo Biblioteca de Células.

MS_DWG_BACKUP Define o diretório para os arquivos de backup (.bak) DWG. Se não definidos, os arquivos de backup são colocados no mesmo diretório que o arquivo DWG.
MS_DWG_COMMANDPREFIX Define um caracter ou string de caracteres que podem ser usados como um atalho para os comandos da linha de comando do AutoCAD.
MS_DWG_CREATE_SPACE_FROM_EDF Se definido como 1, qualquer campo de dados vazio permanece como um espaço.
MS_DWG_FEETUNIT_AS_ARCHENG Se definido, quando um arquivo DGN com Unidades de trabalho definidas como Pés-polegadas, Formato definido como Unidades principais, e Unidades na caixa de diálogo Salvar como Opções DWG/DXF definidas como Unidades principais, o arquivo DWG resultante tem unidades de Engenharia ou Arquitetônicas no AutoCAD. (Se não definido, as unidades são Decimais ou Fracionais.)

Para detalhes, veja Configurar unidades em arquivos que serão salvos em arquivos DWG..

MS_DWG_FIELD_2005FORMATTING Se definido como 1, o produto somente gera informações de campo que o AutoCAD 2005 suporta.
MS_DWG_LSTYLE_FONTPATH Determina o local do arquivo de fonte.
MS_DWG_LSTYLE_FONTNAME Determina o nome do arquivo de fonte, e consequentemente, o nome da fonte.
MS_DWG_MATCHORIENTATION_TOLAYOUT
  • Se o valor for definido como 0 ou não definido, a opção de “combinar orientação com layout" em um elemento de escala da anotação será ignorada. O elemento será Dependente da Vista, ou seja, o elemento responderá à rotação da vista.
  • Se o valor for definido para 1, um elemento de escala da anotação com a opção “combinar orientação com layout" ativada será definido para Independente da Vista, ou seja, o elemento não responderá a uma rotação da vista. Como resultado, quando um modelo é girado, o elemento permanece exibido horizontalmente. Isto aplica-se a todos os modelos. Embora a exibição do elemento no modelo padrão (também conhecido como espaço de modelo) possa não ser desejada, sua exibição em um modelo da folha (também conhecido como layout) através de um anexo de autorreferência (também conhecido como Viewport) pode ser desejada.
  • Se o valor for definido como 2, um elemento de escala da anotação será definido para Independente da Vista nessas condições:
    • a opção “combinar orientação com o layout" está ativada
    • o modelo ativo é um modelo da folha
    • o modelo padrão não é girado

    O resultado é que se o modelo ativo for um layout em um arquivo DWG e o espaço de modelo NÃO for girado, o arquivo será aberto e exibido corretamente em todos os modelos. No entanto, um arquivo DWG que não atende a essas condições pode não ser exibido corretamente em modelos da folha.

MS_DWG_MAX_ORPHANTAGS_PERSET Define o número máximo de etiquetas por conjunto de etiquetas para "etiquetas órfãs". Uma etiqueta órfã é uma definição de atributo que nunca é instanciada em um bloco como deveria em um arquivo DWG. Ao abrir um arquivo DWG, todos as definições de atributo “oscilando” são coletadas em um conjunto de etiquetas. Para um melhor desempenho, um conjunto de etiquetas deve ser limitado a um tamanho administrável. Consequentemente, no caso de um grande número de definições de atributos oscilando, são preferidos vários conjuntos de etiquetas em vez de um conjunto de etiquetas grande. O tamanho padrão é 100 por conjunto de etiquetas.
MS_DWG_OEBREP_AS_BREP Se definido como 1, os objetos personalizados que são derivados de entidades do Autodesk ShapeManager (ASM), como 3DSOLID, SUFACE, BODY e REGION, serão tratados como entidades ASM. Como resultado, esses objetos personalizados serão convertidos em elementos Parasolid, exatamente como as entidades ASM padrão. Se não definidos (o padrão), os elementos criados na abertura do arquivo são controlados pelas opções em Objetos personalizados/proxy na seção Avançado da caixa de diálogo Opções de abertura de DWG. Os ativadores de objeto CADWorx e Pipe Designer são afetados por esta variável de configuração.
MS_DWG_PGPFILE Aponta a um arquivo PGP que contém atalhos, ou aliases, para comandos do AutoCAD.
MS_DWG_PRE2004_COLOR_TABLE Define a tabela de cores para arquivos DWG no produto. Na versão 2004, o AutoCAD começou a exibir cores indexadas com cores ligeiramente diferentes (geralmente mais claras). O produto também usa estas cores novas a menos que esta variável é definida.
MS_DWGAUTOSAVE Se definido como um número positivo, especifica o número de segundos após a parada do movimento do cursor no arquivo DWG ou DXF que ocorre o salvamento automático. Quando passa esse tempo, uma janela de alerta aparece perguntando se as mudanças devem ser salvas. O tempo para salvar pode ser significativo, então você pode adiar salvar clicando em Cancelar. Se definido como zero, nenhuma operação de salvar automaticamente é feita enquanto o arquivo estiver aberto. O arquivo é salvo automaticamente na saída ou ao mudar para um arquivo diferente.
MS_DWGAUTOSAVE_NODIALOG Se definido como um número positivo, especifica o número de segundos após a parada do movimento do cursor no arquivo DWG ou DXF que ocorre o salvamento automático. Quando passa esse tempo, a janela de alerta aparece e a mudança do arquivo é salva automaticamente.
MS_DWGDATA Aponta ao diretório onde os seguintes arquivos são armazenados:
  • DwgSettings.rsc — arquivo de recurso contendo todas as configurações de DWG
  • Arquivos (*.dws) contendo as definições salvas para abrir e salvar arquivos DWG/DXF.
  • DwgDisplayColors.tbl (Opcional) — Uma tabela de cores que contém as cores fixas do AutoCAD utilizadas para exibição na tela.
  • DwgPlotColors.tbl (Opcional) — Uma tabela de cores que contém as cores fixas do AutoCAD utilizadas para plotagem.
MS_DWGFONTPATH Define o caminho às fontes *.SHX do AutoCAD se o AutoCAD não está instalado no sistema.

Por padrão, o produto primeiro utiliza o valor da variável de configuração MS_ACADDIR para encontrar arquivos de suporte do AutoCAD. Se isso não estiver disponível, o produto utilizará variáveis individuais, como MS_DWGFONTPATH.

MS_DWGOMITUNIQUEEXTENSION Se mais de um arquivo com o mesmo nome está presente no mesmo diretório, adiciona a extensão ao nome de arquivo de saída ao salvar o arquivo.

Por exemplo, se o diretório contém sample.s01 e sample.s02, então a extensão é incluída nos nomes de arquivo de saída (sample_s01.dgn e sample_s02.dgn). Se o diretório não inclui nenhum arquivo com nomes duplicados, então as extensões são estejam incluídas nos nomes de saída. Por exemplo, se o diretório contém somente o arquivo sample.s02, este arquivo é salvo como sample.dwg.

MS_DWGPATFILE Define o nome de arquivo do caminho completo que contém as definições padrão do AutoCAD.
MS_DWGREF_ALLOWMASTERCOLORS Define como o produto usa as tabelas de cores para arquivos DWG ou DXF anexados como referências.
  • Se MS_DWGREF_ALLOWMASTERCOLORS é definido como 1, as tabelas de cores para referências DWG ou DXF são tratadas como são para referências DGN: são controladas pela configuração Usar tabela de cores na caixa de diálogo Preferências Categoria Referência ( Arquivo > Configurações > Usuário > Preferências ). Quando Usar tabela de cores está ativada, os elementos em cada referência são exibidos usando a tabela de cores da referência. Quando Usar tabela de cores está desativada, os elementos em cada referência são exibidos usando a tabela de cores do arquivo de design ativo.
  • Se MS_DWGREF_ALLOWMASTERCOLORS não está definido com nenhum valor, as referências DWG ou DXF são sempre exibidas usando a tabela de cores do arquivo de referência. Neste caso, a configuração Usar Tabela de Cores não tem nenhum efeito.
MS_DWGSEED Define o arquivo semente DWG usado ao abrir arquivos DWG.
MS_DWGSEED_OVERRIDE Determina se um usuário pode alterar a configuração do Arquivo de semente DWG na caixa de diálogo Salvar como Opções DWG/DXF.

Quando a variável não é definida ou está definida como 0, a primeira vez que a caixa de diálogo abre, o arquivo semente DWG padrão é definido pela variável de configuração MS_DWGSEED. Você pode escolher um arquivo semente diferente

Quando a variável estiver definida como 1, você só poderá utilizar o arquivo semente DWG identificado por MS_DWGSEED. Você não pode escolher um arquivo semente diferente.

Quando a variável estiver definida como 2, o arquivo semente DWG padrão é definida por MS_DWGSEED no início de cada sessão. Você pode escolher um arquivo semente diferente durante a sessão.

MS_DWGSETTINGSFILE Aponta ao arquivo que contém as configurações para abrir e salvar arquivos de DWG.
MS_DWGSHEETMODELSEED Identifica o arquivo que contém o modelo de semente para novos modelos de folha em arquivos DWG.
MS_DWGSHEETMODELSEEDNAME Identifica o modelo de semente para novos modelos de folha em arquivos DWG.
MS_DWGSYSTEMDATA Identifica o diretório que contém o arquivo de configurações DWG Dwgsettings.rsc. Substitui o diretório especificado por MS_DWGDATA.

As tabelas de cores de exibição e plotagem (DwgDisplayColor.tbl e DwgPlotColors.tbl) também podem ser controladas colocando-as neste diretório.

MS_MERGE_DISPLAYEDLEVELSONLY Altera a configuração Copiar níveis durante mesclagem na aba Referências da caixa de diálogo Salvar como Opções DWG/DXF, da caixa de diálogo Salvar como Opções V8.

Quando definidas (como 1), somente estes níveis de referência que são exibidos na visualização selecionada são mesclados no arquivo de saída.

Se não definidas, e a configuração Mesclar somente níveis exibidos está desativada (na aba Referências), então todos os níveis de referência são mesclados no arquivo de saída.

MS_NO_DWG_BACKUP Se definidos, os arquivos de backup (.bak) não são criados quando você edita um arquivo DWG ou DXF.
MS_TRANSEED_OVERRIDE Determina se um usuário pode alterar a configuração do Arquivo de semente DGN na caixa de diálogo Opções de abertura de DWG.

Quando a variável não é definida ou está definida como 0, a primeira vez que a caixa de diálogo é aberta, o Arquivo semente DGN padrão é definido pela variável de configuração MS_TRANSEED. Você pode escolher um arquivo semente diferente.

Quando a variável estiver definida como 1, você só poderá utilizar o arquivo semente DGN identificado por MS_TRANSEED. Você não pode escolher um arquivo semente diferente.

Quando a variável é definida como 2, o arquivo semente DGN padrão é definido por MS_TRANSEED no início de cada sessão. Você pode escolher um arquivo semente diferente durante a sessão.

MS_WORKMODE Define o modo de trabalho como DGN ou DWG.