Ajuda MicroStation CONNECT Edition

Modelos de elementos nas bibliotecas DGN

Um modelo do elemento define propriedades de elementos. Os modelos devem ser criados e mantidos nas bibliotecas DGN. Isto permite que os administradores criem modelos em um lugar e distribuam-nos a muitos usuários. Os modelos podem ser aplicados aos elementos existentes. Eles também podem ser usados para definir as configurações ativas para a colocação de elementos. O objetivo principal dos modelos é aumentar a consistência ao desenhar.

Um modelo armazena múltiplas propriedades do elemento. Você pode definir propriedades gerais, como nível, cor, estilo de linha, e a espessura de linha; propriedades lineares fechadas, como área, cor de preenchimento, e tipo de preenchimento; estilos do texto e substituições de estilo do texto; propriedades da célula; propriedades do ponto; propriedades padrão; estilos multilinhas; estilos da dimensão; e materiais. Uma vez que você definiu modelos você pode aplicá-los aos elementos existentes ou usá-los para criar elementos.

Os elementos podem reter uma associação ao modelo que estava ativo quando foram colocados. Isto é útil porque os elementos que contêm uma referência a seu modelo podem ser ressimbolizados quando as propriedades no modelo são alteradas. Se o modelo foi criado e armazenado no arquivo DGN aberto, isto significa que os elementos associados serão automaticamente ressimbolizados quando as propriedades em seu modelo são alteradas.

Quando você coloca um elemento que está associado a um modelo, o modelo é copiado no arquivo DGN aberto se já não estiver no arquivo. Se o modelo foi copiado de uma biblioteca DGN ao arquivo DGN aberto, você deve executar o Verificador de padrões ou usar um item de menu na caixa de diálogo Modelos de elementos para ressimbolizar os elementos.

Os modelos são armazenados em grupos hierárquicos (grupos de modelos) para permitir a organização eficiente. Estes modelos e grupos de modelos podem ser armazenados em um arquivo DGN ou nas bibliotecas DGN. Se você quisesse definir e distribuir padrões do desenho para toda a empresa, você poderia definir e armazenar modelos nas bibliotecas DGN e compartilhá-los com todos os empregados.

Quando você abre ou cria um arquivo DGN você pode usar todos os modelos armazenados em todas as bibliotecas DGN especificadas pela variável de configuração MS_DGNLIBLIST, bem como pelos modelos no arquivo DGN aberto.

Usando a caixa de diálogo Modelos de elementos, você pode adicionar, alterar, renomear, e excluir modelos e organizá-los nos grupos de modelos. Você pode importar dados dos arquivos XML para criar modelos e exportar dados do modelo para arquivos XML. Você pode gerar um relatório HTML de todos os dados do modelo no arquivo DGN aberto para colocar em um relatório impresso sobre os padrões da sua empresa, por exemplo.

O Verificador de padrões é usado para validar modelos. Você pode verificar os modelos locais do arquivo DGN aberto contra aqueles definidos nas bibliotecas DGN. Você também pode verificar todos os elementos no arquivo DGN aberto contra os modelos locais com os quais são associados.

Nota: Ao trabalhar em arquivos DWG, os modelos de elementos que você cria não serão salvos a menos que você ative as seguintes configurações na caixa de diálogo Opções para salvar DWG/DXF:
  • Configurações Preservar (aba Geral > categoria Básica)
  • Salvar os dados do aplicativo (aba Geral > categoria Avançada > Dados do aplicativo)