Ajuda MicroStation CONNECT Edition

Cx. de Diálogo Renderização Vue

Usado para renderizar uma vista utilizando o motor de renderização Vue.

Nota: A renderização Vue não funcionará em gerações de CPU que não tenham instruções AVX. Isso geralmente aconteceria com CPUs fabricados antes de 2011.
Você pode acessar esta Caixa de diálogo da seguinte forma:
  • Ribbon: Visualização > Início > Renderização > Renderizar Cena


O aplicativo Vue Render é não modal (modeless) e coexiste com as janelas de Vista padrão do aplicativo. Como o processo de renderização Vue é multissegmentado, isto é, uma vez concluído o estágio de pré-processamento de uma renderização, você pode continuar trabalhando enquanto o processo de renderização está em andamento.

SettingDescription
Renderizar
Inicia o processo de renderização para processar uma nova solução de uma vista selecionada.
Cancelar Renderização
(Ativado somente quando uma renderização está em andamento) Anula a renderização atual.
Visualização Rápida
Fornece uma visualização rápida da renderização de acordo com as configurações na seção Pré-visualização da Caixa de diálogo Preferências, Categoria Renderizar.
Vista Permite selecionar a Vista que deseja compor. O Padrão é a Vista ativa.
Traçado Permite selecionar o método do traçado. As opções são: Raio traçado e Caminho traçado.
Tamanho da Imagem Renderizada
Controla o tamanho da renderização. Se estiver bloqueado, X e Y serão restritos a uma relação de aspecto fixa.
Selecione uma configuração de luz com a qual renderizar Abre a caixa de diálogo Gerenciador de fontes de iluminação, usada para controlar as definições e configurações de iluminação para iluminação global e de origem.
Selecionar uma configuração de atmosfera com o qual processar Você pode selecionar uma configuração de atmosfera predefinido no menu suspenso. Você pode abrir a caixa de diálogo Editor da Atmosfera para editar as configurações da Atmosfera.
Selecione uma configuração de renderização com a qual renderizar Você pode selecionar uma configuração de renderização predefinida no menu suspenso.
Relighting Se ativado, permite o recurso. Você pode ajustar a iluminação em sua cena sem ter que reprocessá-la. Você pode ajustar as configurações de relighting no painel Pós-renderização na guia Relighting.
NPR Se ativado, ativa a renderização não fotorealista. Você pode ajustar as configurações de NPR no painel Pós-renderização na guia NPR.
Brilho (Modo de mapeamento de tons definido para Adaptação do brilho, Multiplicador de brilho) Controla o brilho da renderização, em combinação com o botão de alternância Adaptação/Multiplicador de brilho do brilho. Você pode digitar valores diretamente ou utilizar o controle deslizante. O intervalo permitido depende do modo selecionado:
  • Adaptação do brilho - o intervalo permitido é 0.001 a 501188.0.
  • Multiplicador de brilho - o intervalo permitido é de -4 a 4.
Contraste (Modo de mapeamento de tons definido como Adaptação do brilho, Multiplicador de brilho, Reinhard) Controla o contraste geral da imagem para a renderização.

Você pode digitar valores diretamente ou utilizar o controle deslizante. Quando definido para Adaptação do brilho ou Multiplicador de brilho, o intervalo de contraste permitido é de -2 a 2. Quando definido para Reinhard, o intervalo permitido é 0.3 a 1.0. Se definido como 0, o contraste é calculado automaticamente.

Menu de pop-up para selecionar Modo de mapeamento de tons
Clicar no ícone na seção da Brilho abre um menu de pop-up com as seguintes modos de mapeamento de tons e configurações:
  • Multiplicador de brilho — escala todos os pixels por um fator especificado na próxima renderização. O modo Multiplicador de brilho é um ajuste automático e quando definido como 1.0 significa que você utiliza o ajuste automático com base no brilho da Vista. Números mais altos tornam a imagem mais clara por essa quantidade. Desde que uma imagem seja exibida na caixa de diálogo Vue Renderização, a Adaptação do brilho e os níveis do Multiplicador de brilho sincronizam entre si.
  • Adaptação do brilho — define o brilho para o meio do intervalo. Ou seja, a intensidade (em lúmens) que deve ser utilizada como o meio da faixa de exibição para a próxima renderização. O modo de adaptação do brilho é uma aproximação do modo de funcionamento dos olhos. Quando você foco em uma certa parte de uma cena, seus olhos se adaptam ao brilho no ponto em que você foco. áreas mais brilhantes parecem lavadas e áreas mais escuras perdem detalhes. Por exemplo, imaginem sentar-se numa sala escura olhando pela janela em direção a um campo brilhante. Quando você foco ao ar livre brilhante, tudo no quarto parece escuro. Se, em vez disso, você foco em algo na sala, (após alguns segundos) você verá isso claramente, mas a cena externa parece lavada. A chave para utilizar a Adaptação do Brilho é que você escolhe o nível de brilho real (em lux) ao qual deseja que o olho se adapte.
  • Drago — O mapeamento de tons de Drago imita a resposta do olho humano. O modo Drago é utilizado para apresentar imagens de alto contraste em dispositivos com uma gama dinâmica limitada de valores de luminância. O método é baseado na compressão de valores de luminância, imitando a resposta humana à luz, com boa preservação de detalhes e contraste.
  • Reinhard — O mapeamento de tom de Reinhard é um dos mais prevalentes e é baseado no trabalho de Erik Reinhard. Este modo funciona melhor com imagens completas em que todos os pixels estão acesos; O não funciona bem quando você tem muitos pixels de fundo não iluminados. Reinhard lida com o mapeamento do potencialmente alto alcance dinâmico de luminâncias do mundo real para a tela ou impressão de baixo alcance dinâmico. O alcance da luz que vivemos no mundo real é vasto. no entanto, a faixa de luz que podemos reproduzir em nossos dispositivos de exibição de impressão e tela se estende, no máximo, por duas ordens de intervalo dinâmico absoluto. O modo de mapeamento de tons de reforço é utilizado para mapa de luminâncias de cena medidas/simuladas para exibir luminosidades para produzir uma imagem satisfatória.
  • Natural Film Response - Se ativado, ativa a reação não linear à luz típica dos filmes.
  • Fotográfico — Se ativado, o mapeamento de tons fotográfico é aplicado à imagem. Essa configuração produz uma imagem semelhante à que seus olhos veem. Isso se aplica principalmente a imagens com um intervalo dinâmico pequeno (onde o pixel mais leve é cerca de 100 vezes mais claro que o mais escuro). Quando a imagem tem um alto alcance dinâmico, a imagem normal pode ser melhor.

    Essencialmente, o mapeamento de tons é o mapeamento dos valores dos pixels do lux (lúmens por metro quadrado) no intervalo 0-255 para telas gráficas. Não importa o que aconteça, algum operador de mapeamento de tons é sempre necessário. Comparação dos dois métodos:

    • O Mapeamento de tons fotográfico tenta aproximar o sistema visual humano.
    • O Mapeamento de tons não fotográfico tenta espalhar o brilho pelo intervalo da tela.

    Em geral, o Mapeamento de tons não fotográfico dá sempre uma imagem razoável; O Mapeamento de tons fotográfico oferece uma imagem mais realista.

    Nota: O Vue renderiza para uma imagem de Alto Alcance Dinâmico (HDR) de 64 bits. Essas imagens devem ser mapeadas para serem exibidas em monitores não HDR.
  • Atualizar Configuração da luz — Atualiza a configuração da luz ativa pelas configurações de Brilho, Contraste, Mapeamento de tons e Gama atualmente selecionadas.

    Os padrões de Brilho, contraste, Mapeamento de tons e Gama utilizados ao iniciar uma nova renderização são sempre tirados (puxados) da configuração da luz ativa. Isso significa que cada imagem tem um ponto inicial previsível e as imagens Vue criadas de outras caixas de diálogo (como Salvar Múltiplos) terão a mesma aparência.

    Em um fluxo de trabalho típico, você pode renderizar uma imagem na caixa de diálogo da Vue Render, ajustar suas configurações de imagem com comentários visuais e, em seguida, empurrar as configurações de volta à configuração da luz ativa. Em seguida, você pode salvar a configuração modificada para utilização posterior na caixa de diálogo Vue Render ou em outras caixas de diálogo de renderização, como a caixa de diálogo Renderizar imagem para Arquivo ou Renderizar várias imagens.

Desde que uma imagem seja exibida na caixa de diálogo Vue Render, os modos de mapeamento de tons sincronizam entre si.

Exposição (Modo de mapeamento de tons definido como Drago) O campo e o controle deslizante do valor da Exposição permitem ajustar o brilho da imagem de saída às condições de exibição, no intervalo de [-8, 8]. O valor padrão (0) significa que não é aplicada nenhuma correção. Valores mais altos tornam a imagem mais clara, enquanto valores mais baixos tornam a imagem mais escura.
Intensidade (Modo de mapeamento de tons definido como Reinhard) O valor Intensity e o controle deslizante, no intervalo [-8, 8], controlam a intensidade global da imagem. O valor padrão 0 significa que não há correção. Valores mais altos tornam a imagem mais clara, enquanto valores mais baixos tornam a imagem mais escura.
Salvar Imagem


Abre a caixa de diálogo Criar Arquivo de Vue, que permite salvar a renderização atual em um Arquivo de imagem. Os controles nesta caixa de diálogo são idênticos aos da caixa de diálogo Salvar como.

Os formatos de imagem padrão estão disponíveis bem como o "Alto Alcance Dinâmico" (HDR). O formato HDR armazena imagens de alta definição que podem ser postadas em outros aplicativos.

Zoom Abre o menu suspenso de zoom, onde você pode definir uma porcentagem personalizada ou selecionar valores predefinidos para a ampliação da imagem. Como alternativa, você pode usar a roda do mouse na Janela de Pré-visualização.
Panorâmica
Permite que você arraste a Vista da pré-visualização.
Janela de Pré-visualização Exibe a renderização.
Histórico (Ativado somente quando uma imagem renderizada anterior estiver disponível) Clicar no ícone permite visualizar a imagem renderizada anterior. Clicar na seta para baixo pré-visualiza as imagens do histórico anterior. Você pode usar a Caixa de diálogo Preferências, Categoria Renderização para definir o número de imagens de histórico armazenadas (Padrão 100).