Ajuda MicroStation CONNECT Edition

Traçado de Raio e rastreamento de caminho

O mecanismo de renderização Vue fornece duas técnicas de imagem, a saber, Traçado de Raio e Rastreamento de Caminho.

Traçado de raio

Traçado de raio é uma das mais poderosas técnicas de imagens em 3D para imagens foto-realísticas de renderizações. Permite a criação de imagens muito sofisticadas e pode exigir o ajuste de muitos parâmetros. A grande desvantagem dessa técnica é o tempo longo de renderização. É o dilema habitual: qualidade ou velocidade.

O princípio ótico por trás do traçado de raio é que a luz segue exatamente o mesmo caminho, seja para frente ou para trás. Então, o que o traçado de raio faz é seguir todos esses raios de luz que atingem a câmera de volta pela cena, até a fonte de luz. Para cada pixel de uma imagem, o mecanismo de renderização rastreará o raio de luz de volta até a cena, decidirá quais objetos foram atingidos pelo raio, refletirá o raio de volta se a superfície for refletiva, o transmitirá pela superfície do objeto se ele for transparente, e eventualmente seguirá para as fontes de luz, certificando-se de que nada esteja atrapalhando, o que sobrearia o objeto. Uma cena simples feita de um plano de água e um plano de solo requer o traçado de 7 raios por pixel! (E isto se você não estiver utilizando nenhum recurso elaborado, como sombras suaves, reflexões ou transparências borradas, profundidade de campo, super amostragem, etc.).

Essa complexidade é a razão pela qual o traçado de raio produz resultados tão bonitos, e também porque é tão lento. No entanto, várias otimizações e maneiras especiais de exibir as fotos à medida que elas são renderizadas permitiram que a renderização Vue produzisse imagens muito mais rápidas.

Idealmente, o traçado de raio é recomendado para visualizações interiores.

Rastreamento de caminho

O Rastreador de Caminho, um renderizador híbrido de CPU/GPU, é um modo de renderização fisicamente imparcial que naturalmente simula muitos efeitos que precisam ser especificamente definidos com outros métodos, como sombras flexíveis, profundidade de campo, cáustica e iluminação indireta. A aceleração da GPU permite atualizações interativas de renderização enquanto você edita a sua cena. O Rastreador de Caminho não precisa de computação adicional para recursos como vários efeitos suaves (por exemplo, sombras suaves, reflexões e refrações indefinidas e profundidade de campo), nem qualquer tipo de cálculo de pré-passagem para iluminação indireta. O único artefato que pode ser gerado pelo Rastreador de Caminho é o ruído de alta frequência.

O rastreador de caminho dá suporte a poderosos redutores de ruídos com IA, como o denoiser baseado em CPU da Intel, e o denoiser baseado em GPU da NVIDIA para remover o ruído de alta frequência. O denoiser baseado em GPU da NVIDIA requer uma placa baseada em Maxwell ou posterior, como a placa baseada em Pascal ou Turning de última geração. Renderizações incríveis podem ser produzidas com menos amostras por pixels. Para utilizar um dos denoisers, você deve definir o seguinte nova Variável de Configuração:
Variável Valor Descrição

MS_PATHTRACE_DEFAULT_DENOISER

Nenhum

Denoising é desativado

NVIDIA

O NVIDIA Denoiser está ativado (exigirá hardware de suporte)

INTEL

O Intel Denoiser está habilitado

Se a variável estiver desativada, ela utilizará o Intel Denoiser. Se for deixado em branco ou se algum valor que não seja Intel ou Nvidia for adicionado, não haverá redução de ruído.

Nota: Assim que o denoiser estiver ativado, qualquer renderização rastreada no histórico de renderização VUE será desconhecida pelo denoiser escolhido, Intel ou NVIDIA. Se você não gostar do resultado do denoiser da NVIDIA, por exemplo, você pode tentar mudar para a Intel e todas as suas imagens históricas serão vistas com ruído reduzido com ela.



Cena interior renderizada sem redução de ruído



Cena interior renderizada com o NVIDIA Denoiser ativado



Cena interior renderizada com o Intel Denoiser ativado

Muitas funcionalidades de renderização Vue não são suportadas com rastreamento de caminho.

Nota: A renderização Vue não funcionará em gerações de CPU que não tenham instruções AVX. Isso geralmente aconteceria com CPUs fabricados antes de 2011.