Ajuda MicroStation CONNECT Edition

Fundamentos da animação

A animação adiciona uma nova dimensão ao desenho 3D. Usando a utilidade Produtor da animação, você pode criar sequências de animação que mostram seus designs em ação. Para modelos arquitetônicos, você pode produzir procedimentos com uma flexibilidade não disponível no produtor simples Fly Through.

Nota: Se um DGN V8 criado em uma versão anterior do MicroStation tem os atores da animação definidos, e é então pré-visualizado no MicroStation V8 XM Edition ou edições posteriores, aqueles atores não terão compatibilidade reversa com as versões anteriores do MicroStation. Uma caixa de alerta avisa você sobre isso e lhe dá a opção de cancelar se você não quiser atualizar a animação.

Visão geral da animação

Se seu desenho consiste em um único objeto, ou em vários, você pode produzir sequências da animação. O Produtor da animação fornece diversas maneiras diferentes de definir e controlar o movimento. O método usado para produzir uma sequência da animação depende do tipo de desenho.

Você pode animar os elementos do desenho, incluindo células de iluminação e câmera. Você também pode animar as configurações para fontes de luz, e definições de material. Com fontes de luz, você pode mudar a intensidade/lúmens, cor, e o ângulo do cone/delta (holofotes). Você pode alterar as características de um material, como a transparência, e as configurações do padrão ou do mapa de rugosidades, bem como a escala associada e os valores de deslocamento. Adicionalmente, o arquivo ‘proctext.pal’ da paleta de materiais contém diversas texturas processuais animadas (fogo, chama, e névoa) que você pode usar.

A caixa de diálogo Produtor da animação é usada para controlar a utilidade Produtor da animação.



Terminologia da animação

O Produtor da animação usa a terminologia consistente com a aquela usada na produção de filmes. Você pode criar atores e scripts. Também, você pode animar câmeras, alvos, e fontes de luz.

Termo Significado
Scripts Integral à produção de um filme da vida real é o script. O mesmo se aplica à produção de uma sequência de animação.

Os dados da animação que definem o movimento da geometria ou a mudança dos ajustes são armazenados ao longo do tempo no arquivo DGN como uma série de relacionamentos. Esses relacionamentos são definidos no script que contém a informação exigida para que o sistema crie a sequência de animação — quadro-chave, visualizações, definições do parâmetro, e controles do ator paramétrico. Esta informação está sob a forma de entradas do script. As entradas do script no script aberto são conhecidas coletivamente como script aberto. O script aberto aparece na caixa de lista na caixa de diálogo Produtor da animação. Cada entrada da caixa de lista corresponde a uma entrada do script.

Você pode ativar/desativar entradas do script clicando no botão Ativado para cada entrada. Uma marca de verificação indica que a entrada do script está ativada. Da mesma forma, entradas desativadas são exibidas em vermelho. Você pode redimensionar a caixa de diálogo para aumentar (ou diminuir) o número de entradas que são visíveis sem rolar a barra.

Conforme você cria quadros-chave, defina um caminho do ator, ou programe um ator, um material, uma câmera ou uma luz, entradas do script são geradas automaticamente.

Atores Um ator é simplesmente um tipo especial de grupo nomeado que contém um ou vários elementos do arquivo DGN que se movem, giram, ou escalam em uma maneira controlada. O movimento, definido em um script, pode ser controlado por quadros-chave, ou com controle de movimento paramétrico.
Câmeras e alvos Células especiais estão disponíveis para serem colocadas no desenho para designar câmeras de animação e seus alvos. Uma ou várias destas podem então ser usadas na sequência da animação, programando-as para ficarem ativas a partir de um número de quadro específico. A partir desse quadro específico, a visualização da animação é tomada da câmera nomeada. Uma vez que câmeras e alvos também são atores, você pode programá-los para que sem movam durante a animação.
Luzes Tal como a renderização de uma única imagem, a iluminação é integral para produzir sequências de animação. Você pode programar as fontes de luz para se moverem, e você pode animar cada um de seus ajustes com entradas de script.
Caminhos Um método alternativo para controlar atores é especificar um caminho ao longo do qual o ator se move durante uma sequência de quadros. Este método é particularmente útil para controlar o movimento da câmera de animação e do alvo.