Ajuda MicroStation CONNECT Edition

Trabalhando com classificadores do modelo realista

Um Classificador é um ou um conjunto de elementos que são vinculados ao reality mesh para fornecer um método para identificar as porções da malha que representam entidades físicas. As formas bidimensionais dos aplicativos de GIS (Sistemas de informação geográfica) são particularmente convenientes e valiosas, pois normalmente estão geograficamente localizadas e contêm dados de propriedade valiosa. Utilizando dados de design para classificar o modelo realista, você pode alcançar o modelo realista como um conjunto de componentes inteligentes em vez de uma única, entidade isolada. O link entre o modelo realista e os dados de design subjacentes é bidirecional assim que você pode ou perguntar o modelo de GIS para encontrar a malha associada da realidade ou para selecionar lugar na realidade modele para alcançar os dados de design subjacentes.

Exemplo: Classificadores do modelo realista da Philadelphia

Em 2015, um modelo realista da Philadelphia foi criado para suportar a visita do Papa para a Philadelphia. A fim de demonstrar a classificação do modelo realista, nós vinculamos este modelo com os dados de GIS e exploraremos o valor desta combinação. Como a maioria dos municípios, os dados de GIS para Philadelphia são prontamente disponíveis. O site www.opendataphilly.org fornece mais de 300 conjuntos de dados diferentes. Vamos começar baixando os dados de área de cobertura no formato SHP.

Os dados SHP podem ser abertos diretamente no MicroStation e salvos no formato DGN para a sua conveniência. Nós também abrimos diretamente o modelo realista no formato “.3mx” criado pelo software ContextCapture e o salvamos em DGN.

Ambos os arquivos DGN estão geograficamente localizados. Contudo, não podem utilizar os mesmos sistemas de coordenadas geográficas. Felizmente, o MicroStation pode reprojetar os dados GIS para combinar o sistema de coordenadas do modelo realista. Não é possível, contudo, reprojetar modelos realistas de maneira eficiente entre sistemas de coordenadas geográficas (o enorme volume de dados torna esta operação impraticável). Consequentemente, é importante utilizar o modelo realista como mestre e anexar como referência (e potencialmente reprojetar) os dados de design ao sistema de coordenadas geográficas do modelo realista.
Após ter anexado os dados de área de cobertura, você pode ver o modelo de baixo e observar que os dados de área de cobertura correspondem ao modelo realista muito bem, confirmando que o modelo realista e os dados GIS estavam geoespacialmente exatos.
O passo seguinte é anexar a referência da área de cobertura como um classificador para o modelo realista. Você pode utilizar a ferramenta Anexar reality mesh para isso. Nas configurações da ferramenta, selecione Tipo como Model de modo que todas as áreas de cobertura no modelo referenciado sejam parte da classificação e defina o Nome como Building Footprints. Defina Margem como 1.0 (metros), que designa que cada volume da classificação será um metro maior do que a área de cobertura. Um único elemento dentro do anexo de referência da área de cobertura é selecionado para designar que este é o modelo desejado para a classificação.

Uma vez que você tenha anexado a classificação, ela parecerá na caixa de lista mais baixa da caixa de diálogo Anexo do reality mesh e é definida para ser o Classificador Ativo do anexo do modelo realista.

Para ver interativamente o resultado da classificação recentemente anexada, você pode utilizar a ferramenta Selecionar classificador do reality mesh e mover o cursor sobre o modelo realista. Quando o reality mesh abaixo do cursor está dentro de um limite de classificação, o volume classificado pisca na cor de realce. Escolher a classificação do reality mesh adicionará o objeto do limite da classificação ao conjunto de seleção atual e a caixa de diálogo Propriedades pode ser utilizada para visualizar as propriedades do objeto.
Agora que o objeto da classificação está selecionado, você pode utilizar as configurações do Classificador para controlar a sua exibição. As configurações Dentro e Fora controlam a maneira como os dados do reality mesh dentro e fora dos limites da classificação ativa são exibidos. A configuração Selecionado controla a maneira como é descrito o reality mesh para limites da classificação selecionada. Ao desativar tanto Dentro quanto Fora selecionando Off e mudando Selecionado para On, você pode isolar para exibir somente o reality mesh do limite de classificação selecionada (veja abaixo). Note que a ferramenta Selecionar classificador de reality mesh continua a funcionar com as configurações Dentro e Fora desativadas (Off), assim neste modo é possível continuar a selecionar interativamente (agora invisível) a partir do reality mesh.
Com diferentes configurações do Dentro e Fora, você pode vista os dados de classificação de maneiras interessantes. Com Dentro: On e Fora: Off, você pode exibir somente as construções.
Configurando Fora: Dimmed, você pode ver as construções contra um fundo esmaecido do reality mesh não classificado. Note que, neste caso, a construção esmaecida no centro é nova e ausente nos dados da área de cobertura.
Muitas classificações diferentes podem ser anexadas a um único modelo realista. Isto fornece muitas maneiras diferentes de ver o mesmo modelo realista. Ao anexar um Classificador dos corredores comerciais, você visualiza o mesmo modelo que um conjunto de zonas em vez de construções individuais. Note que, neste caso, uma distância de margem negativa é utilizada para inserir zonas comerciais levemente para produzir uma pequena zona Fora em seus limites.

Na maioria dos casos, é preferível utilizar Classificadores para controlar a maneira como o modelo realista é visto sem mudar o anexo do modelo realista. No entanto, é possível utilizar as ferramentas de corte do reality mesh para cortar permanentemente o modelo em limites da classificação. Por exemplo, no caso da criação de zonas acima, é possível criar anexos separados para as zonas comerciais selecionando as zonas (<Ctrl+clique> permitirá a seleção de mais de um limite da classificação) e utilizando a ferramenta Dividir Reality Mesh para criar anexos separados para cada zona e um único anexo para áreas fora dos limites selecionados.

Classificadores de Ponto e Linear

A geometria Linear 2D é importante em GIS, Civil e em outras disciplinas porque é usada frequentemente para estradas, ferrovias, vias navegáveis ou fronteiras. Os dados de ponto são utilizados frequentemente para representar locais de interesse ou elementos verticais, tais como sinais de rua ou postes de telefone. Embora esta geometria sozinha não encerre uma área que possa ser projetada para produzir um volume de classificação, ela pode ser combinada com a configuração de Margem para produzir volumes de classificação que encerram e cercam a geometria.

Exemplo: Philadelphia com Classificador de Ruas Arteriais

No exemplo na primeira imagem abaixo, as ruas são utilizadas como classificadores para o modelo realista da Philadelphia. À primeira vista, parece que há as ruas que são colocadas incorretamente através das construções. Em uma inspeção mais próxima (veja a segunda imagem), você vê que estas são estradas que atravessam realmente as estruturas – uma anomalia que seria difícil de distinguir sem o modelo realista 3D.
O exemplo abaixo ilustra o uso de um classificador de ponto que representa o local dos postes de rua no modelo realista da Philadelphia.

Classificadores volumétricos

Nos exemplos anteriores, os dados de GIS 2D foram utilizados para classificar os reality meshes. Neste caso, a geometria 3D é projetada para classificar toda a geometria do modelo realista acima (ou abaixo). Também é possível utilizar a geometria 3D para encerrar mais precisamente os volumes do reality mesh. Atualmente, os volumes podem ser especificados por paralelepípedos, por cilindros e por extrusões não paramétricas. Se a outra geometria 3D é utilizada, a seguir o volume classificado está determinado pelo intervalo do elemento.

No exemplo abaixo, uma classificação dos assoalhos individuais de uma construção em vez da construção inteira é ilustrada. Uma série de paralelepípedos fornece os classificadores. As propriedades dos pisos (ocupante, preços de aluguel, e assim por diante) podem ser acessadas selecionando interativamente o modelo realista para acessar esses classificadores.
Ativando o classificador do “Andar da Torre” selecionando Dimmed para o modo de exibição Fora realce a construção de interesse. Com a ferramenta Selecionar classificador de reality mesh, você pode selecionar os andares individuais da torre.

Exemplo: Classificação do Reality Mesh com pesquisa avançada do Explorer

A classificação do reality mesh utiliza o sistema padrão do Conjunto de seleções do MicroStation. É possível utilizar o recurso Pesquisa avançada do Explorer para procurar elementos de Classificação e para refletir os resultados da pesquisa no reality mesh. Isto é ilustrado utilizando um Reality Mesh criado para a cidade de Coatesville, Pensilvânia. Um Classificador com dados de parcela é anexado ao reality mesh e uma busca é realizada em todas as parcelas onde o proprietário é "CIDADE DE COATESVILLE". As porções pertencidas à cidade do modelo realista são indicadas abaixo.