Ajuda MicroStation CONNECT Edition

Caixa de diálogo Propriedades de anexo de referência

Utilizada para anexar um modelo ao modelo ativo.

Você pode acessar esta caixa de diálogo da seguinte forma:
  • Caixa de diálogo Anexar referência: selecione uma referência para anexar e clique em Abrir


SettingDescription
Nome do arquivo Mostra o nome da referência.
Caminho completo Mostra a especificação completa do arquivo para a referência, incluindo o diretório.
Modelo Lista os modelos dentro da referência. Utilizada para selecionar o modelo a ser anexado ao modelo principal.
Nome lógico Define o nome lógico do modelo.

Como o mesmo modelo pode ser anexado muitas vezes, o nome lógico ajuda a distinguir entre referências.

Descrição Define a descrição opcional para o modelo. Por padrão, esta é a mesma que a descrição dos modelos na caixa de diálogo Modelos.
Orientação Define a vista do modelo que está sendo anexado. A lista também pode incluir vistas salvas e limites nomeados. Você pode selecionar múltiplos de um tipo de orientação para anexar. Por exemplo, você poderia anexar múltiplas visualizações salvas. Coincidente e Coincidente Mundo são tratados como o mesmo tipo.
  • Coincidente — Alinha as referências no que diz respeito às coordenadas de plano do desenho somente.
  • Coincidente Mundo — Alinha as referências com o modelo ativo no que diz respeito à Origem global e às coordenadas de plano do desenho.
  • Geográfico - transformação AEC — Calcula a transformação linear que dá a melhor aproximação aos resultados de executar o algoritmo completo de reprojeção, se o modelo ativo e a referência têm sistemas de coordenadas geográficas. A aproximação é aceitável para dados da escala menores, como a maioria de estruturas feitas pelo homem que ocupam menos que um quilômetro quadrado.

    Quando o sistema de coordenadas geográficas é criado dos pontos de monumento de marcadores, ele mantém ângulos e dimensiona consistentemente o modelo relativo ao ponto primário de monumento de marcadores e à escala dos dados nesse ponto no sistema de coordenadas.

    Para dados geográficos, os resultados são improváveis de serem aceitáveis. Para avaliar se este método é uma aproximação aceitável, o erro máximo é exibido no campo Descrição. É calculado aplicando o cálculo exato a cada canto do intervalo de referência e comparando essa posição à posição calculada da transformação. Para as referências que abrangem áreas geograficamente pequenas, os erros são geralmente pequenas frações de um metro. A vantagem deste método de georreferenciamento é que ele dá o mesmo desempenho que outros anexos de referência, já que a reprojeção não é necessária.

    Quando dois modelos usam o mesmo sistema de coordenadas geográficas de base com a única diferença sendo sua transformação local o MicroStation pode calcular uma transformação linear exata entre os dois modelos.

  • Geográfico – reprojetado — Reprojeta todos os dados no modelo de referência do sistema de coordenadas geográficas do modelo de referência ao sistema de coordenadas geográficas do modelo ativo, se o modelo ativo e a referência têm sistemas de coordenadas geográficas. Os dados reprojetados são armazenados somente na memória (já que a referência não é alterada), dessa forma os cálculos da reprojeção acontecem cada vez que a referência é carregada. Isto aumenta o tempo exigido para abrir o modelo ativo, mas é mais preciso.

    Esta orientação volta a calcular matematicamente pontos no modelo de referência para alinhar com os pontos correspondentes de latitude/longitude no modelo ativo.

  • Visualizações padrão — Identifica as visualizações que podem ser utilizadas para exibir a referência: Superior, Frontal, Direita, Isométrica, Inferior, Traseira, Esquerda, ou Direita isométrica. Se o arquivo que está sendo anexado é 2D, você pode escolher somente a vista Superior.
  • Vistas salvas — Identifica as visualizações salva que estão disponíveis na referência.
  • Limites nomeados — identifica os limites nomeados que estão disponíveis na referência. Quando um modelo 3D é selecionado para ser anexado, você pode expandir um limite nomeado e selecionar uma rotação padrão para aplicar ao anexo da vista. Por exemplo, se você selecionar um limite nomeado e, em seguida, expandi-lo para selecionar a vista superior, as extensões do limite nomeado são utilizadas e a orientação é a vista superior.

    Quando uma fence nomeada é utilizada para anexar uma referência, todos os níveis são ativados. Se um nível específico é desejado, então utilize o fence nomeado como um volume de corte para um vista salva na referência, e selecione a vista salva.

Escala do detalhe Representa a Escala Principal:Ref em termos da escala da folha. Por exemplo, se sua escala da anotação da folha é 1/8" = 1’ e você quer colocar uma referência do detalhe da escala 1/4" = 1’, selecione a escala nova na lista suspensa Escala de detalhe. Calcula automaticamente a Escala Principal:Ref como 2:1.

Ao anexar uma referência (um modelo de detalhe ou desenho) em um modelo da folha, aa escala da anotação do modelo referenciado é aplicada como a escala de detalhe padrão, e a escala de referência (Escala Principal:Ref) é calculada da escala de detalhe e da escala de anotação da folha. Contudo, se a escala de anotação do modelo de referência é Escala completa 1:1, a escala de detalhe padrão é definida para ser a mesma que a escala de anotação da folha e a referência é anexada em escala completa.

Escala (principal:ref) Define a proporção das unidades principais no modelo ativo para as unidades principais no modelo anexado.
Grupo nomeado Identifica um grupo nomeado utilizado para limitar os elementos exibidos na referência.
Revisão Se Histórico do desenho está ativado no modelo referenciado, permite que você selecione a revisão à referência. Se a revisão original do número de referência não existe mais você deve reanexar a referência.
Nível Define o nível para a referência ser anexada.
Para referências anexadas criadas antes do MicroStation V8i (SELECTseries 1) — se Exibir vista estiver desativado ou se Congelamento global ou Congelamento da viewport estiver ativado para o nível no qual a referência está colocada, os elementos na referência não são exibidos.

Para referências anexadas criadas no MicroStation V8i (SELECTseries 1) ou posterior — se Exibir vista ou Exibição global estiver desligado, ou se Congelamento global ou Congelamento da viewport estiver ligado para o nível no qual a referência está colocada, os elementos na referência não são exibidos.

Para anexos DWG — Se um nível está congelado, as referências neste nível não são exibidas.

Para mais informações, veja configuração da exibição de nível.

Anexos aninhados: Determina como as referências aninhadas (as referências anexadas ao modelo selecionado como a referência) são tratadas para este anexo de referência. Veja Caixa de lista Anexos aninhados no Painel Informações da caixa de diálogo Referências.
Profundidade de aninhamento Define o número de níveis de referências aninhadas que são exibidas. As referências filhas podem ter seus próprios modelos referenciados, que, por sua vez, podem ter mais modelos referenciados, e assim por diante. Veja Profundidade de aninhamento na seção do Painel Informações.
REFERENCE SET NESTDEPTH= [ number_of_levels ]
Exibir sobreposições Controla como as substituições são salvas para referências aninhadas. Para cada referência aninhada, as substituições permitem que você controle as configurações para a exibição de referência, localizar, snap, exibição de referência raster, e exibição de nível. Veja Caixa de lista Exibir substituições na seção Painel de informações.
REFERENCE SET NESTOVERRIDES= < ALLOW | ALWAYS | NEVER >
Exibição de novo nível Especifica se uma referência exibe níveis novos. Veja Exibição de novo nível na seção do Painel Informações.
REFERENCE SET NEWLEVELDISPLAY= < ALWAYS | FROMCONFIG | NEVER >
Escala do estilo de linha global Controla o dimensionamento de estilos de linha personalizados estéticos. Cada modelo pode ter um fator de escala de estilo da linha global que é aplicado a cada estilo de linha dentro do modelo. Este fator é definido na caixa de diálogo Propriedades quando a Escala do estilo de linha está definida como Escala do estilo de linha global ou Escala composta. Alternativamente, você pode utilizar a linha de comando ACTIVE LINESTYLESCALE para definir o fator de escala global para estilos de linha personalizados. O fator de escala especificado tem o mesmo efeito que a configuração Fator de escala na caixa de diálogo Propriedades. A Escala do estilo de linha pode também ser definida para seguir a Escala da anotação, neste caso este valor será ignorado, ou pode ser definida como Composta, que dimensionará pela Escala da anotação e pela Escala de estilo de linha global.

A escala de estilos de linha dentro de uma referência pode ser afetada pela escala de estilo da linha global do modelo ativo, o modelo referenciado, ambos ou nenhum.

  • Nenhum — Nem o modelo ativo nem a escala do estilo de linha global do modelo de referência é utilizado para dimensionar os estilos de linha personalizados estéticos.
  • Principal — A escala do estilo de linha global do modelo ativo é utilizada para dimensionar os estilos de linha personalizados estéticos.
  • Referência — A escala do estilo de linha global do modelo referenciado é utilizada para dimensionar os estilos de linha personalizados estéticos.
  • Principal * Referência — A escala do estilo de linha global ativo é multiplicada pela escala do estilo de linha global dos modelos referenciados para dimensionar os estilos de linha personalizados estéticos.
REFERENCE SET GLOBALLSSCALE= < BOTH <file_spec> | MASTER <file_spec> | NONE <file_spec> | REFERENCE <file_spec> >
Sincronizar vista Quando você anexa uma vista salva, defina este menu suspenso Como Todas as configurações para sincronizar com a vista original salva. Para anexar a vista salva no estado não sincronizado, defina este menu suspenso como Somente volume, Somente apresentação, ou Nenhum.

Para mudar a aparência de uma referência, você tem que alterar a vista salva com a qual está sincronizada. Isto é para assegurar a fidelidade das propriedades de exibição, como atributos de vista, exibição da vista, volume de corte, estilos de exibição e outros.

Quando sincronizada, a localização da referência é também realinhada. Especificamente, quando a referência é sincronizada com a vista salva, o centro de referência e o centro da vista salva permanecem alinhados. Você pode ver o efeito disto de duas maneiras:

  1. Em um estado não sincronizado, isto é, quando este menu suspenso está definido como Somente volume, Somente apresentação, ou Nenhum, a referência é primeiro deslocada e então sincronizada.
  2. Quando sincronizado, isto é, quando este menu suspenso está definido como Todas as configurações, o centro da vista salva é alterado; por exemplo, a vista salva é alongada.

Em caso de Somente volume, o volume de corte e a posição da câmera são tomados da vista salva. Assim se você muda a vista salva original, seu volume de corte e sua posição da câmera serão alterados. Além disso, o corte é calculado a partir do limite da vista salva. Portanto, você não pode cortar ou mascarar a referência em Somente volume.

A opção Somente apresentação é similar a Somente volume, salvo que em Somente apresentação você pode alterar o limite de corte da referência.

Nos anexos de referência que são criados nas versões anteriores do MicroStation V8i (SELECTseries 3), as referências não sincronizadas são listadas como Somente corte. Neste caso, se você altera a vista original salva, somente seu volume de corte será alterado e a configuração da câmera permanecerá como está.

Limites de desenho (Disponível somente quando o modelo ativo é um modelo da folha) Mostra a lista de limites de desenho vagos na folha selecionada. Ao anexar uma referência em uma folha, você pode opcionalmente selecionar um limite de desenho existente ou criar um limite de desenho novo. Um limite de desenho descreve um desenho em uma folha. Por exemplo, se há quatro referências em uma folha (superior, frente, direita, e isométrica), você cria quatro limites de desenho para delimitar as quatro referências. Ele desempenha um papel crucial em vincular automaticamente chamadas em folhas. Propriedades como Nome, Escala de detalhe, e Identificador são exibidas nas chamadas sob a forma de campos. Você pode criar um limite de desenho novo selecionando Novo na lista suspensa. A lista de limites de desenho exibida na lista suspensa é filtrada por tipo de vista salva selecionada na seção Orientação.
Nome (Disponível somente quando Novo é selecionado na lista suspensa Limites de desenho) Permite que você insira um nome para o novo limite de desenho.
Arestas visíveis Define a opção de exibição das arestas visíveis. As opções são:
  • Dinâmico – Neste modo, o arquivo de referência e o processo de borda visível são sempre mantidos em um estado, ou seja, eles são atualizados sempre que você fazer operações como arquivo de abertura, vista referências, modificando as referências e assim por diante.
  • Cached – Neste modo, um cache local é armazenado para o processamento da aresta visível. A referência é mantida viva, mas a exibição de aresta oculta visível não é regenerada. A opção de sincronização do cache padrão é Automatic with Alert. Você pode mudar isto definindo a variável de configuração MS_REF_VISEDGE_ATTACH_STATE.

Esta opção está disponível somente quando um modelo 3D é anexado diretamente a um modelo 2D.

Você pode mudar a seleção padrão desta lista suspensa definindo a variável de configuração MS_REF_VISEDGE_ATTACH_STATE.

Alternâncias Define configurações para a referência.

Os ícones correspondem às colunas na caixa de lista de Referências e no painel de informação.

Se um ícone é pressionado, a configuração é ativada. Clique nos ícones para alternar as configurações entre ativada e desativada.