Ajuda MicroStation CONNECT Edition

Caixa de diálogo Renderização Luxology

Utilizado para adicionar ou alterar configurações de renderização Luxology e para pré-visualizar a renderização.

Você pode acessar esta caixa de diálogo da seguinte forma:
  • Ribbon: Visualização > Início > Renderização > Renderizar cena
  • Caixa de ferramenta: Renderizar
  • Inserir: DIALOG LUXOLOGY OPEN


O aplicativo Renderização Luxology é sem modo e coexiste com as janelas de vistas padrão do aplicativo. Como o processo de renderização Luxology é multissegmentado, o que significa que uma vez que a fase do pré-processamento de uma renderização é concluída, você pode continuar a trabalhar enquanto o processo de renderização está em andamento.

Quando a variável de configuração MS_LUXOLOGY_TMP é definida para um diretório válido, todos os arquivos temporários necessários para a renderização e o armazenamento de imagens Luxology são colocados no local especificado por essa variável. Como pode ser uma grande quantidade de dados, é melhor utilizar uma unidade local para melhor desempenho.

Nota: Quando o MicroStation é instalado em um SO de 64 bits, o mecanismo Luxology que é instalado também será de 64 bits. Isto expande a memória disponível para o mecanismo Luxology e melhora a velocidade e a confiabilidade.
SettingDescription
Renderizar
Inicia o processo de renderização Luxology para renderizar uma solução nova de uma visualização selecionada ou, se um fence está presente na visualização, dos conteúdos da fence.
Cancelar renderização
(Permitido somente quando uma renderização está em andamento) Aborta a atual renderização Luxology.
Reexbir solução
Onde a única mudança a uma cena renderizada é a visualização de câmera, você pode reutilizar a solução atual. Isto acelera extremamente o tempo da renderização.
Visualização rápida
Dá uma pré-visualização rápida da renderização conforme as configurações na seção de Pré-visualização do Diálogo Preferências, Categoria Renderizar.
Renderização progressiva
Refina a renderização ou uma área selecionada para o refinamento conforme as configurações de Limite de Refinamento, Frequência de Salvamento e Exibir novamente Solução existente encontradas no Diálogo Preferências, Categoria Renderizar.
Renderização distribuída
Cria uma tarefa de renderização distribuída que renderiza uma solução nova de uma visualização selecionada ou, se um fence está presente na visualização, dos conteúdos da fence.
Abrir a caixa de diálogo de configuração de luz
Abre o Diálogo Gerenciador de Fontes de Iluminação que é utilizado para os ajustes da luz e para as configurações da iluminação da fonte e global.
Selecione uma configuração de luz com a qual renderizar Abre um menu suspenso do qual você pode selecionar e definir a configuração atual da iluminação das configurações salvas anteriormente.
Abrir a caixa de diálogo de configuração do ambiente
Abre o Diálogo Gerenciador de Ambientes que contém controles de configurações de ambientes para renderização Luxology, além de controlar a visibilidade dessas configurações de ambientes.
Selecione uma configuração do ambiente com a qual renderizar Você pode selecionar configurações predefinidas, no menu drop-down, armazenado no arquivo LuxologyRender.dgnlib na pasta ..\Default\Dgnlib\Render no diretório de programa do MicroStation.
Abrir a caixa de diálogo de configuração da renderização
Abre o Diálogo Gerenciador de Configuração da Renderização que é utilizado para criar Configurações de renderização personalizadas para uso com Luxology.
Selecione uma configuração de renderização com a qual renderizar Você pode selecionar configurações predefinidas no menu suspenso, armazenados no arquivo LuxologyRender.dgnlib na pasta ..\Default\Dgnlib\Render no diretório do programa do MicroStation.
Menu pop-up Redefinir para selecionar Modo de mapeamento de tons Permite que você selecione os modos de mapeamento de tons e as configurações:
  • Multiplicador de brilho — dimensiona todos os píxeis por um fator especificado na renderização seguinte. O modo do multiplicador de brilho é um ajuste automático e quando definido como 1,0 significa que você utiliza o ajuste automático baseado no brilho da visualização. Números mais altos tornam a imagem mais brilhante por esta quantidade. Enquanto uma imagem é exibida na caixa de diálogo Renderização Luxology, os níveis da Adaptação de brilho e do Multiplicador de brilho sincronizam um com o outro.
  • Adaptação de brilho — define o brilho para o meio do intervalo. Isto é, a intensidade (em lúmens) que deve ser utilizada como o meio do intervalo deve ser usada como meio do intervalo de exibição para a renderização seguinte. O modo de Adaptação de brilho é uma aproximação da forma como o olho funciona. Quando você foca em determinada parte de uma cena, seus olhos adaptam-se ao brilho no ponto em que você foca. Áreas mais brilhantes parecem clareadas, e áreas mais escuras perdem detalhes. Por exemplo, imagine sentar em uma sala escura olhando para fora da janela em direção a um campo brilhante. Quando você foca o exterior brilhante, tudo na sala parece escuro. Se, em vez disso, você foca em algo na sala, (depois de alguns segundos) você verá isto claramente, mas a cena externa parece clareada. A chave para usar Adaptação de brilho é que você escolhe o nível de brilho real (em lux) ao qual você deseja que o olho se adapte.
  • Drago — O mapeamento de tons de Drago imita a resposta do olho humano. O modo de Drago é utilizado para exibir imagens de contraste alto em dispositivos com intervalo dinâmico limitado de valores de luminância. O método é baseado na compressão de valores de luminância, imitando a resposta humana à luz, com boa preservação de detalhes e contraste.
  • Reinhard — O mapeamento de tons de Reinhard é um do mais predominantes e é baseado no trabalho de Erik Reinhard. Este modo funciona melhor com imagens completas onde todos os píxeis estão iluminados; não funciona bem quando você tem muitos píxeis de fundo não iluminados. Reinhard lida com o mapeamento do intervalo dinâmico potencialmente alto de luminâncias do mundo real para impressão ou tela de intervalo dinâmico baixo. O intervalo de luz que experimentamos no mundo real é vasto; contudo, o intervalo de luz que podemos reproduzir em nossos dispositivos de exibição de tela ou impressão na melhor das hipóteses abrange aproximadamente duas ordens de intervalo dinâmico absoluto. O modo de mapeamento de tons de Reinhard é utilizado para mapear luminâncias de cena medidas/simuladas para produzir uma imagem satisfatória.
  • Fotográfico — Se ativado, o mapeamento de tons fotográfico é aplicado à imagem. Esta configuração produz uma imagem que é similar ao que seus olhos veem. Isto aplica-se particularmente às imagens com um intervalo dinâmico pequeno (onde o pixel mais claro é somente fence de 100 vezes mais brilhante que o mais escuro). Onde a imagem tem um intervalo dinâmico alto, a imagem normal pode ser melhor.

    Essencialmente, o mapeamento de tons é mapear os valores dos píxeis de lux (lúmens por metro quadrado) para o intervalo 0-255 para exibições gráficas. Seja como for, é sempre necessário algum operador de mapeamento de tons. Comparando os dois métodos:

    • O mapeamento de tons fotográfico tenta aproximar o sistema visual humano.
    • O mapeamento de tons não-fotográfico tenta espalhar os brilhos em todo o intervalo da exibição.

    Geralmente, o mapeamento de tons não-fotográfico sempre lhe fornece uma imagem razoável; o mapeamento de tons fotográfico fornece uma imagem mais realista.

    Nota: Luxology renderiza em uma imagem de intervalo dinâmico alto (HDR) de 64 bits. Estas imagens devem ser mapeadas em tons para serem exibidas em monitores não-HDR.
  • Atualizar configuração de luz — Atualiza a configuração de luz ativa com as configurações de Brilho, Contraste, Mapeamento de tons, e Gama atualmente selecionadas.

    Os padrões de Brilho, Contraste, Mapeamento de tons, e Gama utilizados ao começar uma renderização nova são sempre tomados (puxados) da configuração de luz ativa. Isto significa que cada imagem tem um ponto inicial previsível e as imagens Luxology criadas de outras caixas de diálogo (como Salvar várias) terá a mesma aparência.

    Em um fluxo de trabalho típico, você pode renderizar uma imagem na caixa de diálogo Renderização Luxology, ajustar suas configurações de imagem com feedback visual, então empurrar as configurações de volta à configuração de luz ativa. Você então pode salvar a configuração alterada para uso posterior na caixa de diálogo Renderização Luxology ou em outras caixas de diálogo de renderização, como a caixa de diálogo Renderizar imagem para arquivo ou Renderizar diversas imagens.

Enquanto uma imagem é exibida na caixa de diálogo Renderização Luxology, os modos de mapeamento de tons sincronizam um com o outro.

Brilho (Modo de mapeamento de tons definido como Adaptação de brilho, Multiplicador de brilho) Controla o brilho para a renderização, em combinação com a alternância Adaptação de brilho/Multiplicador de brilho. Você pode digitar valores diretamente, ou utilizar o deslizante. O intervalo permitido depende do modo selecionado:
  • Adaptação de brilho – o intervalo permitido é 0.001 a 501188.0.
  • Multiplicador de brilho – o intervalo permitido é -4 a 4.
Contraste (Modo de mapeamento de tons definido como Adaptação de brilho, Multiplicador de brilho, Reinhard) Controla o contraste geral da imagem para a renderização.

Você pode digitar valores diretamente, ou utilizar o deslizante. Quando definido como Adaptação de brilho ou Multiplicador de brilho, o intervalo de contraste permitido é -2 a 2. Quando definida como Reinhard, o intervalo permitido é 0,3 a 1,0. Se definido como 0, o contraste é calculado automaticamente.

Exposição (Modo de mapeamento de tons definido como Drago) O campo do valor da exposição e o deslizante permitem que você ajuste o brilho da imagem da saída a suas condições de exibição, no intervalo de [- 8, 8]. O valor padrão (0) significa que nenhuma correção é aplicada. Valores mais altos deixam a imagem mais clara enquanto valores mais baixos deixam a imagem mais escura.
Intensidade (Modo de mapeamento de tons definido como Reinhard) O valor da Intensidade e o deslizante, no intervalo [- 8, 8], controlam a intensidade geral da imagem. O valor padrão 0 significa nenhuma correção. Valores mais altos deixam a imagem mais clara enquanto valores mais baixos deixam a imagem mais escura.
Vista
Define a visualização que você quer para renderizar com Luxology.
Tamanho da imagem renderizada
Controla o tamanho da renderização. Se travado, X e Y serão restringidos a uma proporção fixa.
Menu pop-up Redefinir na janela de pré-visualização
  • Excluir - Exclui a imagem atualmente exibida do histórico.
  • Copiar - Copia a renderização Luxology atual à área de transferência.
Renderização Luxology anterior


(Permitido somente quando uma imagem renderizada precedente está disponível) Clicando no ícone você pode visualizar a imagem renderizada anteriormente. Clicando na seta para baixo abre um menu suspenso do qual você pode selecionar qualquer imagem precedente do histórico para visualizar. Você pode utilizar a Diálogo Preferências, Categoria Renderizar para definir o número de imagens do histórico armazenadas (padrão 100).
Próxima renderização Luxology


(Permitido somente quando uma última imagem renderizada está disponível) Clicando no ícone você pode visualizar a imagem renderizada seguinte. Clicando na seta para baixo abre um menu suspenso do qual você pode selecionar qualquer última imagem do histórico para visualizar. Você pode utilizar a Diálogo Preferências, Categoria Renderizar para definir o número de imagens do histórico armazenadas (padrão 100).
Exibição da saída de renderização Dependendo das suas configurações de renderização, você pode escolher exibir diferentes saídas de renderização.

A opção de saída de renderização Alfa está disponível no menu suspenso de exibição mesmo se Alfa ou Cor & Alfa não estão selecionados na configuração de saída de renderização. Contudo, nesses casos, quando você seleciona Alfa no menu suspenso de exibição, você verá uma imagem alfa opaca completa na janela de pré-visualização.

Nota: Os níveis de brilho podem diferir consideravelmente entre inúmeros tipos de saída de renderização. Você pode ajustar os níveis de brilho, contraste, e gama para cada saída individualmente e estes são armazenados no arquivo BIMG. Se você quer utilizar a ferramenta Salvar todas as camadas da imagem em arquivo, você deve fazer todos os ajustes de brilho, contraste, e gama para cada camada antes de salvar.
Salvar imagem em arquivo


Abre a caixa de diálogo Criar arquivo Luxology, que permite que você salve a renderização Luxology atual a um arquivo de imagem. Os controles nesta caixa de diálogo são idênticos àqueles na caixa de diálogo Salvar como.

Estão disponíveis formatos de imagem padrão assim como o formato de "Alta Faixa Dinâmica " (HDR — High Dynamic Range). O formato HDR armazena imagens de alta definição que você pode pós-processar em outros aplicativos.

Se você renderizou uma cena utilizando a configuração de renderização Piranesi, você pode salvá-la como um arquivo .epx de Piranesi. O antialiasing deve permanecer desativado (padrão) nesta configuração. Permitir o antialiasing produzirá produtos artefatos indesejáveis.



Clicando na seta para baixo permite que você selecione um arquivo ou vários arquivos para salvar no formato de imagem necessário. Os arquivos que compõem a lista dependerão de onde você está no histórico. Por exemplo, se você tem 100 imagens em sua pasta do histórico e você está atualmente na 50ª imagem, então você verá somente as primeiras 50 imagens. Para ver todas as 100 imagens utilize a seta direita para mover à última imagem, então clique em salvar imagem seta para baixo para ver a lista inteira.

Clicar com o botão direito no campo Arquivo de saída apresenta as seguintes opções:

  • Recortar — Recorta o texto do campo Arquivo de saída.
  • Copiar — Copia o texto do campo Arquivo de saída.
  • Colar — Cola o texto no campo Arquivo de saída.
  • Excluir — Exclui o texto do campo Arquivo de saída.
  • Selecionar tudo — Seleciona o texto no campo Arquivo de saída.
  • Limpar — Limpa o texto no campo Arquivo de saída.
  • Arquivo do desenho (%d) — Inclui o nome de arquivo do desenho como parte do nome de arquivo.
  • Nome do modelo (%m) — Inclui o nome do modelo como parte do nome de arquivo.
  • Configuração de renderização (%s) — Inclui o nome da configuração de renderização como parte do nome de arquivo.
  • Número da entrada (%e) — Inclui o número da entrada (índice) como parte do nome de arquivo.
  • Incremento automático (%a) — Automaticamente incrementa os números adicionados ao nome de arquivo.
Nota: %e ou %a ou ambos devem ser utilizados ao salvar várias imagens do histórico.

Salvar camadas — Automaticamente salva vários canais (camadas) de saída. Antes de utilizar esta opção você deve ajustar o brilho, o contraste, e o gama para cada camada para valores aceitáveis. Esta ferramenta funciona similar à ferramenta Salvar imagem em arquivo, exceto os nomes de tipo de saída que são adicionados automaticamente ao nome de arquivo.

Salvar a imagem exibida no histórico


(Somente disponível ao renderizar com refinamento progressivo) Enquanto a renderização com refinamento progressivo está sendo executada, você pode clicar neste ícone para empurrar o ponto flutuante da imagem da Bentley (BIMG) à pasta de histórico Luxology onde pode ser mapeado em tons e salvo a uma imagem RGB, como TIFF, BMP, JPEG.
Selecione área para renderizar progressivamente
(Somente disponível ao renderizar com refinamento progressivo) Quando ativado, clique e arraste na imagem para selecionar uma área para focar a renderização progressiva.
Mais configurações da imagem
  • Aplicar zoom — Abre a caixa de diálogo Aplicar zoom onde você pode definir uma porcentagem personalizada ou selecionar valores pré-definidos para a ampliação da imagem. Alternativamente, você pode utilizar a roda do mouse na janela de pré-visualização.
  • Exibição — Menu de opções que permite que você defina o modo de cores da saída para a imagem exibida:
    • Cor completa — A imagem é exibida em cor completa.
    • Monocromático — A imagem é exibida em tons de cinza
    • Analítico — A imagem é exibida em uma exibição de cor falsa da luz (excluindo ambiente) que atinge as superfícies. O vermelho representa o a maioria até o azul, que representa o minoria. As cores variam de: Vermelho > laranja > amarelo > verde > azul.
    • Estéreo — Quando uma imagem estéreo é exibida, você utiliza esta configuração para alternar entre a exibição de um par estéreo lado a lado ou uma exibição anáglifo. Esta configuração é permitida somente quando você ativa a caixa de verificação Estéreo na caixa de diálogo Gerenciador de configuração da renderização.
    • Arestas visíveis — Utilizado para ativar ou desativar a sobreposição de arestas visíveis. Para permitir esta configuração, você deve primeiramente ativar a caixa de verificação Renderizar arestas visíveis na aba Configurações da caixa de diálogo Gerenciador de configuração da renderização.
  • Configurações da imagem — Abre o Diálogo Configurações da Imagem Luxology.
Janela de pré-visualização Exibe a renderização Luxology.