Ajuda MicroStation CONNECT Edition

Arestas visíveis armazenadas em cache

O cálculo explícito de arestas visíveis sempre existiu no MicroStation. Contudo, no MicroStation V8i (SELECTseries 3), a opção Arestas visíveis em cache armazena as arestas para um anexo do desenho ou da folha em um cache inteligente que associa as arestas com sua geometria subjacente. Quando um anexo é definido como Em cache, executa um instantâneo da geometria quando o cache foi gerado. A exibição de arestas visíveis em cache não mudará para refletir as mudanças modelo até que o cache seja recarregado.

Embora a exibição de arestas visíveis em cache seja estática, no sentido que não reflete dinamicamente o estado do modelo, não está desconectada do modelo. Se o modelo de origem estiver presente, a exibição de aresta visível em cache mantém sua conexão a esse modelo. Assim, selecionar um elemento em uma exibição de aresta visível em cache funciona da mesma forma que a exibição dinâmica e as propriedades e ligações do elemento ficam disponíveis. Se a geometria subjacente é alterada ou excluída, a exibição das arestas visíveis em cache reflete este estado na dica de contexto do elemento que é alterado ou suprimido.



Dica de contexto que indica que o elemento original é excluído

O cache de arestas visíveis em cache exibe o anexo, mesmo se o modelo 3D subjacente não estiver presente. Neste caso, as propriedades e as ligações originais do elemento não estão disponíveis, mas por outro lado o cache é exibido como se o modelo estivesse presente. Isto torna possível distribuir um desenho em cache a um terceiro ou um contratante sem incluir os modelos 3D originais.

Você pode definir a tela aresta visível em cache selecionando Cached na lista suspensa Arestas visíveis na caixa de diálogo de Anexar referências, caixa de diálogo Referências (coluna de caixa de lista Arestas visíveis) ou na caixa de diálogo Criar detalhe. Você pode também derivar a configuração de aresta visível da semente de desenho. A configuração Arestas visíveis funciona somente para os modelos 3D anexados diretamente aos modelos 2D. Especificamente, você pode criar um cache para um modelo de desenho 3D anexado a um modelo de desenho ou um modelo de desenho 3D anexado diretamente a um modelo de folha.

A caixa de diálogo Configurações das arestas visíveis em cache também fornece opções adicionais que permitem que você aumente a fidelidade das visualizações dinâmicas. Permite que você inclua interseções calculadas, suavize as curvas facetadas e suporte estilos de linha personalizados não suportados em uma vista dinâmica.

Se você definir a configuração de aresta visível de uma referência para Em cache e se a referência é alterada no modelo original, a coluna da caixa de lista de arestas visíveis na caixa de diálogo Referências fica vermelha para esta referência, indicando que a referência é alterada e está desatualizada. As alterações ao modelo original dentro do limite de corte ou volume de corte da referência são consideradas somente para indicar a alteração. Você pode então atualizar o cache recarregando-o.

A presença e o estado das referências de arestas visíveis em cache são exibidos também por um ícone na barra de status.

As referências de arestas visíveis em cache podem necessitar de um longo período de tempo de processamento contínuo, isto pode transformar o MicroStation em um “fantasma”, isto é, o longo tempo de processamento faz com que o Windows acredite que a tarefa não responde e escurece o MicroStation. Isso pode levar à confusão e você pode pensar que o MicroStation travou, embora o processo esteja em andamento. Para desativar este mecanismo de efeito fantasma, você pode definir a variável de configuração MS_DISABLEWINDOWGHOSTING em 1.

Geração incremental da aresta visível em cache

No MicroStation V8i (SELECTseries 3), o todo o cache era gerado toda vez que o cache era atualizado para corresponder às alterações no modelo do desenho. Isto pode levar uma quantidade de tempo considerável, particularmente para modelos grandes e complexos. Na edição mais recente do MicroStation, o processo de geração de cache foi melhorado para gerar uma solução incremental baseada no cache anterior. Isto reduz muito o tempo de geração de cache enquanto a regeneração processa apenas a diferença entre a geometria da fonte e a geometria exibida.

Opções de Sincronização do cache

No MicroStation V8i (SELECTseries 3), a única opção para atualizar o cache para refletir o estado atual do desenho era selecionar manualmente a opção “Recarregar” na caixa de diálogo Referências. Mas agora, as seguintes opções foram adicionadas:

  • Manual - O cache é regenerado somente quando você recarrega manualmente a referência armazenada em cache selecionando o ícone de recarga na caixa de diálogo Referências ou usando o comando REFERENCE CACHED SYNCHRONIZE.

    Inserir: REFERENCE VISIBLEEDGES CVESYNCH MANUAL

  • Automático com alerta - Em arquivo aberto, exibe uma janela de alerta que menciona que a exibição visível em cache está desatualizada e se você deseja sincronizar a exibição agora. Selecione Sim para regenerar o cache.

    Inserir: REFERENCE VISIBLEEDGES CVESYNCH AUTOMATIC

  • Automático - O cache é atualizado automaticamente ao abrir o arquivo. Se você fizer alterações em uma referência quando o arquivo estiver aberto, o ícone de recarregamento será exibido na coluna Status. Clicar no ícone recarrega o cache.

    Inserir: REFERENCE VISIBLEEDGES CVESYNCH ALERT

  • Desconectado - Mantém o cache em seu estado. Isso permite uma abertura de arquivo muito rápida.

    Inserir: REFERENCE VISIBLEEDGES CVESYNCH DISCONNECTED

Para mudar a opção para todas as referências no modelo ativo, coloque o sufixo ALL nos comandos acima.

Nota: Configurar o MS_REF_NO_CVE_LOAD pode reduzir o tempo para abrir grandes conjuntos de dados. Contudo, as propriedades do elemento não estão disponíveis e certas ferramentas de anotação podem não estar disponíveis para as referências em cache descarregadas/desconectadas.

Associatividade e Exibição de arestas visíveis em cache

Você pode associar dimensões às arestas dentro do cache da exibição das arestas visíveis em cache, estando os modelos subjacentes presentes ou não. Quando o cache é atualizado, as dimensões estão atualizadas automaticamente para refletir as mudanças na geometria associada. Se a geometria associada é excluída, a associação é quebrada, e se a caixa de seleção Realçar associações interrompidas na caixa de diálogo Preferências, categoria Operação é ativada, as dimensões são exibidas com a simbologia de associação quebrada. Igualmente, se a configuração de aresta visível é alterada de Em cache para Dinâmica, a associação é quebrada; mas se a definição é restaurada para Em cache, as dimensões tornam-se associativas outra vez.

Exibição do legado

A opção Herdado na configuração Aresta visível é fornecida para a retrocompatibilidade com as versões anteriores do MicroStation. Esta configuração foi referida previamente como Linha oculta verdadeira. Essencialmente, a exibição do legado armazena a geometria da aresta visível em um único modelo sem conectividade à geometria subjacente. A configuração Legada é recomendada somente quando é necessário criar um desenho que será visualizado nas edições anteriores do MicroStation V8i (SELECTseries 3).

Nota: No MicroStation, por padrão, a opção Legado está oculta. Para exibir a opção no menu suspenso das Arestas visíveis, você precisa definir a variável de configuração MS_REF_ENABLE_LEGACY_VISEDGES para 1. Se uma referência foi colocada em edições anteriores do MicroStation com a opção definida para Legado, na edição atual do MicroStation, “Legado” é exibido no menu suspenso das Arestas visíveis, mas aparece desativado.