Ajuda MicroStation CONNECT Edition

Conceitos de Configuração

A configuração do MicroStation é uma combinação de recursos, Arquivos de Configuração, Variáveis de Configuração, WorkSpaces e WorkSets que criam um ambiente de trabalho personalizado para a máxima produtividade do usuário.

As Variáveis de Configuração são nomeadas entidades, muitas das quais são usadas para especificar lugares para arquivos ou diretórios que contêm recursos como bibliotecas de nível, fontes, e bibliotecas de células. Outras Variáveis de Configuração são definidas para valores particulares para controlar certos comportamentos dentro do MicroStation. Variáveis de Configuração são especificadas nos Arquivos de Configuração.

A Configuração é especificada em parte pelos Arquivos de Configuração do sistema que são fornecidos com o MicroStation e indica o lugar dos recursos do sistema que dependem de onde o MicroStation é instalado em seu computador. O restante da Configuração é especificada pelos Arquivos de Configuração que são personalizados por sua organização para o trabalho específico que você está fazendo. Os Arquivos de Configuração na última categoria são mantidos tipicamente por um administrador em sua organização.

Cada organização de usuário tem padrões específicos para os recursos que são usados nos designs, e para arquivos são organizadas na rede. Além dos padrões de toda a organização, pode haver padrões e locais de arquivo que são apropriados para certos subconjuntos do trabalho de desenho geral. Por exemplo, as empresas de engenharia podem ter clientes que especificam padrões específicos, ou proprietários de ativos podem usar padrões diferentes para divisões diferentes dentro da organização. A Configuração do MicroStation é projetada para dar flexibilidade de modo a atender a esses variados requisitos através de uma definição de hierarquia de Níveis de Configuração em que as Variáveis de Configuração podem ser definidas ou aumentadas. A Configuração de níveis e sua finalidade dentro do sistema de Configuração geral são explicados abaixo.

Sistema

Os Arquivos de Configuração do sistema são fornecidos pelo MicroStation e fornecem locais padrões para certos recursos e padrões para algumas opções operacionais. As Variáveis de Configuração definidas a nível de Sistema podem ser substituídas por qualquer um dos Níveis de Configuração de prioridade mais alta. Os Arquivos de Configuração fornecidos pelo sistema não devem ser alterados por usuários.

Aplicativo

Os Arquivos de Configuração do aplicativo são fornecidos pelo MicroStation ou pelos aplicativos que são colocados em camadas no MicroStation. Eles também fornecem definições da variável de configuração que estabelecem locais e comportamentos padrão e não devem ser alterados pelo usuário.

Organização

Os padrões de nível organizacional estão especificados no nível de Configuração da Organização. O MicroStation fornece uma estrutura de pasta de exemplo e o arquivo standards.cfg de acompanhamento que pode ser utilizado com ou sem customização para a sua organização.

WorkSpace

Um "WorkSpace" é um contêiner agrupando WorkSets, arquivos de padrões, e arquivos de configuração associados que são usados em um contexto amplo particular. Diferentes organizações de usuários têm diferentes usos para o mecanismo de grupo do "WorkSpace". As empresas da engenharia e de arquitetura podem usar um WorkSpace separado para cada um de seus clientes. Proprietários de ativos são propensos a usar um WorkSpace separado para cada ativo ou departamento. Por essa razão, o rótulo que aparece para WorkSpace na interface do usuário pode ser personalizado. O valor de padrão é o “WorkSpace” neutro. Cada WorkSpace tem um ou mais arquivos de configuração que especificam lugares para padrões do WorkSpace e os WorkSets contidos dentro do WorkSpace.

Há um WorkSpace de exemplo chamado "Exemplo" que é fornecido com o produto.

WorkSet

Um " WorkSet" é um grupo lógico de arquivos e dados associados. Cada WorkSet pertence a um WorkSpace. Cada WorkSet tem um ou mais arquivos de configuração que especificam lugares para os vários arquivos que compreendem os designs e recursos do WorkSet. Em alguns casos, é desejável substituir ou aumentar os padrões fornecidos no nível de Organização e WorkSpace com padrões que são apropriados para um WorkSet específico. Isso pode ser realizado nos arquivos de configuração do WorkSet.

O WorkSpace de "Exemplo" fornecido com o produto contém um número de WorkSets de exemplo.

Função

Algumas organizações podem querer substituir ou aumentar padrões, como bibliotecas de nível, bibliotecas de células, ou outros recursos baseados em uma função específica do usuário dentro da organização. Um arquivo de configuração baseado na função pode opcionalmente ser fornecido pelo administrador.

Usuário

As definições da variável de configuração específicas do usuário são armazenadas em seu arquivo de configuração de usuário pessoal (.ucf).

Você pode também consultar o curso LEARNserver WorkSpaces e WorkSets.