Ajuda MicroStation CONNECT Edition

Proteção do arquivo e direitos

Os controles de autor que podem acessar os conteúdos do arquivo, bem como conceder ou negar acesso aos usuários para publicar ou alterar dados. O MicroStation desativa todos os comandos para os quais o direito correspondente não é concedido. A proteção de arquivo define os seguintes direitos:

Tipo de acesso Descrição
Vista Ver os conteúdos exibidos na tela
Imprimir Plotar conteúdos do arquivo para papel
Editar Alterar conteúdos do arquivo
Exportar Editar > Copiar e ^C — copiar (ou recortar) elementos à área de transferência

Arquivo > Exportar/Salvar como — salvar os conteúdos do arquivo em um formato diferente

Arquivo > Salvar como — salvar os conteúdos do arquivo com um nome diferente sem criptografia ou restrições

Arquivo da fence

Gerar um e-plot

Como o direito do visualização é o direito padrão, ele não é concedido explicitamente pelo autor. Qualquer usuário autorizado a acessar o arquivo tem o direito de visualizá-lo. Os direitos restantes controlam como ou se o usuário pode capturar os conteúdos.

Direitos de exportação

Se você está usando o MicroStation V8i (SELECTseries 2) ou superior para criptografar arquivos e você restringe o direito de exportar os arquivos protegidos, os usuários do MicroStation V8i (8.11.5.xx) ou MicroStation V8 XM Edition não poderão abrir os arquivos. Isto porque o número da versão do programa da segurança foi aumentado no MicroStation V8i (SELECTseries 2). Se você não restringe usuários de exportar os arquivos protegidos, então isto não o afeta.

Como você decide se nega a usuários a capacidade de exportar arquivos criptografados? Há duas maneiras básicas de compartilhar um arquivo protegido com outros usuários, cada um representando uma razão diferente para usar a proteção do arquivo.

  • Quando você protege um arquivo, você baseia o acesso ao arquivo em uma senha e/ou em um certificado digital. Neste caso, você controla quem pode abrir o arquivo. Os destinatários previstos são, provavelmente, as pessoas com quem você trabalha. Você está usando a proteção do arquivo como uma maneira de impedir que outros acessem o arquivo. Você não está usando a proteção do arquivo como uma maneira de controlar o que os destinatários previstos podem fazer com o arquivo. Você não negaria normalmente o direito de exportação neste caso.
  • Quando você protege um arquivo, você concede a todos o acesso a ele criando uma licença para "todos". Neste caso, você pretende colocar o arquivo em um lugar mais ou menos público. Você não controla quem pode abrir o arquivo. Você está usando a proteção do arquivo para limitar o uso de dados do arquivo para visualização ou talvez impressão. Você pode optar por negar neste caso o direito da exportação.

Direitos ilimitados

A proteção do arquivo também define o direito "ilimitado". Ilimitado implica todos os direitos básicos, mais o direito de conceder direitos e autorizar usuários. Qualquer um com direitos ilimitados preenche o papel do autor que pode atribuir direitos ilimitados a outros usuários.