Ajuda MicroStation CONNECT Edition

Marcadores

Trabalho de marcadores PDF de forma semelhante a uma tabela de conteúdos – eles fornecem uma maneira fácil e conveniente para navegar um documento PDF. Marcadores de roteiro de desenho permitem saltar de seções, vistas ou folhas em um documento PDF, saltar para um link de web, jogar clips de som e extrair informações do arquivo de desenho e exibi-lo com um marcador.

Você pode criar os seguintes tipos de marcadores:

Marcadores são exibidos no painel de navegação de Adobe Reader/Acrobat e normalmente são organizados em uma estrutura de exibição de árvore hierárquica. Algumas entradas de marcador não podem ter ações associadas a eles, tais como marcadores de texto descrição. Em vez disso, eles são usados como espaços reservados para fornecer estrutura para a hierarquia de marcador.

O software cria sempre um marcador pai para cada folha do documento. Esta entrada de marcador é definida como o valor de palavra-chave sheet_name. Quando você clicar na entrada de marcador pai, o visualizador exibe a folha inteira, equipada para a tela. Todos os outros marcadores para esta folha são criados como filhos do marcador pai.

Usando as palavras-chave do desenho de Script, você pode criar marcadores que permitem ao espectador Reader/Acrobat dar zoom em uma determinada seção ou visualizar em um documento. A seção ou o modo de exibição é definido pela caixa intervalo retangular acumulada do elemento(s) que corresponde aos critérios de roteiro de desenho. O fator de zoom ou a escala é definido pela caixa de intervalo acumulado de elemento(s) e pode ser ajustado ainda mais usando a palavra-chave zoom_percentage.

Você pode usar a palavra-chave action_spec para especificar a posição do marcador na hierarquia do marcador. Para obter mais informações, consulte modelos de marcador.

Área de marcador de interesse

Você pode criar um marcador para uma determinada seção ou a exibição de um documento. Esta seção ou vista é definida pela caixa de intervalo retangular acumulada dos elementos que correspondem aos critérios do script do desenho.

A tabela a seguir exibe os valores de required/default para as palavras-chave ação quando você criar um marcador de área de interesse.

Palavra-chave Valor Valor padrão
action_item MARCADOR Necessário
action_name Uma string exclusiva usada para identificar a entrada de marcador na guia favoritos. Necessário
action_type AREA_OF_INTEREST Valor padrão - opcional
action_spec Especifica a posição do marcador na hierarquia de marcadores. Se um valor não for especificado, o marcador será colocado na parte inferior da hierarquia atual. Opcional
action_range Element_range | cell_range Element_range
action_instance Single_instance | Multiple_instance Single_instance

O seguinte script do desenho cria um marcador para um campo de assinatura digital.

Exemplo:

! Create a area of interest Digital Signature Field
! The accumulated range box of the elements below 
! defines the Digital Signature field in the PDF document.
if ((level eq 1) and (color eq 9) and (type eq 3)) then
   action_item = field 	
   action_name = "Chief Engineer" 	
   action_type = digsig_field
   action_spec = "John Doe, P.E."

 ! Create a bookmark to the Digital Signature Field
   action_item = bookmark
   action_name = "Signature Field"	!Bookmark name (unique)
   action_type = AREA_OF_INTEREST	
   action_spec = "./digsig/engineer"
endif

O exemplo de script do desenho acima cria o seguinte marcador.



Marcador de documento

Marcadores do documento lhe permitem saltar para uma determinada folha em um documento PDF. O software cria sempre um marcador pai para cada folha em um documento, mas você pode criar marcadores adicionais que pular para outras planilhas no documento.

Quando criar um marcador de documento, a palavra-chave action_name especifica o nome da folha que o marcador salta para quando você clicar em marcador. Cada folha pode ser definida com um nome usando a palavra-chave sheet_name.

A tabela a seguir exibe os valores de required/default para as palavras-chave ação quando você criar um marcador de documento.

Palavra-chave Valor Valor padrão
action_item MARCADOR Necessário
action_name sheet_name (define o nome da folha do destino.) Necessário
action_type DOCUMENT Necessário
action_spec Especifica a posição do marcador na hierarquia de marcadores. Necessário
action_range Não aplicável Não aplicável
action_instance Não aplicável Não aplicável

Exemplo:

! Create a bookmark that jumps to a particular 
! sheet in a document for all sheet names beginning with plan*.
if (sheet_name eq "plan*") then
   action_item = BOOKMARK 	
   action_name = "details" 	! Sheet to jump to
   action_type = DOCUMENT
   action_spec = "./Related pages/Details drawing"
endif

O exemplo de script do desenho acima cria o seguinte marcador.



Marcadores de Link da Web

Marcadores de Link da Web deixem-te saltar para uma página da Web. Para todos os tipos de marcador, você deve definir a palavra-chave action_item para o marcador. A palavra-chave action_name especifica o endereço de URL e não o nome da entrada do marcador. O nome de entrada do marcador é derivado a última entrada a palavra-chave action_spec. Por exemplo, se você especificar action_spec="/Related Web Links/TDOT Standards Specifications" para a palavra-chave action_spec, especificações de padrões TDOT é o nome de entrada do marcador.

A palavra-chave action_spec também especifica a posição do marcador na hierarquia do marcador. O action_type deve ser ajustado ao web_url.

A tabela a seguir exibe os valores de required/default para as palavras-chave ação quando você criar um marcador de Link da Web.

Palavra-chave Valor Valor padrão
action_item MARCADOR Necessário
action_name Especificação HTTP URL (o valor define a URL do link da web). ) Necessário
action_type WEB_URL Necessário
action_spec Especifica a posição do marcador na hierarquia de marcadores e define o nome de entrada do marcador. Necessário
action_range Não aplicável Não aplicável
action_instance Não aplicável Não aplicável

Exemplo:

! Create a bookmark that jumps to a Web page.
!
action_item = BOOKMARK 	
action_name = "http://www.dot.state.tx.us/cst/2003SpecProj/index.htm" 
action_type = WEB_URL
action_spec = "./Related Web Links/TDOT Standards Specifications"

O exemplo de script do desenho acima cria o seguinte marcador de Link da Web.



Marcador de clip de som

Marcadores de clip de som deixá-lo tocar clips de som de áudio em um documento PDF. Para todos os tipos de marcador, você deve definir a palavra-chave action_item para o marcador.

A palavra-chave action_name identifica a especificação de arquivo do arquivo de som e não o nome da entrada do marcador. O nome de entrada do marcador é derivado a última entrada a palavra-chave action_spec.

Quando você criar um marcador de clip de som, você deve definir a palavra-chave action_type para play_sound. A palavra-chave action_spec especifica a posição do marcador na hierarquia do marcador.

Nota: Se uma especificação de arquivo começa com um número, você precisará preceder o número com uma barra comum ou duas barras invertidas. Por exemplo, action_name = "c:\my audio files\\2004.wav" ou action_name = "c:/my audio files/2004.wav".

A tabela a seguir exibe os valores de necessários/padrão para as palavras-chave ação quando você criar um marcador de clip de som.

Palavra-chave Valor Valor padrão
action_item MARCADOR Necessário
action_name Especifica o arquivo de especificação de arquivo de som. Necessário
action_type PLAY_SOUND Necessário
action_spec Especifica a posição do marcador na hierarquia de marcadores e define o nome de entrada do marcador. Necessário
action_range Não aplicável Não aplicável
action_instance Não aplicável Não aplicável

Exemplo:

! Create a bookmark that plays a sound clip.
!
action_item = BOOKMARK
action_name = "c:\my audio files\instructions.wav"
action_type = PLAY_SOUND
action_spec = "./Audio Instructions/Listen Before Installing!"

Marcadores de descrição de texto

Marcadores de texto descrição deixem você visualizar informações de texto. Usando um marcador de texto descrição, você pode extrair informações do texto de um arquivo DGN e exibi-lo com um marcador, você pode codificar uma sequência de caracteres de texto dentro de um marcador, ou você pode exibir qualquer uma das palavras chave caracteres em um marcador.

Para todos os tipos de marcador, você deve definir a palavra-chave action_item para o marcador. Para os marcadores de texto descrição, action_name especifica ambos a sequência de caracteres para identificar este item de marcador e o valor para a entrada de marcador. A palavra-chave action_type deve ser definido como text_description.

A palavra-chave action_spec especifica a posição do marcador na hierarquia do marcador.

A tabela a seguir exibe os valores necessário/padrão para as palavras-chave ação quando você criar um marcador de descrição de texto.

Palavra-chave Valor Valor padrão
action_item MARCADOR Necessário
action_name Sequência de caracteres exclusiva para identificar este item de marcador específico. Esse valor é usado como a nova entrada de marcador. Necessário
action_type TEXT_DESCRIPTION Valor padrão — opcional
action_spec Especifica a posição do marcador na hierarquia de marcadores. Se um valor não for especificado, o marcador será colocado na parte inferior da hierarquia atual. Opcional
action_range Não aplicável Não aplicável
action_instance Não aplicável Não aplicável

O seguinte script do desenho cria um marcador que exibe a descrição de folha de bloco de título de desenho.

Exemplo 1:

! Display the sheet description from the title block.
!
if (type .eq. text) then
 if ((level_name .eq. "titleblock") and (weight .eq. 1)) then
! Create a text description bookmark
    action_item = BOOKMARK 	
    action_name = characters	!Text string from the drawing. 
    action_type = text_description	
    action_spec = "./Description"
 endif
endif

O exemplo de script do desenho acima cria o marcador de texto descrição a seguir.



O seguinte script do desenho cria um marcador que exibe o número de folhas em um documento.

Exemplo 2:

! Use a bookmark to display the number of sheets
! in the document.
if (sheet_name eq "index of sheets") then
! Create a text description bookmark
   action_item = BOOKMARK 
   action_name = total_pages 
   action_type = TEXT_DESCRIPTION	
   action_spec = "./Number of pages in document"
endif

Modelos de marcador

Você pode criar um arquivo XML que define o layout da hierarquia do marcador. A palavra-chave bookmark_template especifica a especificação de arquivo para o arquivo XML. Por exemplo, bookmark_template = "d:\anystreet\book.xml".

Nota: Se uma especificação de arquivo começa com um número, você vai precisar preceder o número com barras ou duas barras invertidas. Por exemplo, bookmark_template = "d:\anystreet\\2004book.xml" ou bookmark_template = "d:/anystreet/2004book.xml".

Você pode usar a palavra-chave action_spec para especificar a posição do marcador na hierarquia do marcador. O valor de action_spec é composto por nomes de ramificação hierárquica do marcador, onde cada nome de ramo é separado por um caractere de barra invertida (/). O caractere ponto (.) denota a raiz ou parte superior da hierarquia do marcador ("./branch name 1/branch name 2/branch name 3").

Se um modelo de marcador é usado, cada nome de ramo no valor de action_spec (a partir da esquerda para a direita) é comparado com cada título de modelo do marcador até encontrar um nome do ramo que não está definido no modelo. Nessa situação, ele criará uma nova ramificação usando o nome especificado do ramo. Usando o modelo de marcador de exemplo (descrito abaixo), os seguintes marcadores são criados quando action_spec for definido como ./StormWater/Pit15/MyBookmark.

Storm Water System
  1.2 Kerb Opening (PIT15)
    MyBookmark

Ramificações da hierarquia vazio são removidas da árvore do marcador. Entretanto, você pode manter esses ramos hierárquicos vazios se você definir o atributo XML KeepAlways valor como 1 no elemento XML. Esse recurso permite que você definir estruturas de marcador que você pode preencher ou editar em um momento posterior usando o Acrobat Professional.

Arquivo de modelo de marcador de exemplo:

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"  ?>
<bookmark-tree>
 <bookmark title="WasteWater">Waste Water Supply</bookmark>
 <bookmark title="WaterSupply">Water Supply System</bookmark>
 <bookmark title="StormWater">Storm Water System
  <bookmark title="PIT12">1.2 Kerb Opening (PIT12)</bookmark>
  <bookmark title="PIT13">1.2 Kerb Opening (PIT13)</bookmark>
  <bookmark title="PIT14">1.2 Kerb Opening (PIT14)</bookmark>
  <bookmark title="PIT15">1.2 Kerb Opening (PIT15)</bookmark>
  <bookmark title="PIT16">1.2 Kerb Opening (PIT16)</bookmark>
  <bookmark title="PIT17">1.2 Kerb Opening (PIT17)</bookmark>
  <bookmark title="PIT18">1.2 Kerb Opening (PIT18)</bookmark>
  <bookmark title="PIT19">1.2 Kerb Opening (PIT19)</bookmark>
  <bookmark title="PIT20" KeepAlways="1">1.2 Kerb Opening (PIT20)</bookmark>
 </bookmark>
 <bookmark title="digsig">Digital Signatures
  <bookmark title="engineer">Project Engineer</bookmark>
  <bookmark title="project">Project Manager</bookmark>
 </bookmark>
</bookmark-tree>
Nota: O arquivo XML usa UTF-8 codificação para lidar com caracteres estendidos.