Ajuda MicroStation CONNECT Edition

Visualizações dinâmicas

Visualizações dinâmicas são um nome geral que abranja diversas tecnologias relacionadas que compartilham um objetivo comum de deixar a análise e a documentação do modelo mais interativas e intuitivas. Já se foram os dias em que os designs eram apenas visualizações estáticas, eles foram substituídos pela capacidade de criar visualizações vivas e inteligentes de um design e são atualizadas automaticamente à medida que design evolui.

Normalmente, quando uma equipe de usuários trabalha em um projeto, ele é dividido em diversos arquivos para permitir que várias pessoas trabalhem simultaneamente. Os membros da equipe trabalham em aspectos diferentes do projeto e as referências são usadas para comunicar o conteúdo gráfico por toda a equipe.

Antes que você possa entender completamente o conceito de visualizações dinâmicas, é importante entender a terminologia:

Termo Definition
Desenho Uma coleção de elementos em um modelo de design que são desenhados no tamanho real. Este design não se destina à publicação. Um design encapsula parte do projeto com a finalidade de edição ativa. Usa referências para fundos somente. Exemplo: um modelo 3D de uma ponte, um layout elétrico para um shopping, contornos do local para uma superfície do solo.
Composição de Desenho Uma coleção de referências em escala completa (1:1) que se destina a ser usada em vários designs, composições de designs, e/ou composições de folhas. Uma composição de design difere de um design pois é predominantemente referências. As referências são compostas usando diferentes estados ativados/desativados de nível, atributos de nível, corte de referência, locais, e orientações. Exemplo: um modelo 3D mestre, um fundo arquitetônico, condições existentes do local para um estuda de drenagem.
Desenho Uma coleção de elementos e referências em um modelo de desenho para criar documentação 2D. Um desenho deve levar em conta a escala da saída de impressão, enquanto um design não.
Composição da folha Uma coleção de referências e elementos em um modelo de folha que define uma folha de desenho terminado pronta para publicação. Normalmente, este é o lugar onde as referências são dimensionadas para caber na folha, e uma escala da saída de impressão é sempre considerada.
Limite do Desenho Uma área predefinida em um modelo da folha que pode conter um desenho. Isto pode ser pensado como um local de destino para um desenho em um modelo de folha.
Anotação Detalhamento, como texto, símbolos, dimensões e sinalizadores, somado a um modelo para ênfase e dar uma explicação.
Anotação do design Enquanto a anotação do desenho e a anotação da folha são recomendadas para anotar inteiramente um projeto, algumas anotações podem ser colocadas como anotação do design no modelo de design.
Anotação do desenho Anotação colocada no modelo de desenho, porque ele precisa ser mostrado em várias folhas, potencialmente em diferentes escalas. Por exemplo, rótulos da salas.
Anotação de folha Anotação específica da folha. O número de anotações colocadas entre o modelo de desenho e o modelo da folha varia extremamente entre usuários.
Marcador Um ícone transitório que fica fora da geometria normal em um modelo e é fácil de reconhecer. Um marcador representa a presença de uma visualização, de um link ou de uma marcação salva. Quando você mantém o ponteiro sobre um marcador, é exibida a minibarra de ferramentas para o marcador.
Minibarra de ferramentas Um tipo de menu de contexto que é mostrado automaticamente quando você pausa o ponteiro sobre um marcador ou uma referência. A minibarra de ferramentas fornece acesso fácil à maioria das ferramentas usadas sem necessitar clicar com o botão direito o ponteiro de dados.
Hipermodelos Uma combinação de visualizações dinâmicas, marcadores e feições da mini barra de ferramentas usadas de forma que toda sua documentação de projeto é contextualizada em 3D, sob seu controle, automaticamente, de modo que os desenhos na folha ou modelos de desenho e modelos de desenho 3D sejam fáceis de compreender, interpretar e atualizar.


Vários modelos de design referenciados em uma chamada de seção e um modelo de composição 3D colocados no modelo de composição do design



A visualização da seção referenciada no modelo de desenho e anotações aplicadas a ela



Modelo de desenho referenciado no modelo da folha com escala apropriada

Há seis fases gerais da composição do desenho:

  1. Padrões do projeto — Nesta fase você configura amplos arquivos sementes e modelos de sementes do WorkSpace / WorkSet e configura os arquivos da biblioteca DGN.

    Padrões do projeto

  2. Composição de design — Nesta fase você cria uma coleção das referências em escala completa (1:1) que se destina a ser usada em diversos designs, composições de design e/ou composições da folha.

    Composição de Desenho

  3. Composição de visualização — Nesta fase você compõe todas as visualizações desejadas (visualizações da seção ou do plano) no projeto. Estes visualizações devem ter chamadas vinculadas e campos de marcador de posição, assim quando as visualizações são adicionadas a uma folha, elas são atualizadas automaticamente conforme o trabalho continua no projeto.
  4. Composição da folha — Nesta fase você cria as folhas que representam o trabalho terminado pronto para publicação. Normalmente, este é o lugar onde a escala de impressão é levada em consideração.
  5. Cronogramas e relatórios - Nesta fase você cria uma folha de índice e coloca-a como uma tabela. Você pode também criar um relatório da folha de índice e exportá-lo para o Excel ou .csv.
  6. Imprimir, Publicar, e Exportar - Nesta fase você imprime ou publica a folha assim como exporta os modelos para outros formatos de arquivo. A folha é plotada em uma impressora, convertida para pdf, ou publicada como um iModel.
    Dica: Para salvar rapidamente vários arquivos que contêm sua composição de desenho para .dwg, você pode usar o Conversor em lote.
Na Composição do desenho, após terminar a fase de Composição do design, você pode criar visualizações salvas, desenhos e folhas automaticamente, ou você pode terminar as tarefas de Composição da visualização e Composição da folha manualmente.

Usar a caixa de diálogo Criar desenho para automatizar visualizações dinâmicas

Usar visualizações dinâmicas manualmente

As ferramentas de limite do desenho e de limite nomeado podem ser usadas para melhorar a automação da visualização dinâmica. O seguinte diagrama explica o mesmo.

Usar limites do desenho e limites nomeados para automatizar visualizações dinâmicas

A capacidade para visualizar gráficos da folha em um modelo de design 3D, no lugar, deixa a composição do desenho uma tarefa muito mais fácil.