Ajuda MicroStation CONNECT Edition

Resolução de problemas - Salvar um arquivo DGN em um arquivo DWG

  • Quando eu salvar um arquivo DGN em DWG, as coordenadas parecem se deslocar — quando eu vejo o arquivo DWG em V8, eu obtenho coordenadas diferentes das do arquivo DGN. — O AutoCAD provavelmente está exibindo as coordenadas em relação ao sistema de coordenadas do usuário (UCS), ao passo que o MicroStation as exibe em coordenadas mundiais. Ao salvar em DWG, desative Definir UCS de ACS na caixa de diálogo Opções para salvar DWG/DXF, e as coordenadas devem coincidir.
  • Quando salvo um arquivo DGN contendo estilos de linha compostos do MicroStation para DWG, as linhas que têm estilos especiais mudam para estilo de linha contínuo. — Estilos de linha DGN que não são compatíveis com o (compreendidos pelo) padrão do AutoCAD para o estilo contínuo quando o arquivo é salvo em DWG. Contudo, se a opção Explodir estilos de linha sem suporte na caixa de diálogo Opções para Salvar como DWG/DXF for utilizada, os estilos de linha complexos do MicroStation mantêm sua aparência nos arquivos salvos. Embora os elementos pareçam os mesmos, eles realmente são muitos componentes pequenos da geometria em série em vez de uma linha com um estilo atribuído.
  • Quando eu salvo um arquivo DGN que contém um modelo padrão e vários modelos adicionais em DWG, um arquivo DWG separado é criado para cada modelo adicional. — O AutoCAD suporta somente um modelo (espaço do modelo) em cada arquivo DWG. Ao salvar um arquivo DGN em DWG, o modelo padrão é salvo ao espaço do modelo e os modelos de desenho não-padrão são salvos de acordo com a definição para os modelos de desenho não-padrão na caixa de diálogo Opções para salvar DWG/DXF.

    Quando esta opção está definida como Criar arquivos separados, cada modelo de desenho não-padrão é salvo em um arquivo DWG separado. Por exemplo, suponhamos que esse arquivo do desenho Test.dgntenha três modelos de desenho: ModelA, ModelB e ModelC. Quando esta opção está ativada, o modelo padrão (Modelo A) e todos os modelos da folha são salvos como Test.dwg. Os modelos adicionais são salvos como Test_Model.dwg e Test_ModelC.dwg.

    Quando esta opção está definida como Criar espaço do papel, cada modelo de desenho não-padrão é salvo em um layout do desenho (espaço do papel) no modelo DWG que contém o modelo de desenho padrão.

    Quando esta opção está definida como Ignorar, os modelos não-padrão não são salvos ao arquivo DWG.

  • Quando eu salvo um arquivo DGN em DWG, o arquivo DWG exibe os níveis que não estavam no arquivo DGN. — O MicroStation permite que a exibição de nível seja controlada separadamente para cada vista, ao passo que o AutoCAD suporta somente configurações globais de camada. Na caixa de diálogo Opções para salvar DWG/DXF, define a Exibição de nível para a vista apropriada.
  • Quando eu salvo um arquivo DGN em DWG, a simbologia da geometria no arquivo DWG não corresponde ao que é exibido no arquivo DGN. — A incompatibilidade pode ser causada pela configuração de substituições de nível. Você pode desativar este atributo de vista no MicroStation para determinar se está afetando a exibição do arquivo DGN. A simbologia de nível dos elementos pode ser aplicada ao salvar usando as configurações Usar substituições de simbologia de níveis na caixa de diálogo Opções para salvar DWG/DXF.
  • Quando eu salvo um arquivo DGN ou DWG, as mudanças às referências não estão sendo salvas. — A capacidade para salvar mudanças aos níveis do arquivo de referência deve ser desativada para o arquivo DWG ou DGN. Esta configuração é controlada por alguma destas linhas de comando: DWG VISRETAIN <0 or 1> (comando do AutoCAD) ou SET REFLEVELOVERRIDES <OFF or ON> (comando do MicroStation). Se DWG VISRETAIN está definida como 0 (ou SET REFLEVELOVERRIDES OFF), então as mudanças aos níveis do arquivo de referência são retidas somente durante a sessão atual. Se DWG VISRETAIN estiver definido como 1 (ou SET REFLEVELOVERRIDES ON), as mudanças dos níveis de referência são mantidas quando o arquivo é fechado.
  • Quando eu salvo meu DGN como um arquivo DWG, o arquivo semente especificado nas Opções de DWG tem estilos de dimensão, estilos de texto, e layouts do espaço do papel que estão ausentes do arquivo DWG resultante. O que é usado como o arquivo original para o novo arquivo DWG? — Ao trabalhar no AutoCAD, arquivos de modelos são usados para criar arquivos novos; ao trabalhar no MicroStation, arquivos-semente são usados para criar arquivos novos. No MicroStation você pode usar uma semente DWG para criar um arquivo DWG ou uma semente DGN para criar um arquivo DGN. Em ambos os pacotes de software, o arquivo novo resultante será baseado na semente/modelo. Isto aplica-se somente à criação de um arquivo novo usando o comando Arquivo > Novo. Se você seleciona Arquivo > Salvar como, você ainda cria um arquivo novo mas não é baseado em uma semente/modelo; é baseado no arquivo que está sendo salvo.

    Ao salvar (converter) arquivos de um formato para outro, você também usa o comando Arquivo > Salvar como. Os conteúdos do arquivo novo são idênticos aos conteúdos do arquivo que está sendo salvo.

    Na conversão, as configurações que não existem no formato original podem ser necessárias para o formato resultante. Por exemplo, o MicroStation tem Unidades de trabalho, e o AutoCAD tem uma única unidade do desenho. Embora similares, não são as mesmas. Ao salvar um arquivo DWG em DGN, por exemplo, há configurações que usarão Unidades de trabalho para o arquivo DGN convertido de um arquivo semente DGN especificado, porque um arquivo DGN deve ter Unidades de trabalho.

    Para configurações como estilos de dimensão ou estilos de texto ambos os tipos de arquivo têm configurações equivalentes, assim somente os estilos de dimensão ou de texto contidos no arquivo DWG serão salvos no arquivo DGN novo.

    Ao converter arquivos de um formato a outro, a regra geral é que qualquer coisa que não existe no formato original mas é necessária no formato resultante será tomada do arquivo semente. Durante a conversão, nenhuma informação extra será criada.

    Este uso do arquivo semente é diferente das versões passadas, quando as informações do MicroStation eram exportadas para o AutoCAD e ao exportar o arquivo semente eram usadas para criar o DWG novo. No V8.5, contudo, este não é o caso. O formato de arquivo DWG é um subconjunto do formato de arquivo DGN, então o software está transformando dados existentes e não cria na verdade um arquivo novo.

    Se você tem um conjunto de padrões que os arquivos DWG resultantes precisam atender, como estilos de dimensão ou estilos de texto específicos que precisam existir em todos os arquivos DWG, estes estilos podem ser criados em um arquivo DGNLib e ser usado em todos os arquivos em seu WorkSpace ou WorkSet.

    Se você não deseja usar arquivos DGNLib, os estilos de dimensão e de texto podem ser importados no arquivo DGN antes de salvar para DWG. Uma outra opção é importar os estilos de dimensão ou de texto no DWG no AutoCAD depois de usar o comando Arquivo > Salvar como.

  • Quando eu salvo um arquivo DGN em um arquivo DWG, as fontes RSC são salvas como fontes SHX. Por que isto acontece? — As fontes RSC não precisam ter os símbolos Grau, Diâmetro e Mais/Menos definidos na fonte para que as dimensões angulares e de diâmetro sejam exibidas corretamente. Contudo, o AutoCAD precisa que estes símbolos estejam presentes na fonte. Além disso, os símbolos precisam estar presentes em lugares fixos. A seguinte tabela mostra onde estes símbolos precisam estar presentes:
    Caractere SHAPE 10 UNIFONT
    Grau 127 176
    Mais/Menos 128 177
    Diâmetro 129 216, 248 & 8709

    Estes lugares podem já ter caracteres de forma que os caracteres existentes devem ser movidos para lugares vazios. Por exemplo, a maioria das fontes fornecidas do MicroStation têm símbolos de fração 33/64 e 35/64 nos lugares 176 e 177. Você deve mover os glifos 33/64 e 35/64 para outro lugar. Para fontes do MicroStation, mova-as para os lugares 192 & 193.

    Contudo, o MicroStation não sabe sobre a característica de fontes RSC personalizadas definidas pelo usuário e não pode executar este remapeamento. Por exemplo, suponhamos que um usuário altere uma fonte fornecida do MicroStation (com frações em B0 e B1) e adicione caracteres novos nos locais 192 e 193. O MicroStation substituiria esses caracteres se este remapeamento fosse executado para fontes RSC definidas pelo usuário e fornecidas do MicroStation. O MicroStation não faz este remapeamento para fontes definidas pelo usuário, mas somente para fontes fornecidas pelo MicroStation.

    Quando os símbolos da dimensão são colocados usando fontes do usuário e os arquivos são salvos em DWG, os símbolos não aparecem corretamente no DWG. O problema pode ser corrigido usando uma variável de ambiente MS_RSCFONTDATA. A variável de ambiente fornece uma maneira para que os usuários definam este remapeamento para fontes personalizadas. Também fornece uma maneira de substituir o comportamento para fontes fornecidas do MicroStation.

    O formato da variável de ambiente é como segue:

    Set MS_RSCFONTDATA=fontName, degreeFont, degreeLocation, newReplacedDegSymLocation, plusminusFont, plusMinusLocation, newReplacedPMSymLocation, diaFont, diaLocation, newReplacedDiaLocation

    Nome do parâmetro Descrição
    fontName A fonte para a qual este remapeamento se aplica.
    degreeFont A fonte da qual o símbolo de grau precisa ser extraído. As fontes definem símbolos de maneiras diferentes. Para inserir o símbolo de grau em 127, o MS precisa saber como o símbolo se parece. Precisa a geometria do símbolo. Este parâmetro define a fonte da qual extrair a geometria do glifo. Por exemplo, V8 usa os símbolos de grau no lugar 176 na fonte 106 (INTL_ISO_EQUAL) como o símbolo de grau padrão. Se você quer usar a fonte de grau padrão, defina este valor para -1.
    degreeLocation O lugar no degreeFont do qual extrair o símbolo de grau. Por exemplo, V8 usa os símbolos de grau no lugar 176 na fonte 106 (INTL_ISO_EQUAL) como o símbolo de grau padrão. Se você quer usar a fonte de grau padrão, defina este valor para 0.
    newReplacedDegSymLocation Como o símbolo de grau ocupa agora o lugar 127 (ou o lugar 176), o símbolo original precisa ser movido para um lugar onde nenhum símbolo exista. Por exemplo, as fontes do MicroStation não têm um símbolo definido no local 192 (192). Portanto, movemos o símbolo original no lugar 127 (ou 176) para o lugar 192. Defina este para 0 se nenhum símbolo está presente no lugar 127 (ou 176).
    plusminusFont A fonte da qual se extrai o símbolo plusminus. O MicroStation usa o símbolo 177 da fonte 106 (INTL_ISO_EQUAL).
    PlusminusLocation O local em plusMinusFont do qual se extrai o símbolo. O MicroStation usa o símbolo 177 da fonte 106 (INTL_ISO_EQUAL).
    newReplacedPMSymLocation O lugar para mover o símbolo original. Para fontes do MicroStation movemos o símbolo para o local 193. Defina este para 0 se nenhum símbolo está presente no local 128 (ou 177).
    diaFont A fonte da qual se extrai o símbolo de diâmetro. O MicroStation usa o símbolo 216 da fonte 106 (INTL_ISO_EQUAL).
    diaLocation O local em diaFont do qual se extrai o símbolo. O MicroStation usa o símbolo 216 a partir da fonte 106 (INTL_ISO_EQUAL).
    newReplacedDiaSymLocation O lugar para mover o símbolo original. Para fontes do MicroStation movemos o símbolo para o local 194. Defina este para 0 se nenhum símbolo estiver presente no local 129 (ou 216).

    Uma definição de exemplo para esta variável para a fonte ENGINEERING é a seguinte: Set MS_RSCFONTDATA=ENGINEERING,3,94,192,3,200,193,-1,0,0

    Para esta configuração, o símbolo de grau é extraído da fonte 3 (ENGINEERING) e do lugar 94 (símbolo de grau na fonte ENGINEERING) e colocado no lugar 176 (já que ENGINEERING é exportado como fonte UNICODE). O símbolo 33/64 é movido para o lugar 192, que não tinha originalmente nenhum símbolo. O símbolo mais/menos é extraído fonte 3 (ENGINEERING) lugar 200 (símbolo mais/menos) e colocado no lugar 177. O símbolo 35/64 é movido para o lugar 193, que não tinha originalmente nenhum símbolo. O símbolo do diâmetro é extraído da fonte padrão 106 (INTL_ISO_EQUAL) e do lugar padrão (lugar 216) e colocado no lugar 216 na fonte ENGINEERING.SHX. Como não havia nenhum símbolo no lugar 216 na fonte ENGINEERING RSC, nenhum movimento adicional é necessário.