Ajuda MicroStation CONNECT Edition

Usando Modelos de Desenho

O conceito básico de modelos de desenho é que um "assunto" é composto de muitos designs diferentes em uma única composição de desenho.

Um assunto de exemplo a usar é uma casa. Se você tem arquivos separados para piso, telhado, e paredes, você pode ter três pessoas trabalhando neles simultaneamente. Para fazer isto, você referencia em informações complementares conforme sua necessidade. Neste exemplo a pessoa que trabalha em paredes quer referenciar no piso. Quando há piso suficiente para fazer suas decisões, ela pode começar colocando paredes. A pessoa que trabalha no telhado pode estar mais interessada nas paredes do que no piso. Pode até mesmo desativar a referência ao arquivo do piso.

Há uma sequência lógica ao assunto casa porque você projeta o piso, então as paredes, então o telhado. Contudo, o telhado afeta as paredes e o piso quando é mais adiante. Quando o telhado é projetado, é a espessura que precisa ser projetada, assim como as paredes podem precisar aumentar de tamanho ou mover-se, e o piso pode precisar mudar para suportar os afastamentos e o espaço desejados. Os modelos interagem e influenciam uns aos outros à medida que se tornam mais preenchidos.

O que isto tem a ver com a única referência no modelo de desenho? Embora seja perfeitamente possível referenciar informações complementares ao modelo de desenho, estas informações não fazem parte de um modelo centralizado e não aparecerão em outros desenhos. Suponhamos que alguém tem um modelo 3D de um local que mostra a situação do terreno onde nossa pequena casa está localizada, e suponhamos que criamos um modelo de desenho da planta baixa. Se nós referenciamos uma visualização superior do local em nosso modelo de desenho da planta baixa, esta não é uma prática recomendada.

Por quê? Se você cria uma seção nesse modelo de desenho da planta baixa, você verá somente a casa ou o local, mas não ambos compostos juntos. Isto é porque eles ainda estão em mundos separados. Você poderia mover a referência do local onde quisesse no desenho 2D, girá-la para o lugar errado e dimensioná-la. Você nem sequer sabe se o local está na elevação correta; você apenas vê a visualização superior 2D dela.

A maneira recomendada de fazer isto é referenciar o local, piso, paredes, e telhado em uma composição de desenho 3D de forma que haja uma fonte de verdade e os designs são compostos corretamente. Criando visualizações nesta composição de desenho, você centralizou o controle do que você vê. Você também pode criar mais composições de desenho se desejado.

Em um modelo de desenho, a referência é anexada em uma escala 1:1. Devido a isto, fazer mudanças a seu modelo é mais fácil no modelo de desenho do que no modelo da folha.

Quando um modelo do desenho 3D é diretamente referenciado a um modelo de desenho, você pode definir a exibição de arestas visíveis da referência para Em cache. A opção Arestas visíveis em cache armazena as arestas para um anexo do desenho ou da folha em um cache inteligente que associa as arestas com sua geometria subjacente. Quando um anexo é definido como Em cache, executa um instantâneo da geometria quando o cache foi gerado. A exibição de arestas visíveis em cache não mudará para refletir as mudanças modelo até que o cache seja recarregado.

Nota: Na Composição do desenho, embora opcional, usar modelos de desenho é recomendado.


Neste exemplo, três designs são referenciados em uma composição de desenho.

Propriedades de um Modelo de Desenho

Algumas das propriedades importantes de um modelo de desenho são:

  • Um modelo de desenho é sempre 2D.
  • Ele não tem um limite da folha.
  • A cor de fundo padrão de um modelo de desenho é cinza.
  • Uma referência anexada a um modelo de desenho é coincidente 1:1 .
  • Os limites de desenho não devem ser colocados em um modelo de desenho porque seus campos não podem ser atualizados.
  • Anotações podem ser colocadas em um modelo de desenho.
  • Um modelo de desenho suporta colheita.
  • Recorte e completo suporte para estilos de exibição.
  • Capacidade para pré-especificar a escala de detalhe de um modelo de desenho. Quando um modelo de desenho é anexado a uma folha, escala de anotação do desenho do modelo é usada como escala de detalhe do acessório padrão.
  • Cada modelo de desenho deve conter somente uma vista salva anexada. O modelo de desenho atua como um contêiner para anotações específicas a esta vista salva. Se você quer colocar mais de uma vista salva em uma folha, você deve criar um modelo de desenho separado para cada vista salva.