Ajuda MicroStation CONNECT Edition

Níveis

MicroStation níveis são as mesmas que as camadas DWG. No MicroStation, os níveis podem ser identificados com nomes e números de nível, mas no formato do arquivo DWG, as camadas são identificadas somente com nomes.

Uma outra diferença em arquivos DGN e DWG é a maneira como a exibição de níveis (camadas) é controlada. No MicroStation, cada vista pode ter sua própria configuração de exibição, ou os níveis podem ser exibidos globalmente por todo o arquivo. No AutoCAD, as camadas são exibidas somente globalmente — afetam todos os viewports. (Um viewport é análogo a um anexo de referência.)

Trabalho com níveis que serão salvos em arquivos DWG

Ao trabalhar com um arquivo DGN que será salvo como um arquivo DWG:

  • Use nomes de nível em vez de números de nível, já que números de nível não são suportados em arquivos DWG.
  • Para definir como os níveis são convertidos para camadas, use opções nas guias Geral e Remapear na caixa de diálogo Opções para salvar DWG/DXF.
  • Para controlar a exibição dos níveis, use filtros de nível. Os filtros de nível são análogos aos filtros de camada DWG. O MicroStation suporta filtros de camada em arquivos DWG do AutoCAD 2000 e de algumas versões posteriores. Dentro do MicroStation, você também pode criar, editar e salvar os filtros de camada para arquivos DWG. Filtros da camada são carregados quando um arquivo DWG é aberto, e as mudanças são escritas novamente quando o arquivo é salvo.
  • Para controlar a vista dos elementos nos níveis selecionados, use o diálogo Exibição de nível. Se quiser congelar elementos nos níveis, selecione Congelamento global. Também é possível controlar a exibição de nível com os modos Exibição global ou Exibir Modo de Visualização.

    Alternativamente, você pode usar o diálogo Gerente de nível para controlar a vista do elemento e configurações de congelamento nível por nível.

  • Ao salvar a um arquivo DWG, você pode escolher omitir a geometria em níveis congelados. Para fazer isto, desligue a opção Camadas congeladas na guia Opções para salvar DWG/DXF, Filtro.
  • Qualquer uma das configurações de simbologia do elemento (cor, espessura da linha e estilo de linha) pode ser definida assim como o valor de ByLevel, que é similar ao ajuste ByLayer no AutoCAD. Quando um elemento que usa configurações de simbologia ByLevel é colocado em um nível, ele usa as configurações de simbologia atribuídas a esse nível.

    Para controlar as configurações de simbologia para cada nível, use o diálogo Gerente de nível. Para ser consistente com o formato do arquivo DWG, sempre defina a simbologia para ByLevel, pois o AutoCAD não tem uma configuração similar a Substituições.

Nota: Arquivos DWG geralmente usam a configuração ByLayer, já que este foi o método do padrão para configurar a aparência dos objetos por muitos anos.

Trabalho com níveis no modo de trabalho DWG

No modo de trabalho DWG:

  • Os níveis só podem ser identificados por nomes, não números, já que números de nível não são compatíveis com arquivos DWG.
  • Para controlar como os níveis são exibidos, use a caixa de diálogo Exibição de nível. No modo de trabalho DWG, você pode usar o modo Exibição global, ou optar por congelar elementos com o modo de Congelamento global ou Congelamento da viewport.

    Alternativamente, você pode usar o diálogo Gerente de nível para controlar globalmente a vista do elemento e configurações de congelamento nível por nível.

  • A simbologia do elemento (cor, espessura da linha e estilo de linha) pode ser definida ByLevel, que é similar ao ajuste ByLayer no AutoCAD. Quando você coloca um elemento em um nível, ele usa a cor, espessura da linha e estilo de linha atribuído a esse nível.

    Para controlar as configurações de simbologia para cada nível, use o diálogo Gerente de nível. No modo de trabalho DWG, a simbologia é ajustada sempre como ByLevel; substituições não são permitidas.