Ajuda MicroStation CONNECT Edition

Diretrizes de fluxo e diretrizes de variável

As diretrizes de fluxo controlam a maneira como o produto processa arquivos de configuração. As diretrizes de fluxo começam sempre com %. As seguintes diretrizes de fluxo estão disponíveis:

Diretriz de fluxo Sintaxe Significado
%include %include<filespec> Inclui um ou mais arquivos de configuração antes de continuar com a linha seguinte nesse arquivo de configuração. <filespec> pode especificar um único arquivo ou pode incluir caracteres-curinga de convite para incluir muitos arquivos. <filespec> pode conter uma Variável de Configuração. Por exemplo:

%include $(_USTN_WORKSPACECFG)

%include<filespec> level <levelspec> A diretriz %include pode incluir um nível da Variável de Configuração no qual as atribuições no arquivo incluído são aplicadas (até que outra diretriz de nível seja encontrada). Por exemplo:

%include $(_USTN_ROLECFG) level Role

%if %if <expression> Se <expression> for verdadeiro, continue na linha seguinte; caso contrário, passe para a declaração %else, %elif ou %endif correspondente. Veja Operadores para a sintaxe de <expression>. Por exemplo:

%if $(PHASE)=="Final"

%ifdef %ifdef<cfgvar> Se <cfgvar> estiver definido, continue na linha seguinte; caso contrário, passe para a declaração %else, %elif ou %endif correspondente. Por exemplo:

%ifdef _USTN_ROLECFG

%ifndef %ifndef<cfgvar> Se <cfgvar> não estiver definido, continue na linha seguinte; caso contrário, passe para a declaração %else, %elif ou %endif correspondente. Por exemplo:

%ifndef MS_DEF

%else %else Uma declaração %if, %ifdef ou %ifndef que se verifique falsa continua na linha seguindo uma declaração %else correspondente, se houver.
%elif %elif <expression> Uma declaração %if, %ifdef ou %ifndef que se verifique falsa continua sendo verificada <expression> na primeira declaração %elif correspondente, e depois continue a processar na próxima linha se a expressão for verdadeira ou passa para a próxima declaração %elif, %else ou %endif correspondente. Por exemplo:

%elif defined (MS_RFDIR)

%endif %endif A declaração que indica o fim do bloco condicional para uma declaração %if, %ifdef ou %ifndef.
%echo %echo<message> Mostra os conteúdos de <message> na janela de texto do MicroStation e continua a processar. Por exemplo:

%echo $(MS_DEF)

%error %error<message> Faz o processamento parar, relatando os conteúdos de <message> como o erro. Por exemplo:

%error unexpected value

Diretrizes de variáveis

As seguintes diretrizes de variáveis são suportadas:

Diretriz de variáveis Sintaxe Definição
%lock %lock<cfgvar> Trava a Variável de configuração<cfgvar> de modo que não possa ser alterada.
%undef %undef<cfgvar> Rejeita o valor da Variável de configuração e configura como indefinido.
%level %level<newLevel> Especifica o nível no qual qualquer definição seguinte da Variável de configuração deve ser aplicada. O <newlevel> argumento deve ser um dos seguintes:
  • Sistema
  • Aplicativo
  • Organização
  • WorkSpace
  • WorkSet
  • Função
  • Usuário
Nota: Os argumentos acima nao diferenciam maiúsculas e minúsculas.