Ajuda MicroStation CONNECT Edition

Fazendo anexos de referências portáteis

Um anexo da referência que especifique o arquivo DGN que contém o modelo anexado por seu caminho completo (absoluto) não é portátil através de diretórios, WorkSet e dos sistemas conectados. Os administradores podem impedir o armazenamento de caminhos completos em dados do anexo ajustando a variável de configuração MS_DISALLOWFULLREFPATH. Você pode tomar medidas adicionais para certificar-se de que seus anexos de referência são portáteis:

  • Se você não espera que a estrutura de diretório interno do WorkSet mude, a melhor maneira de garantir mobilidade ao anexar referências é ativar Salvar caminho relativo no diálogo Anexar referência. Isto faz com que os caminhos relativos aos arquivos DGN que contêm modelos anexados sejam salvos como dados do anexo no arquivo DGN aberto.
  • Se você tiver certeza de que a estrutura de diretório interna de WorkSet não vai mudar, você pode ajustar a variável de configuração MS_ALWAYSRELATIVEREFPATH. Quando esta variável de configuração é ajustada, o MicroStation sempre ativa a caixa de verificação Salvar caminho relativo e desativa a caixa, de modo que ela não pode ser desligada.
  • Se a estrutura de diretório do WorkSet estiver fluindo, ou se os arquivos DGN forem compartilhados entre WorkSet, usar caminhos relativos não oferece flexibilidade suficiente para garantir a mobilidade de seus anexos de referência. Nestas situações, você deve definir a variável de configuração MS_RFDIR ou uma variável de configuração personalizada para especificar o diretório no qual as referências residem, e anexar as referências usando esta variável de configuração. O nome da variável de configuração, mas não sua definição, é salvo como dado do anexo. Se os arquivos do WorkSet forem movidos, por exemplo, para outro diretório ou um servidor de arquivos, a única mudança necessária é redefinir a variável. Definir várias variáveis de configuração personalizadas, como variáveis específicas do WorkSet ou dados específicas de tipo, fornece uma flexibilidade ainda maior.
Dica: Você pode combinar as técnicas acima - ou seja, especificar o lugar de um arquivo DGN que contenha uma referência anexada com uma variável de configuração e um caminho relativo.