Ajuda MicroStation CONNECT Edition

Propriedades da ferramenta

Para cada ferramenta que você adiciona ao arquivo DGN aberto, você deve decidir quais propriedades ela terá e você deve definir estas propriedades. Você pode adicionar quantas propriedades forem necessárias a uma ferramenta. Uma vez que as propriedades são adicionadas a uma ferramenta, elas aparecem no painel Propriedades quando a ferramenta é selecionada. Quando você adiciona uma nova ferramenta, ela tem as seguintes propriedades padrão:

  • Linha de comando — Definido como "nulo"
  • Texto do balão — Definido como "Nova ferramenta"
  • Modelo associado — Definido como "Usar configuração atual"
  • Caminho de modelo — Definido como "Nenhum"
  • Ícone — Definido como o ícone Nova ferramenta
  • Apresentação da ferramenta — Definido como "Ícone + Etiqueta"
  • Tipo de ferramenta — Definido como "Padrão"
  • Dimensão — Definido como "Ambos"

Se você copia uma ferramenta existente para adicionar uma nova, a nova ferramenta usa as propriedades da ferramenta copiada. Você pode adicionar, alterar, e excluir propriedades da ferramenta do arquivo DGN aberto. Ao adicionar propriedades a uma ferramenta você pode escolhê-las das seguintes categorias:

  • Configurações do arquivo de desenho — Inclui configurações de ferramentas para snaps, ângulos, bloqueios de grade, string de linhas de fluxo e curvas, e outros.
  • Configurações de bloqueio — Inclui as configurações de ferramentas que ativam ou desativam diferentes tipos de bloqueios.
  • Configurações gerais — Inclui configurações de ícone, apresentação de ferramenta, tipo de ferramenta, e dimensão.
  • Dados de comando — Inclui configurações de linha de comando, texto do balão, e modelo.
  • Configurações de itens da caixa de diálogo — Você pode usar estas propriedades para definir as configurações de ferramentas.
Nota: Você não pode mudar as propriedades de algumas ferramentas que você pode copiar de Ferramentas do aplicativo para o arquivo DGN aberto. Estas ferramentas ativam o processamento em um aplicativo MDL; consequentemente, elas não têm uma propriedade da linha de comando e suas outras propriedades não podem ser mudadas quando você as copia ao arquivo DGN aberto. Alguns exemplos são Atributos da vista ferramenta e a maioria das ferramentas no grupo de ribbon Primário.

O seguinte é uma lista de propriedades que podem ser adicionadas a uma ferramenta personalizada. As propriedades que precisam ser definidas para uma ferramenta personalizada tem um asterisco antes do seu nome. Nem todas as propriedades são exibidas por padrão.

Propriedades da ferramenta
Configurações do arquivo de desenho Divisor de snap do ponto principal  
  Incremento do eixo  
  Ângulo inicial do eixo O ângulo inicial da trava do eixo.
  Ângulo ativo  
  Sobreposição de snap  
  Modo de snap  
  Unidade da grade  
  Referência da grade  
  Arredondamento do bloqueio da unidade Campo Distância relativo aos bloqueios da unidade.
  Incremento de valor  
  Tamanho da aba para o comando INCLUIR  
  Delta do fluxo  
  Tolerância do fluxo  
  Ângulo do fluxo  
  Área do fluxo  
  Configuração da grade As escolhas são Ortogonal ou deslocamento. Se você quer os pontos de grade alinhados isometricamente, escolha Deslocamento e defina o aspecto da grade para 0.2886751346.
  Aspecto da grade  
  Ângulo da grade O ângulo de rotação da grade; um valor entre 0 e 360 graus.
  Orientação da grade  
  Modo de acabamento da superfície O tipo especificado ao colocar paralelepípedos, esferas, cilindros, cones, toroides, e cunhas. Se definido como “Limite”, eles são considerado sólidos. Se definido como “Sem limite”, eles são considerados superfícies.
  Biblioteca de células  
  Razão de arredondamento da trava de unidade Define o arredondamento do bloqueio da unidade multiplicando este valor vezes o valor do arredondamento do bloqueio da unidade. Se este valor é zero e o bloqueio da unidade está ativado, o aspecto da grade é usado.
  Dimensão compatível com IGDS  
  Multilinha compatível com IGDS  
  Plano isométrico  
Travas Associação  
  Snap  
  Grade  
  Unidade  
  BoreSite  
  Ângulo  
  Nó do texto  
  Eixo  
  Escala  
  Grupo gráfico:  
  Nível  
  Sobreposição da fence  
  Corte da fence  
  Fence vazia  
  Alongar células  
  Plano ACS  
  Isométrica  
  Profundidade  
  Escala da anotação  
  Mostrar definições de células compartilhadas e paramétricas  
  Células em escala real  
Configurações gerais * Ícone Quando você adiciona uma nova ferramenta, ela usa o ícone Nova ferramenta por padrão. Você pode mudar este ícone para um arquivo no arquivo DGN aberto, um arquivo bitmap importado (arquivo BMP), um arquivo de ícone importado (arquivo ICO), ou um ícone do MicroStation. Você pode usar a caixa de diálogo Importar BMP para importar arquivos bitmap em tamanhos múltiplos. Arquivos ICO importados mudam o tamanho automaticamente assim você precisa importar somente um arquivo ICO.

Se você importa um ícone das listas Importar ícones selecionados ou Importar bitmaps selecionados, ele é copiado no arquivo DGN aberto. Os ícones no arquivo DGN aberto podem ser selecionados na caixa de diálogo Definir ícone para a ferramenta. Os ícones escolhidos das outras listas não são copiados ao arquivo DGN aberto porque eles já estão incluídos no software. Se um ícone é importado das ferramentas do aplicativo, o nome de sua caixa de ferramentas está adicionado ao começo de seu nome de modo que seja original da ferramenta do aplicativo.

  Apresentação da ferramenta Determina o que é apresentado para a ferramenta na caixa de ferramentas personalizada: Ícone e etiqueta (o padrão), Somente ícone, ou Somente etiqueta.
  Tipo de ferramenta Determina o comportamento da ferramenta. "Padrão" (o padrão) deixa a ferramenta ativa até que você selecione outra ferramenta. "Botão" é usado para ajustar configurações. Por exemplo, a linha de comando "co=3;lv=default;wt=2;as=1" definiria a cor ativa, o nível, a espessura da linha, e o estilo de linha.
  Dimensão Especifica se a ferramenta estará ativa em modelos DGN 2D, em modelos DGN 3D, ou em ambos (o padrão).

Se você tenta usar uma ferramenta cuja dimensão não é a mesma que a dimensão do modelo ativo, você verá que uma mensagem de erro na barra de status e ferramenta não ficará ativa.

  Mostrar/ocultar teste Determina se a ferramenta é exibida na caixa de ferramentas com base no teste selecionado neste menu suspenso. Os testes são baseados em expressões nomeadas.
  ID da ajuda Usado em implementações internas para vincular uma ferramenta personalizada a um tópico de ajuda. A sintaxe para o MicroStation é ustnhelp:MicroStation HelpStringName.

Se um ID de ajuda é atribuído, você pode clicar com o botão direito em uma ferramenta personalizada na caixa de diálogo Tarefas e selecionar Exibir ajuda.

Dados do comando * Linha de comando Inserir uma linha de comando para que a ferramenta seja executada. Você também pode definir isto como NULO.

Se uma linha de comando é definida por um aplicativo MDL, ela é precedida pelo ID da tarefa do aplicativo MDL entre parênteses. Ao copiar uma ferramenta a uma biblioteca DGN, se você quer usar a linha de comando original, certifique-se de incluir o ID da tarefa entre parênteses e a linha de comando. Se você quer ativar uma linha de comando diferente, substitua a string inteira.

Você pode usar a seguinte sintaxe para fazer uma ferramenta personalizada executar vários aplicativos MDL e linhas de comando: [taskID_1;taskID_2;] key-in_1;key-in_2;key-in_3. O número de aplicativos MDL não precisa corresponder ao número de comandos. Primeiramente, cada aplicativo MDL é carregado se já não estiver carregado; em segundo, cada linha de comando é processada.

Esta sintaxe aplica-se somente às ferramentas baseadas em biblioteca DGN.

  * Texto do balão Dica de ferramenta que aparece quando você passa o indicador sobre o ícone.
  * Modelo do associado Define o estado do ícone Ativar modelo do elemento quando a ferramenta é usada. "Sempre" ativa o ícone. "Nunca" desativa o ícone. "Usar configuração atual" não muda o estado do ícone quando a ferramenta é usada. Se o ícone está ativado e o caminho de modelo está definido, os elementos que você coloca com a ferramenta serão associados com o modelo.
  Caminho de modelo Especifica o modelo com o qual a ferramenta é associada e o grupo de modelos no qual o modelo está localizado. Você pode mudar o modelo e o trajeto ou mudá-lo para"Nenhum". Se o modelo associado está definido como "Nunca", mas um modelo e um caminho estão especificados, os elementos que você coloca usarão as propriedades do modelo mas não estarão associados com o modelo.
  Modelo padrão Você pode atribuir um modelo padrão a uma ferramenta. Se está atribuído, quando você usa a ferramenta as propriedades do modelo padrão são ativadas. Então se o modelo associado e o caminho de modelo estão definidos, as propriedades do modelo associado são aplicadas ao elemento. Se uma propriedade é especificada nos modelos associados e padrão, a propriedade do modelo associado tem a preferência. Se uma propriedade é especificada somente no modelo padrão, ela é aplicada ao elemento. Então se uma linha de comando é especificada, ela é executada, e se as configurações do item da caixa de diálogo são especificadas, elas são aplicadas ao elemento.
Configurações do item da caixa de diálogo Nome do item da caixa de diálogo Você pode adicionar configurações da ferramenta às ferramentas personalizadas. Por exemplo, você poderia criar uma ferramenta personalizada que insere linhas que são restritas a um determinado comprimento.

O nome do item da caixa de diálogo é o nome técnico da configuração da ferramenta na caixa de diálogo das configurações da ferramenta. A primeira parte do nome do item da caixa de diálogo é sempre "Configurações de ferramenta", não importa qual ferramenta está selecionada atualmente. Os nomes da caixa de diálogo e do item não diferenciam maiúsculas e minúsculas.

  Tipo Tipo para nome do item da caixa de diálogo acima. Os tipos suportados são Literal, Distância, Área, e Volume. Estes valores são convertidos das unidades de trabalho do arquivo DGN aberto para metros e armazenados em metros.
  Valor Valor para o tipo acima. Por exemplo, se sua ferramenta personalizada coloca uma linha que é restrita, um dos itens da caixa de diálogo seria o comprimento de linha, que é uma distância. O valor é um comprimento pré-definido da linha.