Ajuda MicroStation CONNECT Edition

Keyframes

Para criar uma animação keyframe, você deve especificar o local de atores e outras geometrias em determinadas posições, chamados keyframes.

O keyframing é a forma mais básica de animação. É similar àquele usado em produzir desenhos animados e não exige que os elementos estejam definidos primeiramente como atores. Aqui, você move elementos para os locais ou os quadro-chave exigidos das orientações com certeza e cria então o quadro-chave.

Você pode criar quadros-chave com o ícone Criar key frame para elementos selecionados no Pré-visualização do animador.



Alternativamente, você pode clicar no botão Criar na caixa de diálogo KeyFrames da animação, que é aberta quando você seleciona a ferramenta Caixa de diálogo de keyframes.

Depois que você cria e programa os quadros-chave, durante a pré-visualização ou a gravação, o sistema computa automaticamente os quadros entre esses quadro-chave. Historicamente, na animação dos desenhos animados, esta função in-betweening, ou chamada simplesmente de "tweening", tem sido realizada para por animadores assistentes referidos como "in-betweeners".

Onde você tem um número de elementos que devem ser colocados em "quadros-chave", pode ser muito mais conveniente defini-los primeiramente como atores. Isto deixa você colocar em quadro-chave e programar cada ator individualmente. Além disso, onde você quer mudar o movimento de somente um dos elementos, você pode trabalhar com esse elemento (ator) em isolamento.

Nota: Ao criar um quadro-chave, é muito mais eficiente incluir somente a geometria que está sendo animada.


Programar keyframes

Um keyframe pode conter muitos elementos, mas, para a eficiência, recomenda-se que você inclua somente a geometria animada em um keyframe. Onde os keyframes já estão presentes, você pode fazer script deles através do menu do botão direito na exibição em árvore da caixa de diálogo Produtor da animação.

Os keyframes in-between são computados através de um processo chamado "in-betweening" ou "tweening".

O seguinte pode ser computado:

  • Quadros in-between que envolvem movimento e rotação.
  • Versões in-between de um elemento que foi alterado.

Usar a ferramenta de pré-visualização do animador para criar e programar quadros-chave

Você pode usar a ferramenta de pré-visualização do animador para rapidamente criar e programar quadros-chave. Quando você usa este método, você tem duas opções para a nomeação dos quadros-chave. Você pode deixar o sistema dar aos quadros-chave um nome padrão, ou pode ativar Prompt para nome de keyframe na caixa de diálogo Configurações de animação. Com a configuração ativada, você será alertado para um nome do quadro-chave cada vez que você clicar no ícone Criar quadro-chave para itens selecionados.

Se necessário, você pode mudar os nomes dos quadros-chave na caixa de diálogo KeyFrames da animação. Outras configurações para os quadros-chave podem ser editadas clicando duas vezes no Painel de storyboard da caixa de diálogo Produtor da animação.

Keyframing de uma hierarquia de atores

Se uma hierarquia dos atores é keyframed, os quadros no meio são calculados com as relações hierárquicas entre os atores mantidos.

Uma animação pode incluir muitos quadros-chave com atores diferentes em cada um, então não é necessário incluir toda a geometria animado em cada quadro-chave.

Nota: Se uma animação inclui muitos atores que se movem independentemente um outro do outro, os atores podem ser colocados em quadros-chave separados e programados independentemente. Isso pode simplificar muito a tarefa de criação de script de animações complexas.