Ajuda MicroStation CONNECT Edition

Controle de movimento paramétrico

O controle de movimento paramétrico é a especificação da posição e orientação dos agentes em uma sequência da animação em função do tempo. Os parâmetros são definidos no diálogo Parâmetros de animação, que são abertos selecionando Ferramentas > Parâmetros no diálogo Produtor da animação.

A animação de montagens complexas pode ser muito difícil com keyframing. Nesses casos, você pode usar o controle de movimento paramétrico, que deixa você especificar a posição da geometria e a orientação em função do tempo. Esta é uma alternativa atrativa, particularmente quando você conhece as equações de movimento. Um grupo de variáveis e funções integradas está disponível para ajudar a definir essas equações. Além disso, você pode definir variáveis novas, com base nas variáveis integradas ou qualquer variável definida pelo usuário.

O movimento paramétrico é definido em relação aos eixos do ator, que são definidos quando o ator é criado. Durante a criação do script, o movimento paramétrico é definido em relação aos números do quadro.

Nota: O controle de movimento paramétrico pode ser executado somente nos elementos que foram definidos como atores.


O movimento paramétrico é definido na criação de script de um ator. Aqui, na caixa de diálogo Script do ator, a rotação sobre o eixo Z foi definida como 5° pelo quadro.

Script de Movimento paramétrico

O controle de movimento paramétrico é especialmente útil nestas situações:

  • Para animar montagens complexas, o que é muito difícil apenas com keyframing.
  • Quando as equações de movimento são conhecidas.

É possível criar script de movimento paramétrico para um ator que vai acontecer enquanto o ator se move ao longo de um caminho. O movimento ao longo de um caminho tem seu script criado com a ferramenta Definir caminho do ator.

Para facilitar definir equações de movimento, um grupo de variáveis e funções incorporados é fornecido. Adicionalmente, você pode definir parâmetros personalizados com base nas variáveis incorporadas ou em qualquer variável que tenha sido definida previamente.

Definindo parâmetros Personalizados

Muitas vezes os mesmos parâmetros são usados em várias equações de movimento em modelos diferentes. Você pode ganhar tempo usando variáveis incorporadas e funções para definir parâmetros personalizados. Assim que você define um parâmetro personalizado, você pode fazer referência a ele por nome ao criar scripts de atores.

Por exemplo, considere um parâmetro personalizado, nomeado revolution, definido como segue:

360/maxFrame*frame

Um ator cujo movimento tem um script como revolution faz uma rotação completa durante a sequência da animação, independentemente de quantos quadros sejam usados. Isto é determinado da seguinte forma: dividir 360(graus) pelo número total de quadros (maxFrame), dá as rotações por quadro. Isto, por sua vez, é multiplicado pelo número do quadro atual (frame).

Operadores matemáticos podem ser aplicados aos parâmetros personalizados da mesma forma em relação a variáveis incorporadas. Continuando com o exemplo, ao criar o script de um ator para girar, você poderia usar o seguinte:

2*revolution— para girar o ator 720°

revolution/2 — para girar o ator 180°

Cada parâmetro personalizado recentemente definido é armazenado no script ativo junto com as próprias entradas do script. Você pode então incluir este script em outros scripts. Onde você tem parâmetros de uso geral, você pode colocá-los em um arquivo DGN separado e então importá-los conforme necessário.

Revendo valores de parâmetro

Ao rever ou eliminar erros do seu script de animação, você pode recuperar os valores atuais dos parâmetros. O comando ANIMATOR PARAMETER DUMP produz em uma janela de texto de depurador os valores atuais para quaisquer parâmetros usados pela sequência. Você pode usar esta inserção de dados para qualquer tempo/número de quadros.

Criar/importar Parâmetros Personalizado de uso geral

Parâmetros Personalizados que foram criados em outros modelos podem ser importados no modelo atual. Eles podem ser do DGN ativo, onde os parâmetros foram criados em outros modelos, ou podem ser importados de um outro arquivo DGN.

Este mesmo procedimento pode ser usado para armazenar parâmetros personalizados de uso geral em um arquivo DGN separado, pronto para importar como necessário em outros modelos. Isto deixa você criar uma "biblioteca" de parâmetros de animação e salvar, tendo que recriá-los cada vez em modelos novos ou em arquivos DGN.

Para importar parâmetros de um outro arquivo DGN, use a inserção de dados: ANIMATOR PARAMETER IMPORT <file_name>.

Quando você importa parâmetros, todos os parâmetros de todos os modelos no arquivo DGN são importados.