Ajuda MicroStation CONNECT Edition

Definir ponto monumento



Utilizada para associar uma localização geográfica a um ponto de monumento em um modelo.

Você pode acessar esta ferramenta da seguinte forma:

  • Ribbon: Desenho > Utilitários > Referência Espacial > Capturar imagem do Google Earth
  • Caixa de Ferramenta: Referência Espacial

Os monumentos de marcadores são simplesmente células nomeadas "KmlPlacemark" com campos de dados de entrada que exibem o nome, a longitude, a latitude, e a altura do monumento. A origem da célula representa o lugar do marcador no modelo. Vários marcadores podem ser inseridos, e você pode utilizar a configuração de escala ativa para controlar o tamanho das células de marcadores.

Como eles são elementos de célula padrão, a localização de seu arquivo de desenho pode ser alterada simplesmente movendo as células. Similarmente, os valores de longitude, latitude, e altitude também podem ser alterados diretamente editando os elementos de texto apropriados. A célula do marcador está localizada no modelo KMLPlaceMark do SystemCells.dgnlib.

Você pode visualizar as propriedades dos marcadores na aba Propriedades do marcador da caixa de diálogo Propriedades .

Para remover todas as células de marcador em um modelo, você pode utilizar o comando GOOGLEEARTH PLACEMARK DELETE.



A janela de configurações da ferramenta Definir ponto monumento quando a Fonte é selecionada é Arquivo de marcador do Google Earth



A janela de configurações da ferramenta Definir ponto monumento quando a Fonte é selecionada é Valores de longitude e latitude



A janela de configurações da ferramenta Definir ponto monumento quando a Fonte é selecionada é Coordenadas cartesianas



A janela de configurações da ferramenta Definir ponto monumento quando a Fonte é selecionada é Sistema de posicionamento global (GPS)



A janela de configurações da ferramenta Definir ponto monumento quando a Fonte é selecionada é Referência com Sistema de coordenadas geográficas

SettingDescription
Fonte Lista as fontes para o marcador. As seguintes fontes estão disponíveis:
  • Arquivo de marcador do Google Earth — permite que você associe uma localização geográfica de um arquivo de marcador do Google Earth a um ponto de monumento em um modelo. Para utilizar esta opção, você deve ter criado um arquivo de marcador do Google Earth e então tê-lo salvo como um arquivo de tipo KML.
  • Valores de longitude e latitude — permite que você insira valores de longitude e latitude diretamente na janela de configurações da ferramenta e também selecione o datum. Este modo de marcador é apropriado quando você tem a longitude e a latitude de cantos da construção ou de outras feições identificáveis em seu desenho.
  • Coordenadas cartesianas — permite que você insira valores de Leste e Norte em um sistema de coordenadas geográficas dado. Este modo da marcador é apropriado quando você tem as coordenadas em um plano do estado (ou no sistema de coordenadas geográficas similar) de cantos da construção ou outras feições identificáveis em seu desenho.
  • Sistema de posicionamento global (GPS) — lê um dispositivo GPS e utiliza as coordenadas que ele fornece como longitude e latitude para um marcador. Para utilizar esta opção, você deve primeiramente iniciar a interface do Sistema de Posicionamento Global (GPS) do MicroStation utilizando a ferramenta GPS na caixa de ferramenta Geográficos.
  • Referência com Sistema de coordenadas geográficas — permite que você selecione uma referência anexada que tenha um sistema de coordenadas geográficas.

Outras opções na janela de configurações da ferramenta mudam segundo o tipo de fonte selecionado.

GOOGLEEARTH PLACEMARK DEFINE FILE
GOOGLEEARTH PLACEMARK DEFINE DATUM
GOOGLEEARTH PLACEMARK DEFINE CARTESIAN
GOOGLEEARTH PLACEMARK DEFINE GPS
GOOGLEEARTH PLACEMARK DEFINE REFERENCE
Ativo (Arquivo de marcador do Google Earth somente) Exibe o nome da marcador atualmente ativo; o menu de opção permite que você selecione um marcador diferente.
Procurar marcador (Arquivo de marcador do Google Earth somente) Abre a caixa de diálogo Selecionar arquivos de marcadores, que permite que você selecione um arquivo de marcador.
Datum (Valores de longitude e latitude somente) Selecionar o Datum para o marcador. Se o Datum selecionado é diferente de WGS84 (o padrão), a janela de configurações da ferramenta exibe os valores de longitude e latitude de WGS84 que são calculados a partir da Longitude e Latitude inseridas nos respectivos campos.
Longitude (Valores de longitude e latitude e GPS somente) Digite o valor da longitude para o marcador.
Latitude (Valores de longitude e latitude e GPS somente) Digite o valor da latitude para o marcador.
Elevação (Valores de longitude e latitude e GPS somente) Digite o valor da elevação para o marcador.
Nome do marcador Digite o nome para o marcador.
Nome do arquivo GCS (Coordenadas cartesianas somente) Exibe o sistema de coordenadas selecionado. Clicar no ícone Procurar ao lado dele abre a caixa de diálogo Selecionar Sistema de Coordenadas Geográficas. Você pode selecionar o sistema de coordenadas geográficas nesta caixa de diálogo.
Leste Digite o valor de Leste para o marcador.
Norte (Coordenadas cartesianas somente) Digite o valor de Norte para o marcador.
Leituras para média (GPS somente) Digite o valor de leituras para média. Esta configuração é fornecida para minimizar os erros devido ao "ruído" nas leituras do GPS. Deve estar entre 1 e 20.
Referência (Referência com Sistema de coordenadas geográficas somente) Selecionar a referência com sistema de coordenadas geográficas
Referência orientada corretamente (Referência com Sistema de coordenadas geográficas somente) Se desativado, a referência da fonte geográfica é anexada arbitrariamente (por exemplo, coincidentemente). Indica que os dados no arquivo mestre não estão alinhados corretamente com os dados no arquivo de referência, e assim dois pontos de dados são necessários. O primeiro ponto de dados é utilizado para identificar uma feição conhecida no arquivo de referência. A longitude e a latitude do marcador são calculadas deste ponto. O segundo ponto de dados é utilizado para identificar a mesma feição no arquivo mestre e posicionar o marcador.

Se ativado, o MicroStation supõe que as feições no arquivo mestre e no de referência já estão em alinhamento e somente um ponto de dados é necessário. Nesse ponto de dados, os valores de longitude e latitude são calculados do arquivo de referência e o marcador é posicionado no arquivo mestre.

Key-in: GOOGLEEARTH PLACEMARK DELETE