Ajuda MicroStation CONNECT Edition

Modelagem baseada no histórico

As ferramentas de modelagem paramétrica gravam configurações de entrada e geometria para cada operação. Essas operações são referidas como “operações” do elemento. Ao reter, em vez de descartar essa informação, o elemento paramétrico captura não somente a forma geométrica final, mas também o processo de desenho completo. Esse conjunto de operações que definem um elemento paramétrico geralmente é chamado de sua “Árvore de Operações”. Uma árvore de atributos atua como a linha do tempo completa do processo de modelagem com ramificação de aonde as ferramentas booleanas são usadas.

O verdadeiro poder de retenção de uma árvore de operações em elementos paramétricos está na capacidade de editar o elemento alterando algumas das operações na árvore e regenerando a geometria. Como cada operação é tipicamente definida por um conjunto de parâmetros, variar esses parâmetros pode gerar versões diferentes do elemento.

Entradas associativas

Os elementos paramétricos levam o conceito de modelagem do histórico um passo a frente preservando elementos de entradas que não são paramétricos, na medida em que tipicamente são oriundos de entradas não paramétricas. Isto pode ocorrer em diversos cenários. Os exemplos incluem a união de dois primitivos para produzir um único elemento paramétrico ou a utilização de um elemento de forma complexa como um limite para um corte ou uma protusão paramétrica. Estes elementos serão referidos como os elementos de entrada.

As ferramentas da modelagem paramétrica não alteram nem não consomem seus elementos de entrada; consequentemente podem funcionar em qualquer tipo de elemento ou objeto do aplicativo que produz a geometria apropriada. Em vez disso, eles mantêm um link ou uma associação para o elemento de entrada e reagem automaticamente a alterações na geometria do elemento de entrada. Esta associatividade torna possível continuar a editar os elementos de entrada com seu controles de edição originais ou modificando as propriedades do elemento de entrada. É assim que elementos paramétricos são atualizados para corresponder à geometria de entrada atualizada.

Nota: Por padrão, os elementos de entrada são ocultados para evitar o exibição redundante, contudo, a exibição dos elementos de entrada pode ser controlada com as ferramentas de gestão das entradas de atributos.