Ajuda MicroStation CONNECT Edition

Modelagem guiada por variável

Enquanto cada dimensão para uma feição pode ser editada individualmente, outras opções permitem que você use variáveis para definir dimensões, de modo que a edição de uma única variável possa propagar as alterações para todos os sólidos no modelo que usam essa variável. Por padrão, a cada feição são atribuídas variáveis locais para definir seus vários parâmetros. Também, você pode criar suas próprias variáveis globais, que você pode atribuir aos parâmetros de uma feição.

Levando isso mais além, você pode usar equações para vincular dimensões ou variáveis. Por exemplo, você pode querer que a largura de um paralelepípedo seja 1 metro mais um quinto de seu comprimento, e que a altura seja um terço da Largura. Atribuindo as equações apropriadas às dimensões de largura e altura, somente o parâmetro de comprimento estaria disponível para edição manual, com as duas dimensões restantes atualizadas automaticamente conforme as equações.



Criando uma equação vinculando os valores de comprimento e largura do paralelepípedo.

Neste caso, se você editou a dimensão de comprimento do paralelepípedo, sua largura e altura também serão alteradas para manter a relação definida pelas equações.



Com as largura e altura definidas pelas equações, somente o valor de comprimento está disponível para edição manual.

Direita: Resultado do aumento do valor de L — todos os 3 valores são alterados (comprimento, largura e altura) conforme as equações (paralelepípedo original mostrado tracejado).



Esquerda: Paralelepípedo original mostrando o comprimento (L).

Para informações mais detalhadas, veja Restrições e modelagem guiada por variável.