Ajuda MicroStation CONNECT Edition

Usar grupos nomeados

Os grupos nomeados são o método mais flexível para agrupar elementos. Os grupos nomeados podem incluir elementos do arquivo ativo e aqueles de referências diretamente anexadas.

Assim como grupos nomeados individuais, você pode criar uma hierarquia deles adicionando grupos nomeados "filhos" a um "pai". Quando você tem uma hierarquia, manipular o grupo nomeado "pai" incluirá todos os grupos nomeados "filhos" anexados. Você pode adicionar e descartar elementos de grupos nomeados individuais (incluindo aqueles que são parte de uma hierarquia), bem como manipular os elementos dentro de cada grupo nomeado (mais uma vez, incluindo aqueles que são parte de uma hierarquia).

Quando você seleciona elementos de uma referência para ser incluído em um grupo nomeado, eles não estão copiados no arquivo mestre. Os elementos das referências são referidos apenas (apontados) pelo elemento do grupo nomeado no arquivo mestre. Quando você desanexa uma referência que inclui os elementos selecionados em um grupo nomeado, a contagem dos elementos para o grupo nomeado não diminui na caixa de diálogo Grupos nomeados até que você o feche e reabra. Se você desanexa inadvertidamente uma referência que tem elementos que são parte de um grupo nomeado, apenas "desfazer" o desanexamento retornará os membros ao grupo nomeado. Simplesmente reanexando a referência não retornará os membros ao grupo nomeado, porque não há nenhuma maneira para que o produto reconheça que o arquivo esteve uma vez anexado.

Quando você anexa membros a um grupo nomeado, a configuração Tipo de membro permite que você defina a maneira que outros membros do grupo nomeado são afetados quando um membro é manipulado ou selecionado. Isto é feito através das configurações Propagação de alterações. Estas são definidas como padrões, automaticamente, quando você seleciona Tipo de membro como Ativo ou Passivo Alternativamente, você pode definir as configurações manualmente selecionando Personalizar como o Tipo de membro.

Cada membro tem três configurações de Propagação de alterações que definem quando um membro pode propagar alterações Para outros membros, pode ter mudanças propagadas De outros membros, e pode propagar mudanças Para outros grupos.

Em cada caso, as opções de Propagação de alterações são:

  • Travar grupo — somente quando Travar grupo gráfico está ativado.
  • Nunca — a propagação nunca ocorre.
  • Sempre — a propagação sempre ocorre.

Uma outra configuração, Selecionável, que pode ser ativada ou desativada na caixa de diálogo Grupos nomeados, substitui as configurações acima quando Travar grupo gráfico está ativado e os membros são escolhido com a ferramenta Seleção de elemento . Se Selecionável está ativada, então todos os membros do grupo nomeado serão selecionados. Se está desativada, as configurações de propagação de alterações se aplicam.