Ajuda MicroStation CONNECT Edition

Projeções Azimutais

Uma boa maneira de compreender este conceito é esquecer sobre a ideia de um mapa e de um foco na projeção. Imagine a terra como um globo da rede de arame, com um bulbo de luz enorme posicionado no centro.



Para obter uma imagem da Terra redonda em uma parte lisa de filme fotográfico, nós poderíamos simplesmente segurar o filme na superfície do globo e expor o filme piscando a fonte de luz. Se pudéssemos realmente executar esse processo, a fotografia resultante apareceria. Como você pode ver, as linhas que definem as características do globo são limpas e definidas onde o filme estava muito próximo da superfície do globo. Onde o filme estava a uma distância significativa da superfície do globo, as linhas em nossa fotografia são distorcidas. Conforme a distância entre o filme fotográfico e a superfície do globo aumenta, a falta de definição aumenta até que alcançamos um ponto em que as linhas desaparecem completamente.



O processo de projetar dados geográficos esféricos em um mapa liso é o mesmo. A técnica que visualizamos é essencialmente o que acontece, matematicamente, quando uma projeção Azimutal é produzida. Em tal projeção, a área em torno da origem da projeção não tem distorção. A distorção introduzida pela projeção aumenta conforme se afasta da origem.