Ajuda MicroStation CONNECT Edition

Fundamentos dos Sistemas de Coordenadas Geográficas

Embora a terra tenha uma forma quase esférica, os seres humanos e os programas de computador, como o MicroStation preferem trabalhar em um sistema de coordenadas cartesiano bidimensional ou tridimensional. Uma projeção cartográfica é necessária para converter as coordenadas de dados espaciais, que são latitude e longitude, a um sistema de coordenadas cartesiano.

Dados geográficos não projetados

O sistema de coordenadas geográficas mais simples é simplesmente usar valores de latitude/longitude como coordenadas cartesianas. O problema é que os resultados desse processo da transformação não fornecem uma maneira significativa para visualizar distâncias, áreas, ou relações angulares entre atributos geográficos.

Para ver porque isto é assim, observe que, na Terra, a distância entre as linhas de longitude (para o leste) diminui à medida que se move da linha da equador para os polos. Os valores de latitude (para o norte) permanecem equidistantes. Portanto, se você usar longitude como o valor cartesiano X e a latitude como o valor cartesiano Y, o mapa resultante é distorcido, como você pode ver neste mapa de América do Norte plotado com este sistema de coordenadas não projetado.



Nenhuma decisão significativa poderia ser feita baseada nas informações obtidas deste mapa. As distâncias não podem ser medidas, as formas não são exatas, e as áreas não são confiáveis. Embora possa haver situações em que você vai querer usar as coordenadas de latitude e longitude no seu sistema de dados, o processo de análise, interpretação e decisão necessita que os dados geográficos esféricos sejam achatados por um processo cartográfico.

Dados Projetados

Usando projeções cartográficas bem desenvolvidas, nós podemos transformar longitude e latitude em coordenadas cartesianas com distorção muito menor de distâncias, formas, e áreas. Compare o mapa da América do Norte com o mapa não projetado e você verá a diferença.



Um sistema GIS não é somente plano, ele é cartesiano. Exige X e Y onde o eixo X é ortogonal ao eixo Y e cada unidade de X é do mesmo tamanho que todas as outra unidade de X e Y. Gerar uma imagem cartesiana de dados geográficos dentro de um sistema GIS é o mesmo que confirmá-lo a um pedaço de papel, exceto que apenas omitimos o passo final da plotagem. Uma projeção está envolvida, mas há um pouco mais para fazer um mapa do que apenas uma projeção. O que necessitamos é uma definição do sistema de coordenadas que envolva o uso de uma projeção.