Ajuda MicroStation CONNECT Edition

Aberturas para o céu

Ao usar iluminação solar, os raios de luz estão presentes em todo o modelo, não apenas perto da geometria de desenho. Para eficiência, você pode criar umas ou várias aberturas para o céu que restringem os cálculos apenas à luz que passa pelas aberturas para o céu. Você deve usar aberturas para o céu em particular onde você tiver um espaço interior iluminado da “parte externa” pela iluminação solar. Para cenas exteriores, você também pode usar aberturas para o céu para focar o processamento na região do modelo onde a geometria de desenho está localizada.

Quando uma ou mais aberturas para o céu estão presentes em um modelo, todas as partículas da luz solar estão restringidas para passar pelas aberturas para o céu e para não serem dispersadas por todo o modelo. Isto acelera o processo de renderização, deixando você usar menos partículas do que seja necessário onde nenhuma abertura para o céu está presente. Ambas as imagens abaixo são Partículas traçadas, com o mesmo número de partículas. À esquerda, a imagem não tem uma abertura para o céu, portanto muitas partículas são “perdidas” para iluminar o exterior da construção. Quando uma abertura para o céu for criada (com o mesmo tamanho da janela) todas as partículas são disparadas pela abertura para o céu e, neste caso, através da janela, produzindo uma imagem melhor.

Com a abertura para o céu ativa, todas as partículas são disparadas através da janela.

Céu/iluminação solar brilhando através de uma janela, sem abertura para o céu (esquerda) e com abertura para o céu (direita).

Na vida real, a luz que vem através de uma janela não vem apenas do sol, mas dos arredores inteiros. Você pode simular isso ativando a luz global da cúpula do céu. Durante o processamento, supõe-se que a luz esteja emanando por todo um hemisfério. Quando uma abertura para o céu está presente, os cálculos são restritos somente a essa parte do hemisfério vista pela abertura para o céu.

A imagem abaixo teve a Partícula Traçada usando o mesmo número de partículas que as duas imagens precedentes (acima). Como você pode ver, ela é muito mais brilhante porque a luz não está concentrada somente no sentido da luz solar.

Com a cúpula do céu adicionada, a imagem é mais brilhante.