Ajuda MicroStation CONNECT Edition

Variáveis globais

Você pode criar suas próprias variáveis globais, que estão disponíveis para todos os sólidos em um modelo. Normalmente, você pode dar a essas variáveis nomes que simplificam a posterior identificação onde a edição seja necessária ou onde você venha a querer usá-las em outros sólidos. Para evitar confusão com as variáveis locais, os nomes das variáveis globais devem começar com um caractere alfa. Os nomes das variáveis locais sempre começam com o caractere subtraço.

Variáveis globais podem ser ou condutoras ou conduzidas.

  • Variável condutora — como uma constante em uma equação. Pode ser alterada apenas pela edição manual.
  • Variável conduzida — derivada da solução de uma equação e não pode ser editada manualmente. Alterações delas ocorrem, automaticamente, quando um valor (de uma variável condutora) na equação é modificado.

Considere, por exemplo, um simples paralelepípedo cuja largura sempre é 0,5 vezes o seu comprimento e sua altura, 0,75 vezes a sua largura. Você pode criar uma variável condutora para seu comprimento e variável conduzida para sua largura e altura. No caso onde o comprimento seja de 5 unidades, então as variáveis globais podem ser criadas da seguinte maneira:

Variável condutora — Comprimento=5

Variáveis conduzidas — Largura=0.5*Comprimento e Altura=0.75*Largura

Neste caso, as variáveis teriam que ser criadas na ordem Comprimento, Largura e Altura, uma vez que cada um inclui uma referência à variável definida anteriormente. Você não pode criar uma equação que referencie uma variável inexistente. Com as variáveis acima aplicadas às dimensões do paralelepípedo, apenas o valor do comprimento é facilmente editável, mas isso causaria alterações na largura e altura do paralelepípedo, conforme as variáveis conduzidas.