Ajuda MicroStation CONNECT Edition

Abertura dos Menus de tela

Existem diferentes maneiras em que você pode abrir e exibir menus de tela.

Nota: Os menus de tela, se o texto ou as linhas não aparecem suave, você pode usar a variável de configuração MS_SCREENMENU_ANTIALIAS para definir a suavização de linhas e texto. Os valores possíveis para essa variável de configuração são:
  • 0 (não definido) - a suavização de linhas e texto é desligada.
  • 1 - a suavização de linhas é ligada, a suavização de texto é desligada.
  • 2 - a suavização de linhas é desligada, suavização de texto é ligada.
  • 3 - a suavização de linha e texto é ligada.

Abertura do Menu de tela em uma janela

Menus de tela podem ser usados como menus permanentes que ocupam uma janela na tela até fechado. O tamanho da janela do menu de tela é o tamanho da janela de visualização quando a vista salva é criada. Para fazer um menu de tela permanente, abra-o com o comando:

ATTACH MENU <filename>,<model_name>,<saved_view_name>,S<n>

Onde:
  • nome do arquivo - é o nome de arquivo com o caminho completo ou um arquivo que é encontrado usando a variável de configuração MS_GUIDGNLIBLIST variável de configuração.
  • model_name - é o modelo que é exibido.
  • saved_view_name - é a vista salva inicial. Se esse argumento for omitido ou se a vista salva designada não for encontrada, a vista salva inicial é como era quando as Configurações salvas mais recentes foram executadas.
  • n - pode ser do número 1 ao 5.

Menus de tela em uma janela ficam anexados até que eles serem fechados e são reabertos quando você reinicia o produto.

Exemplo do menu da tela em uma janela

Abertura do Menu de tela como Menu pop-up

Menus de tela podem ser abertas como menus pop-up. Os menus pop-up sobrepõem gráficos existentes ao invés de abrir dentro de uma janela. Eles são demitidos quando a entrada que não é direcionada para o menu pop-up é inserida; por exemplo, inserindo um ponto de dados em uma visualização. Tais menus pop-up podem ser abertas usando o comando seguinte:

SCREENMENU OPENPOPUP <filename>,<model_name>,<saved_view_name>|<position_string>

Onde, <filename>,<model_name>,<saved_view_name> são as mesmas conforme mencionado acima.

<position_string> é um argumento opcional que permite que você substitua o padrão de posicionamento definido na caixa deConfigurações do menu diálogo. Este argumento tem uma das duas formas:

|<xx>,<yy>,<screen>

ou |<justification_string>(<xx>,<yy>,<screen>)

No primeiro caso, a posição é tratada como uma posição absoluta dentro da área reservada para visualizações na janela superior do produto. O <xx> e <yy> são tratados como deslocamento do centro da visualização do menu de tela em percentagem da área disponível. O argumento <screen> é opcional e designa qual janela superior deve ser usada e se incluído deve ser 1 ou 2. Por exemplo, o comando SCREENMENU OPENPOPUP ScreenMenus.dgnlib,Menu1,StartMenu1|50,50,1 abre o menu de pop-up "Menu1" no ScreenMenus.dgnlib, com a visualização inicial definida pela vista salva "StartMenu1", em uma posição no centro da área de visualização da janela superior 1.

No segundo caso, <justification_string> indica a justificativa do menu em relação à posição atual do cursor (o padrão), o modo de visualização atual ou a área reservada para visualizações na janela superior. Consiste de três letras. A primeira letra determina a justificação vertical – U para superior, C para centralizado, ou L para inferior. A segunda letra determina a justificação horizontal – L para lado esquerdo, C para centralizado, ou R para lado direito. A terceira letra determina qual das três referências usar – C para cursor, V para visualização ou S para tela. A justificação é seguida pelos deslocamentos nas direções x e y e uma designação de tela opcional entre parênteses. Neste caso, os deslocamentos x e y são definidos em porcentagem da largura e altura do menu de tela. A designação de tela (1 ou 2) é relevante apenas se a posição for designada em relação à tela. A seguir estão alguns exemplos:

SCREENMENU OPENPOPUP ScreenMenus.dgnlib,Menu1,StartMenu1|ULV(10,20)

O comando acima abre o menu de tela no canto superior esquerdo do modo de visualização atual, que é a visualização sobre a qual o cursor está neste momento, ou o modo de visualização ativa se o cursor não estiver sobre uma visualização, deslocada em 10 por cento da largura do menu na direção x e 20 por cento da altura do menu na direção y.

SCREENMENU OPENPOPUP ScreenMenus.dgnlib,Menu1,StartMenu1|CRC

O comando acima abre o menu de tela de modo que a parte centro-direito do menu de tela esteja na posição atual do cursor. Uma vez que o deslocamento é omitido, não há nenhum deslocamento.

SCREENMENU OPENPOPUP ScreenMenus.dgnlib,Menu1,StartMenu1|LRS (-20,-20,1)

O comando acima abre o menu de tela de modo que ele seja posicionado no canto inferior direito da área reservada para visualizações na primeira janela superior do MicroStation. O deslocamento é de 20 por cento da largura do menu à esquerda e 20 por cento da altura do menu acima.

Exemplo do menu da tela exibida como um pop-up

Abertura de um menu de tela a partir de outro menu de tela

Às vezes é útil para um menu de tela abrir outro menu de tela enquanto permanece ativo. O comando SCREENMENU OPENSUBPOPUP é usado para essa finalidade. Os argumentos são os mesmos que para o comando SCREEMENU OPENPOPUP .

Controle da exibição das referências

Como mencionado acima, você pode anexar as referências a outros modelos dentro do mesmo arquivo para um modelo de menu de tela. A exposição inicial das referências é controlada pela vista salva especificada quando você abre o menu pop-up. Você pode ativar ou desativar referências usando o seguinte comando:

SCREENMENU REFDISPLAY <Attachment1>=on,<Attachment2>=on,<Attachment3>=off

Onde, <Attachment1> é substituído pelo nome do modelo anexo. Uma vez que todos os anexos estão no mesmo arquivo, o nome do modelo identifica o anexo. <Attachment1> também pode ser substituído por "*", que significa processar todos os anexos de referência. Frequentemente, um comando como SCREENMENU REFDISPLAY *=off,OtherModel=on é útil para desativar todos os anexos e ativar apenas um, "OtherModel" neste caso.