Ajuda MicroStation CONNECT Edition

Introdução à modelagem Paramétricoa

As ferramentas de modelagem paramétrica lhe dão um grau de flexibilidade que não é possível com as ferramentas 3D convencionais. Modelagem paramétrica permite que elementos complexos sejam editados facilmente sem a necessidade de serem reconstruídos manualmente. Por exemplo, os parâmetros usados para criar um objeto podem ser alterados mais tarde para conseguir um resultado diferente sem reconstruir manualmente o elemento. As alterações aos elementos podem ser feitas selecionando e usando os manipuladores para fazer alterações interativamente, ou mudando os parâmetros do objeto no Diálogo Propriedades do elemento.

O procedimento geral para a modelagem paramétrica inclui a criação de um perfil usando ferramentas de esboço 2D e extrudando ou revolvendo o perfil em um sólido ou uma superfície usando as ferramentas de criação 3D. Várias outras etapas podem ser adicionadas para conseguir um desenho complexo. Por exemplo. aplicar atributos ao elemento 3D vai permitir que você projete peças de máquinas complexas. Para simplificar o fluxo de trabalho, restrições podem ser aplicadas aos perfis 2D e igualmente aos elementos paramétricos 3D. Este fluxo de trabalho captura a lógica do desenho, e fornece reutilização ao componente paramétrico gerado que pode ser colocado como uma célula paramétrica. Então, o fluxo de trabalho geral incluiria as seguintes etapas:
  1. Criar um esboço (perfil) paramétrico 2D
  2. Aplicar restrições ao perfil paramétrico 2D
  3. Crie um elemento paramétrico 3D usando o perfil 2D
  4. Alterar o elemento 3D usando os manipuladores ou alterando os parâmetros
  5. Aplicar restrições aos elementos paramétricos 3D
  6. Aplicar atributos orientados às variáveis para criar componentes de desenho complexos
  7. Reutilizar o componente completo colocando-o em outro desenho como célula paramétrica

Os elementos paramétricos mantêm um registro de como os objetos são construídos. Quando você altera os parâmetros no elemento, o elemento é atualizado automaticamente. O MicroStation reexecuta as operações utilizadas para criar o objeto através das novas entradas para gerar um novo resultado.

A modelagem paramétrica tem vários benefícios:
  • Alternativas do desenho - Experimente e teste vários tamanhos ou parâmetros para determinar qual é o melhor simplesmente ajustando os parâmetros do modelo, obtendo um novo resultado todas as vezes.
  • Acomodar as alterações - economize tempo editando uma parte sem ter que recriá-la.
  • Gerar a complexidade - Criar partes complexas, orientadas às variáveis, com relações que seriam muito complexas para manter manualmente.
Elementos paramétricos são gerados adicionando ou removendo material. Ao adicionar, partes 3D são geradas usando recursos baseados em perfil, como Extrudar e Revolver. Ao remover, volume de sólido é reduzido aplicando atributos como Filete, Chanfra e Furo.

Perfil 2D extrudado em um sólido 3D

Perfil 2D revolvido em um sólido 3D

Um Recorte é criado em um sólido usando um perfil 2D

Na modelagem paramétrica, os designs são orientados por suas entradas - valores de propriedade, perfis, e objetos do operando usados para criá-las - as entradas permanecem conectados às saídas. Não é necessário obter o resultado perfeito na primeira tentativa, mas é fácil mudar valores específicos depois. Um objeto precisa somente ser do tamanho e da forma aproximados do elemento pretendido que está sendo criado, porque as dimensões podem ser ajustadas ou restrições podem ser adicionadas mais tarde para mudar a forma da geometria para obter a forma desejada.

Por exemplo, quando você move uma entidade paramétrica, como um furo, para outro lugar em um sólido, o furo se reorienta corretamente em relação ao sólido que corta. Na conclusão do movimento o sólido se regenera automaticamente para refletir a alteração.



Esquerda: Selecione o furo | Centro e Direita: Enquanto se move, o furo orienta-se à superfície mais próxima do visualizador (mostrado em uma espessura da linha pesada para ênfase).

Nota: É importante analisar e planejar cada parte antes da modelagem para determinar a sequência mais eficiente para a criação de um elemento complexo. Estratégias deficientes de modelagem resultarão em peças que levam mais tempo para criar e que são difíceis de editar. Os elementos acabados devem ser criados para permitir a máxima flexibilidade e variação da parte. Ao invés de perceber a entidade acabada como um grande elemento, ela precisa ser vista como uma composição ou partes que poderão ser alteradas.