Ajuda MicroStation CONNECT Edition

Palavras-chaves para reproduções ativas

Usando scripts do desenho, você pode criar reproduções ativas (documentos PDF ricos em conteúdo) que podem conter Marcadores, Links de documentos internos, Links de Links de URL da Web, Anexos, Campos de assinatura digital, e multimídia. Isto é realizado usando as palavras-chaves de ação. A ordem em que as palavras-chaves de ação ocorrem no script do desenho é extremamente importante.

Palavra-chave de ação Ordem
action_item
action_name
action_instance 3ª (quando especificado)
Nota: As palavras-chaves de ação restantes, action_type, action_spec, e action_range podem ser listadas em qualquer ordem.

Você pode também usar as palavras-chaves de publicação da propriedade para publicar metadados do objeto para documentos PDF, conhecidos como publicação de propriedade. A publicação de propriedade é o processo de publicar metadados do objeto que estão associados com uma entidade gráfica em um documento PDF. Com o Acrobat 7.0 ou posterior, você pode visualizar as informações de metadados associadas com uma entidade gráfica que usa a ferramenta de dados do objeto do Acrobat.

As seguintes palavras-chave de ação incluem uma descrição da função de palavra-chave, os tipos de elementos que a palavra-chave afeta (se aplicável), os tipos de dados válidos (se aplicável), e um exemplo de como usar a palavra-chave.

action_item

Especifica o tipo de item de ação que você quer criar (marcador, link, anexo, campo de assinatura digital, ou multimídia), e é um campo necessário ao definir uma reprodução ativa. Esta palavra-chave deve ocorrer antes de qualquer outra palavra-chave de ação.

As seguintes constantes são válidas para a palavra-chave action_item:

  • Campo - Especifica que você quer criar um campo de assinatura digital. Um campo de assinatura digital é um local onde a entrada do usuário é coletada.
  • Marcador - Especifica que você quer criar um marcador. Um marcador é um item de linha única no Índice. Os marcadores permitem uma navegação rápida para um ponto de interesse em uma folha, ou eles também podem executar ações, como reproduzir um som ou abrir uma URL. Outra palavra-chave de interesse ao usar um marcador pode ser bookmark_template na seção Palavras-chave globais.
  • Link - Especifica que você quer criar um link. Um link é uma região retangular em uma folha que tem ação de navegação associada a ele, como uma URL de Web ou um link entre documentos.
  • Marcador - Especifica que você quer criar um marcador. Um marcador denota uma área de interesse em uma folha que marca um destino para a navegação. Um marcador é identificado por um nome exclusivo. O software adiciona automaticamente o sheet_name ao nome do marcador. O nome totalmente qualificado do marcador é sheet_name.marker_name. Outras palavras-chaves de interesse ao usar um marcador pode ser zoom_percentage na seção Palavras-chave globais.
  • Anexo - Especifica que você quer criar um anexo de arquivo, som ou filme.
  • Mídia - Especifica que você quer criar um filme multimídia ou clipe de som.

Sintaxe:

ACTION_ITEM = <LINK | BOOKMARK | MARKER | MEDIA | FIELD | ATTACHMENT>

action_type

Especifica o tipo de ação que você quer associar com a atribuição do action_item, e é um campo necessário ao definir uma reprodução ativa.

As seguintes constantes são válidas para a palavra-chave action_type:

  • AREA_OF_INTEREST - Especifica que você quer que o tipo de ação seja uma área de interesse. Usado em um Marcador de Área de interesse para definir uma seção ou visualização particular em um documento. Esta seção ou visualização é definida pela caixa de intervalo retangular acumulada dos elementos que correspondem aos critérios do script do desenho.
  • DESTINATION - Especifica que você quer que o tipo da ação seja um destino. Usado quando você está criando um marcador como mostrado no trecho de código abaixo. O nome da folha atual (sheet_name) é adicionado ao action_name associá-lo com a folha. Por exemplo, se action_name="Air Handler" e o nome da folha é Esquemas hidráulicos, o nome exclusivo resultante para o destino seria Esquemas hidráulicos.Air Handler.
    If((level_name eq "one") and (type eq shape)) then
        action_item = marker
        action_name = "Air Handler"
        action_type = destination
    endif
  • DIGSIG_FIELD - Especifica que você quer que o tipo de ação seja um campo de assinatura digital. Usado em campos de assinatura digital.
  • DOCUMENT - Especifica que você quer que o tipo de ação seja um documento. Usado ao definir Marcadores de documento e links de documento interno.
  • FILE_ATTACHMENT - Especifica que você quer que o tipo de ação seja um anexo de arquivo. Usado em Anexos de arquivo para anexar e incorporar arquivos dentro de um documento PDF.
  • MOVIE_ATTACHMENT - Especifica que você quer que o tipo de ação seja um clipe de filme. Usado em Anexos de filme para incorporar um filme em um documento PDF.
  • PLAY_MEDIA - Especifica que você quer que o tipo de ação seja um filme multimídia ou clipe de som. Usado em Multimídia.
  • PLAY_SOUND - Especifica que você quer que o tipo de ação seja um clipe de som. Usado em Marcadores de clipe de som.
  • SOUND_ATTACHMENT - Especifica que você quer que o tipo de ação seja um anexo de som. Usado em Anexos de som para incorporar o som dentro de um documento PDF.
  • TEXT_DESCRIPTION - Especifica que você quer que o tipo de ação seja descrição de texto. Usado em Marcadores de descrição de texto para exibir informações do texto.
  • WEB_URL - Especifica que você quer que o tipo de ação seja uma URL da Web. Usado com Marcadores de link da Web e links de URL da Web.

Sintaxe

ACTION_TYPE = <WEB_URL | DESTINATION | DOCUMENT | PLAY_SOUND | PLAY_MEDIA | DIGSIG_FIELD | AREA_OF_INTEREST | FILE_ATTACHMENT |SOUND_ATTACHMENT | MOVIE_ATTACHMENT | TEXT_DESCRIPTION>

action_name/action_spec

Os valores action_name e action_spec não são constantes predefinidos. Em vez disso, são valores originais que correspondem ao action_item e ao action_type que estão sendo definidos.

Action_name é tipicamente o nome interno e exclusivo usado para identificar o objeto que está sendo definido pelo action_item. A exceção é quando você está identificando um marcador de link da Web ou um marcador de clipe de som. Para marcadores de link da Web, a palavra-chave action_name identifica a URL. Para marcadores de clipe de som, o action_name identifica a especificação de arquivo do arquivo de som. Action_name é um campo necessário ao definir um action_item.

Action_spec especifica a posição do marcador na hierarquia de marcadores, a especificação do arquivo para mídia ou itens de anexo, a string que é exibida quando o usuário passa o mouse sobre o campo da assinatura digital no Adobe Acrobat, e o nome explícito do marcador (isto é, sheet_name.marker_name) para um link. Este é um campo necessário ao definir um action_item, com exceção dos itens do marcador.

Sintaxe:

action_name = string
action_spec = string

A seguinte tabela fornece uma lista de valores aceitáveis para cada action_type correspondente.

ACTION_TYPE ACTION_NAME ACTION_SPEC
AREA_OF_INTEREST String exclusivo usado para identificar um item do marcador. Especifica a posição do marcador na hierarquia de marcadores.
DESTINATION Nome exclusivo para um marcador. Não aplicável
DIGSIG_FIELD String exclusivo usado para identificar uma assinatura digital. String que é exibido quando o usuário passa o mouse sobre o campo da assinatura digital no Acrobat.
DOCUMENT String exclusivo usado para identificar um nome de folha em um marcador de documento. Especifica a posição do marcador na hierarquia de marcadores. Para os links, especifica o nome explícito do marcador (isto é sheet_name.marker_name).
FILE_ATTACHMENT Nome exclusivo para um anexo de arquivo. Especificação do arquivo.
MOVIE_ATTACHMENT Nome exclusivo para um anexo de filme. Especificação do arquivo do filme.
PLAY_MEDIA Nome exclusivo para um filme ou um clipe de som. Especificação do arquivo do filme ou do som.
PLAY_SOUND Especificação do arquivo de um arquivo de som. Especifica a posição do marcador na hierarquia de marcadores.
SOUND_ATTACHMENT Nome exclusivo para um anexo de som. Especificação do arquivo do som.
TEXT_DESCRIPTION String original para identificar um item do marcador. Especifica a posição do marcador na hierarquia de marcadores.
WEB_URL Nome exclusivo usado como um identificador para um link. Especificação HTTP da URL para um marcador. Especifica a posição do marcador na hierarquia de marcadores e define o nome de entrada do marcador. Para os links de URL da Web, ele especifica o endereço URL.

action_range

Especifica se o intervalo ao determinar a área retangular na criação de um link, campo, marcador, anexo, mídia, ou um marcador de área de interesse é baseado no intervalo do elemento atual ou no intervalo da célula associada com o elemento atual. O valor padrão é element_range.

As seguintes constantes são válidas para a palavra-chave action_range:

  • ELEMENT_RANGE - Especifica que a área retangular na criação de uma reprodução ativa está baseada no intervalo do elemento atual.
  • CELL_RANGE - Especifica que a área retangular na criação de uma reprodução ativa está baseada na célula associada ao elemento atual.

Sintaxe

ACTION_RANGE = <ELEMENT_RANGE | CELL_RANGE>

action_instance

Especifica se a área retangular (para um marcador de link ou de área de interesse) é calculada usando o intervalo atual de células ou elementos ou calculada baseada na soma de todos os intervalos de células ou elementos correspondentes.

As seguintes constantes são válidas para a palavra-chave action_instance:

  • SINGLE_INSTANCE - Especifica que a área retangular para um marcador de link ou de área de interesse é calculada baseada na soma de todos os intervalos de células ou elementos correspondentes.
  • MULTIPLE_INSTANCE - Especifica que a área retangular para um marcador de link ou de área de interesse é calculada usando o intervalo de células ou elementos atuais.

Sintaxe

ACTION_INSTANCE = <SINGLE_INSTANCE | MULTIPLE_INSTANCE>

Exemplo 1:

! Criar um marcador a uma folha em um documento.
!
se (first_time eq true) então
 se (sheet_name .ne. “detalhes") então
    action_item = bookmark
    action_name = “detalhes"
    action_type = document
    action_spec = "./Drawing Sheet"
 endif
endif

Exemplo 2:

! Na folha Índice, vincular
! todo o texto no índice ao correspondente
! nome da folha no documento. 
se (sheet_name eq “Índice") então
 se ((type eq text) e (color eq 3)) então
 ! Definir a região retangular em torno do atual
 ! string de texto que aponta/vincula à correspondente
 ! folha no documento pelo mesmo nome.
   action_item = link
   action_name = characters
   action_type = document
   action_spec = characters
 endif
endif

Exemplo 3:

! Criar um marcador aos items do equipamento
! e associar um vídeo da manutenção com
! o equipamento apropriado.
! Identificar o tipo de equipamento a ser abordado
se ((type eq 2) e (cellname eq "cabeça do aspirador")) então
! Identificar o conjunto de etiquetas
    tag_set="informações do equipamento"
    tag_name="número de série"
! Definir um marcador sob o nome da folha para esta página
! isso navegará à parte de equipamento. Usar a
! sheet_name e TAG_CHAR para formar o nome do item da ação.
    action_item = bookmark
    action_name = sheet_name + "." + TAG_CHAR
    action_type = AREA_OF_INTEREST
    action_spec = "." + sheet_name + "./" + TAG_CHAR
! Definir um recorte de som multimídia que descreva
! como instalar o equipamento.
    ction_item = media
    action_name = "Intruções de manutenção"
    action_type = PLAY_MEDIA
    action_spec = "c:\equipment\videos\sprinkler.wav"
endif

Palavras-chaves globais

As seguintes palavras-chaves podem ser usadas como declarações de atribuição, à exceção da palavra-chave first_time.

  • first_time - Esta palavra-chave de comparação permite que você execute um segmento de um script do desenho uma vez. Esta palavra-chave (sinalizador) é VERDADEIRO na primeira vez que o script do desenho é executado, e então o valor é definido como FALSO. O valor não pode ser restaurado. Um bom uso para esta palavra-chave é quando você especifica um modelo do marcador. Veja o exemplo no final desta seção.
    Nota: Quando o sistema processa um script do desenho, cada elemento no arquivo do desenho está processado em uma ordem invertido até que cada elemento esteja processado. Se o primeiro elemento no arquivo do desenho executa o trecho de código first_time, os elementos restantes serão processados mas vão pular o trecho de código first_time.
  • sheet_name - Especifica o nome da folha atual e do marcador associado para a página atual que está sendo plotada. O valor padrão é o nome da definição de impressão.

    Sintaxe

    sheet_name = string
  • ignore_engineering_links - Especifica que se um link de engenharia é encontrado não inclui-lo como um link na reprodução ativa. O valor padrão é FALSO.

    Sintaxe

    ignore_engineering_links = <TRUE|FALSE> 
  • bookmark_template - Um arquivo XML que define o layout da hierarquia de marcadores.

    Sintaxe

    bookmark_template = especificação de arquivo para um arquivo XML 
    Nota: Se uma especificação de arquivo começa com um número, você precisará preceder o número com uma barra comum ou duas barras invertidas. Por exemplo, bookmark_template= c:\my templates\\2004.xml, ou bookmark_template= c:/my templates/2004.xml.
  • zoom_percentage - Permite que você controle como a região ao redor é exibida quando você clica em um marcador de uma área de interesse ou um link para um marcador. Se você especifica uma porcentagem de zoom de 100, a região retangular é ajustada na área da janela atual do visualizador do Acrobat. Um valor de 150 designa uma área 50 por cento maior do que o limite exato do marcador ou da região retangular. O valor padrão para a porcentagem de zoom é 120. A ordem em que a palavra-chave zoom_percentage aparece no script do desenho é muito importante. A palavra-chave zoom_percentage precisa seguir as palavras-chaves action_item e action_name.

    Sintaxe

    zoom_percentage = valor inteiro (onde 100 é 100%) 

Exemplo:

se (first_time eq true) então
! Carregar o modelo do marcador
    bookmark_template = "d:\anystreet\mybookmarktemplate.xml"
se (cellname eq "steps") then
    action_item = BOOKMARK
    action_name = "Step Detail"
    zoom_percentage = 150
    action_type = AREA_OF_INTEREST
    action_spec = "./details/steps"
endif

Palavras-chaves de publicação de propriedade

As seguintes palavras-chaves são usadas para publicar metadados do objeto para PDF. Para visualizar os metadados do objeto em um documento PDF, clique na Árvore Modelo no Adobe Acrobat ou Reader.

  • propertycontainer_name - Permite que você especifique um nome de contêiner para a propriedade ativa. Quando atribuído um valor de string, ações property_maptoelement subsequentes fazem a propriedade ativa ser colocada sob o nome do contêiner dado. Os contêineres não podem ser aninhados. Por padrão, as propriedades definidas pelo desenho-script são colocadas sob um nó do nome da folha de nível superior na árvore modelo.

    Sintaxe:

    propertycontainer_name = "string"
  • property_name - Especifica que você está criando um nome de objeto da propriedade. Todos os nomes de objeto da propriedade devem ser originais.

    Sintaxe:

    property_name = "string"
  • property_setvalues - Especifica que você está criando atributos e os valores para um objeto de propriedade Esta palavra-chave pode também ser usada para alterar ou atualizar um valor de atributo.

    Sintaxe:

    property_setvalues = "attribute = value"
    property_setvalues = "attribute1 = value1;attribute2 = value2"
  • property_maptoelement - Associa o elemento gráfico atual com o objeto de propriedade ativa.

    Sintaxe:

    property_maptoelement = true
    property_maptoelement = false
  • property_setqueryvalues - Especifica que você quer consultar um valor de atributo de objeto da propriedade.

    Sintaxe:

    property_setqueryvalues = "string"
  • property_getvalue - Especifica que você quer obter um valor de atributo de objeto da propriedade.

    Sintaxe:

    property_getvalue ="string"
  • property_deleteattributes - Especifica que você quer excluir um atributo de objeto da propriedade para o objeto da propriedade ativa.

    Sintaxe:

    property_deleteattributes = "string"
    property_deleteattributes = "string1;string2"

    Exemplo 1:

    !Specify property name, set property values,
    !delete property value, and map to element.
    propertycontainer_name = "Ward 1"
    if ((type eq shape) and (level_name eq 'ward 1')) then
       property_name = "Ward 1"
       property_setvalues = "City=Dacula"
       property_setvalues = "Ward Name=Otonabee;Ward Zone=1"
       property_setvalues = "Mayor=J. Doe"
       Property_SetValues =  "Useless=Stuff"
    !Delete property value
       Property_DeleteAttributes = "Useless"
       property_maptoelement = true
    endif
    ! Set up Ward 2
    propertycontainer_name = "Ward 2"
    if ((type eq shape) and (level_name eq 'ward 2')) then
       property_name = "Ward 2"
       property_setvalues = "City=Snellville"
       property_setvalues = "Ward Name=Wantonabee;Ward Zone=2"
       property_setvalues = "Mayor=J. Smith"
       property_maptoelement = true
    endif

    A seguinte imagem mostra como os valores da palavra-chave propertycontainer_name (Ward 1 e Ward 2) são exibidos dentro da árvore modelo do Adobe Reader/Acrobat. Note também que a propriedade Inútil (property_setvalues = "Useless=Stuff") não é exibida na árvore modelo desde que foi excluída (Property_DeleteAttributes = "Useless").

Exemplo 2:

! Query an object's attribute value.
if (type == line) then
   property_name = "Ward 1"
   property_setqueryvalues = "City"
 if (property_getvalue=="Dacula")
    color = "red"
 endif
endif