Ajuda MicroStation CONNECT Edition

Usar o Gerenciador de efeitos

O Gerenciador de efeitos revolucionará a maneira como você renderiza cenas complexas e até mesmo cenas simples onde são usadas múltiplas fontes de luz. Erradica a necessidade de renderizar múltiplas vezes se você altera qualquer valor de luz. Em vez disso, você renderizará uma imagem do ponto flutuante para cada luz ou grupo de luzes uma vez e então regulará suas intensidades no Gerenciador de efeitos. Uma vez que você tem a iluminação equilibrada usando o Gerenciador de efeitos, você pode recuar estas configurações à sessão do desenho para a renderização final e atingir os mesmos resultados.

O Gerenciador de efeitos permite que você controle a contribuição da iluminação de todas as fontes de luz de suas cenas em um pós-processo de renderização. Além de controlar iluminação e cor da luz, efeitos como bloom, sobreposição de bordas ou sombras da oclusão do ambiente podem igualmente ser aplicados. Você pode inclusive adicionar brilho à sua sobreposição de bordas para fazer o trabalho da linha parecer mais pesado fornecendo efeitos esboçados. Como tudo isto é feito usando múltiplas imagens de pontos flutuantes, você também tem controle total sobre opções de mapeamento de tons e configurações gama, então você pode gerar saída melhor. Os materiais de Brilho e sua contribuição para a iluminação da cena também podem ser melhorados pelo Gerenciador de efeitos.

Você precisará de uma imagem para cada luz, grupo de luzes, ou materiais de brilho que você quer controlar.

Nota: Você pode ver algumas diferenças muito sutis entre a renderização final e o Gerenciador de efeitos primeiramente devido ao sangramento de cor da iluminação saltada ou indireta. Se você usa o Gerenciador de efeitos para efeito bloom, ou usou camadas adicionais, como a profundidade ou a oclusão do ambiente, estes efeitos não podem ser recuados à sessão do desenho para renderização final. Você tem que usar a caixa de diálogo Gerenciador de efeitos para estes tipos de efeitos.

Aqui estão algumas recomendações para usar o Gerenciador de efeitos:

  • Recomenda-se que para uma saída de alta resolução ou iluminação equilibrada para uma animação, use o Gerenciador de efeitos para renderizar imagens de resolução bastante baixa, faça seus ajustes, e então recue estes valores à sessão do desenho para renderização final.
  • Recomenda-se que você use resoluções de tela como 1920 x 1080 ou menos.
Para uma tela de resolução 1920 x 1080, cada imagem de ponto flutuante consumirá fence de 243 MB. Isto permite que você tenha até fence de 15 imagens para usar para controlar a iluminação e a cor com o Gerenciador de efeitos. Uma imagem de 10.000 x 10.000 pixel consumiria fence de 1.172 MB, dando-lhe apenas a memória suficiente para mais duas camadas.

Nota: Supondo um sistema operacional de 64 bits e o MicroStation sendo executados em um arquivo pequeno como um arquivo semente com o Gerenciador de efeitos aberto, isto exigiria uma memória de fence de 110 MB, restando a você 3.890 MB (supõe-se uma RAM de 4 GB) para carregar imagens.

Use a seguinte fórmula para determinar a memória exigida ou os bytes totais necessários por camada da imagem:

Largura em pixel x altura em pixel x 12

Em vez de renderizar e ajustar diversas vezes para obter suas configurações de iluminação desejadas, você pode agora renderizar um conjunto de baixa resolução de imagens no Gerenciador de efeitos, e então atualizar estas configurações na sessão do desenho para conseguir os mesmos resultados. Este fluxo de trabalho pode ser usado para equilibrar sua iluminação antes de uma renderização final.

Você também pode usar Salvar imagem múltipla como forma de renderizar várias configurações de luz e ambientes. A vantagem a fazer isto é que você pode usar Renderização distribuída, mas você terá que renomear manualmente os arquivos BIMG. Salvar imagem múltipla processa as imagens em ordem. Você precisa monitorar as camadas, pois a imagem correta pode ser difícil verificar só de olhar para uma imagem de ponto flutuante que não tenha sido mapeada de tom.

Se você escolhe usar o arquivo de histórico e a caixa de diálogo Luxology para renderizar seu conjunto de imagens, então você pode achar mais fácil passar pelo histórico e salvar imagens EXR ou HDR a uma pasta a ser usada pelo Gerenciador de efeitos.