Ajuda MicroStation CONNECT Edition

Aplicando restrições

Restrições são as limitações aplicadas ao grau de liberdade de um objeto livre. Aplicar tipos específicos de restrições aos elementos permite a você modelar convenientemente e com sucesso uma geometria complexa.

As ferramentas da restrição deixam você fixar as várias dimensões que controlam o lugar e/ou a orientação dos elementos em um perfil, e também deixaram você fixar os componentes geométricos relativos um ao outro, de modo que permaneçam localizados corretamente mesmo que a geometria ou a feição subjacente sejam alteradas.

Há primeiramente dois tipos de restrições baseadas em qual geometria são aplicados:
  • Restrições 2D
  • restrições 3D
Ambas as restrições 2D e 3D podem ser de duas naturezas:
  • Dimensional - As restrições dimensionais definem as dimensões exatas de uma construção. As ferramentas de restrição dimensional permitem que você fixe a dimensão diferente de um perfil quando você puder convertê-lo para modelos 3D honrando suas dimensões desejadas. Além disso, essas ferramentas deixam você controlar as dimensões interplanares entre componentes diferentes dos seus elementos 3D construídos.

    Usando as ferramentas de restrição 2D dimensionais, você pode restringir o Comprimento de um Elemento, distância entre dois pontos, ângulo entre dois segmentos de linha, distância entre três ou mais segmentos de linha coplanar - tornando-os iguais, área de um perfil fechado, e perímetro de um perfil.

    Você também pode criar uma nova variável ou uma nova expressão para utilizar ao aplicar ou editar restrições dimensionais 2D. Você pode fazer isso selecionando Nova variável ou Nova expressão no menu drop-down que se abre durante a aplicação da restrição.

    Usando as ferramentas de restrição 3D dimensionais, você pode restringir as distâncias entre os vários componentes (vértices, arestas, e faces) de dois elementos 3D.

    Estas operações dão a você grande potencial de controlar as dimensões em seu design e assim permitem que você alcance sua intenção de modelar geometrias complexas eventualmente.

  • Geométrico - Restrições geométricas são relacionamentos não numéricos entre as partes de figuras geométricas que controlm a forma do perfil.

    Usando as ferramentas de restrição geométrica, você pode restringir os diferentes componentes de um elemento para ficarem paralelos, perpendiculares, coincidentes, concêntricos, tangentes, fixos e iguais. Estas restrições podem ser aplicadas ou a um perfil 2D antes de integrá-lo ao elemento 3D, ou aos elementos 3D terminados.

    Nota: Ao contrário das restrições 2D, o aplicativo de restrições 3D não deformará uma geometria; em vez disso, a transformará. Por exemplo, se você aplica 3D coincidente restringido a uma linha, que esteja entre dois sólidos, para juntar o vértice desses dois sólidos, o aplicativo de restrição tentará realocar as geometria de participação para satisfazer a restrição coincidente, mas não mudará o comprimento original da linha.
Nota: Quando você anima uma geometria restringida 3D a sequência da animação respeitará as restrições 3D aplicadas.
Dica: Restrições 3D podem aparentemente ser aplicadas a qualquer entidade que puder atuar como uma das faces, arestas, ou vértices de um elemento. Por exemplo, as seguintes entidades também participam nas restrições 3D:
  • Eixo dos cones, cilindros e Tori
  • Ponto central das esferas
  • Eixo central e arestas de fios circulares ou elípticos
Essas entidades são arestas e vértices efetivamente.
Isto torna o trabalho de restrição muito eficaz e intuitivo. A figura seguinte mostra tal exemplo onde você pode restringir furos pelo centro em vez da aresta.