Ajuda MicroStation CONNECT Edition

Outros Modos de Trabalho com Sistemas de Coordenadas Auxiliares

Além dos atalhos de teclado AccuDraw para trabalhar com ACS, MicroStation também tem uma caixa de ferramentas ACS e um diálogo de Coordenadas Auxiliares. Estes são os únicos mecanismos para trabalhar com ACS cilíndrico ou esférico.

Definindo um ACS

Você pode definir um ACS (sem usar o Accudraw) usando algumas das ferramentas a seguir:

Ativando um ACS

O MicroStation permite definir e salvar várias ACSs. A qualquer momento, você pode ativar um ACS usando o Accudraw, ou os controles no diálogo Coordenadas auxiliares, ou a ferramenta Selecionar ACS. Isto deixa você trabalhar simultaneamente com três sistemas de coordenadas — o ACS ativo o arquivo DGN e os sistemas de coordenadas de vista.

Trava do plano ACS

Se estiver ativado, o bloqueio de plano ACS ajusta a profundidade de vista padrão para estar no plano xy ACS ativo em vez de estar no plano de profundidade de vista ativa. Assim como com a profundidade ativa padrão, você pode cancelar este padrão criando um instantâneo para um elemento existente.

Esta configuração decide se as operações da vista e os atalhos AccuDraw <T>, <F> e <S> são relativas às coordenadas do desenho ou ACS. Ela também decide se a escala ACS será usada (caso você tenha explicitamente definido uma escala que não 1,0 para seu ACS).

Quando você ativa o bloqueio de plano ACS, as ferramentas de Rotação da vista na caixa de ferramentas Rotação de vista giram a vista no que diz respeito a ACS e não à vista padrão; essa vista de Topo não é a vista de Topo padrão, e sim a vista de Topo ACS. Isto significa que em vez de criar diferentes ACS para cada vista, tais como topo, frente e lado, você pode criar somente um ACS e então ir para as vistas de topo, frente e lado usando os atalhos do AccuDraw <T>, <F> e <S>

Bloqueio de plano de grade

Você pode alternar as configurações para o Bloqueio de plano ACS, snap de plano ACS e Vista em Grade, com o comando ACCUDRAW LOCK GRIDPLANE. Esta inserção de dados é mapeada para o atalho AccuDraw <L>,<P> e também para a tecla de função F8.

Inserções de dados de Entrada da precisão com ACS

Quando um ACS estiver ativo, a entrada de precisão pode ser especificada como um dos seguintes:

Para precisão de entrada como Tipo do ACS Digitar
Coordenada ACS Retangular

Esférico

Cilíndrico

Valor AX=x, valor y, valor z

Valor AX=R, ângulo q, ângulo f

Valor AX=R, ângulo q, valor Z

Distância, ao longo dos eixos ACS, do ponto de tentativa ou ponto de dados inserido mais recentemente Retangular

Esférico

Cilíndrico

Valor AD=x, valor y, valor z (eixos x, y e z)

Valor AD=R, ângulo q, ângulo f

Valor AD=R, ângulo q, ângulo Z

Manipulando um ACS

Você pode manipular um ACS da seguinte forma:

Para Use esta ferramenta na caixa de ferramentas ACS
Gire o ACS ativo.


Rotacionar ACS
Mova a origem do ACS ativo.


Mover ACS
Aplique o ACS na vista selecionada.


Aplicar ACS à vista selecionada

Inserções de dados SET TPMODE e ACS

Você pode utilizar o comando SET TPMODE LOCATE às coordenadas da vista relativas à origem global. Se você não quiser o ponto de instantâneo projetado no plano ACS ativo, que é uma profundidade ativa, desligue o Snap de Plano ACS.

Se você define um ACS específico para uma vista e quer usar as ferramentas ACS e o diálogo Sistemas de coordenadas auxiliares e não as ferramentas da profundidade ativa, use o comando SET TPMODE ACSLOCATE.