Ajuda MicroStation CONNECT Edition

Substituição simples de texto da tabela de penas

Suponhamos que você que o nome de usuário e a data atual apareçam nas impressões, a primeira etapa é colocar dois elementos de texto em seu arquivo DGN contendo $USER$ e $DATE$. As strings que você usa para identificar os elementos a serem substituídos podem ser qualquer coisa que você gosta, mas precisam ser exclusivos. A segunda etapa é usar o item de menu Editar > Inserir novo na caixa de diálogo Substituições de texto para inserir dois pares da substituição. Então para cada par da substituição, insira a string original a ser substituída e a string de substituição desejada.



Caixa de diálogo Substituições de texto mostrando strings reais/de substituição



Pré-visualização mostrando substituições de texto da tabela de penas

Neste exemplo, duas técnicas para a string de substituição são mostradas. Para a data, um dos tokens predefinidos da substituição (Editar > Inserir data) fornecidos na caixa de diálogo Substituições de texto será usado. Os tokens predefinidos da substituição são fáceis de usar, mas têm algumas limitações. A limitação principal é que a string de substituição pode somente conter um token, e não pode ser usada conjuntamente com o texto literal, variáveis de ambiente, variáveis de contabilidade da impressão, ou expressões nomeadas.

Por padrão, a formatação dos tokens da substituição _DATE_ e _TIME_ é controlada pelas configurações regionais e de idioma do Windows, mas pode ser substituída através das variáveis de configuração MS_PENTABLE_DATE_FORMAT e MS_PENTABLE_TIME_FORMAT, respectivamente.

Para alguns dos tokens predefinidos da substituição, a tabela de penas oferece variações diferentes de formatação. Por exemplo, cada valor do nome de arquivo (arquivo do desenho, tabela de penas, arquivo de configuração do driver da impressora) tem tokens separados para o nome de arquivo totalmente qualificado, o nome de arquivo base somente, ou uma versão abreviada do nome de arquivo totalmente qualificado. Há também versões longas e curtas da escala de impressão.

Para o nome do usuário, não há nenhum token predefinido da substituição disponível; consequentemente, este exemplo demonstra como você pode usar a variável de ambiente USERNAME, que é definida pelo Windows. Algum texto literal também é incluído na string de substituição para demonstrar a capacidade. Você pode também usar várias variáveis de ambiente na mesma string de substituição, como "$(USERDOMAIN)/$(USERNAME)" para produzir "Bentley/Usuário Joe."

Se uma string de substituição ou uma porção de uma string de substituição têm o formato de uma configuração macro - isto é, $(text) — a string submete-se à substituição automaticamente a um valor de pré-ajuste. Esta substituição automática é chamada expansão. Por exemplo, a sequência de caracteres User: $(USERNAME) pode expandir para "Usuário: Usuário Joe."

Se uma string no formato macro de configuração é expandida a outro macro de configuração, a substituição é iterativa. Isto é, continua até que a string resultante não contenha um macro de configuração.

Você pode também usar algumas das variáveis de contabilidade de impressão na string de substituição. Os valores de muitas destas variáveis são redundantes com os tokens de substituição predefinidos da tabela de penas, mas têm a vantagem de ser possível usar mais de uma em uma única string de substituição do texto. Por exemplo, "Sheet $(MS_PLT_DOCSET_CURRENT_SETDOC) of $(MS_PLT_DOCSET_NUMSETDOCS)" pode avaliar para "Folha 1 de 20" ao imprimir do Organizador de impressão.