Ajuda MicroStation CONNECT Edition

Renderização Foto-realística

Onde seu objetivo é produzir imagens realísticas de seus modelos, você pode usar o mecanismo de renderização Vue. Ele leva em consideração a iluminação direta e indireta, como a reflexão de luz e refração. Adicionalmente, ele pode calcular reflexões difusas e cáusticas (como luz refletida e refração). Para estes dois recursos, em particular, os seguintes pontos devem ser considerados:

  • Você deve usar unidades de trabalho do mundo real para seu modelo, e os valores da iluminação são inseridos como lúmens.
  • Os arquivos da iluminação IES devem ser usados para exibir corretamente as características de iluminação de lâmpadas diferentes, como lâmpadas de halogênio, lâmpadas incandescentes ou tubos fluorescentes.
  • É preciso tomar cuidado ao definir materiais, para garantir que valores realísticos são definidos.
  • Você deve definir o valor gama de exibição para sua saída.

Correção gama para Renderizando Foto-realística

A correção de gama é usada para compensar o fato de que os monitores e impressoras não têm a mesma resposta visual que o olho humano, e servem para destacar mais detalhe em áreas mais escuras das imagens. A correção da gama para um monitor típico deve ser ajustada para 1,5 a 2,5. Você pode ajustar o valor de correção de gama para seu exibição na categoria Opções de visualização do diálogo Preferências ( Arquivo > Configurações > Usuário > Preferências ). Um número "exato" não é crítico, mas um bom valor para começar a experimentar é 1,7.

Nota: Começando com este lançamento, a correção gama padrão é 1,7, em vez de 1,0 como nas versões anteriores.

Similarmente, quando você salva uma imagem, você tem a opção de aplicar a Correção gama. Isto pode ser para acomodar uma impressora para produzir uma saída de cópia impressa que representa o que é visto na tela com mais fidelidade. Geralmente, para evitar "amarrar" sua imagem a uma visualização/dispositivo de impressão em particular, é melhor salvar imagens com um valor gama neutro (1,0) e deixar o outro software ou software do dispositivo de impressão adicionar a correção da gama necessária. Cada visualização/dispositivo de impressão pode ter características diferentes, de forma que a correção de gama correta para um dispositivo pode não estar correta para outro. Assim que a correção gama for salva com uma imagem, alterar o valor gama não deixará você voltar exatamente para a imagem em seu estado original (com correção da gama 1,0).

Mas há um porém. Você pode executar uma correção da gama melhor quando você ainda tiver valores de brilho do ponto flutuante, antes deles serem salvos em um formato de arquivo típico com brilho integral. Isso significa que, se você tiver uma exibição específica ou dispositivo de saída a atender, pode ser vantajoso salvar a imagem com um valor de correção da gama (que não 1,0). Enquanto isto vincula a imagem ao dispositivo de saída, pode dar também um resultado melhor. Combinar sua gama da imagem salva com sua gama de exibição do sistema é uma boa ideia. Ao combinar a gama de visualização para salvar a gama da imagem, o que você vê na tela do seu monitor é o que você vai obter em sua imagem salva.

Tipicamente, as impressoras tendem a escurecer imagens mais do que os monitores de exibição, portanto um valor mais alto pode ser necessário se você pretende imprimir a imagem acabada. Quando for exigido, a correção de gama pode ser executada na imagem salva, depois de renderizar, usando a utilidade de exibição de imagem ou outro software de tratamento de imagem.