Ajuda MicroStation CONNECT Edition

Usar Vistas salvas

Uma vista salva é uma definição da vista, que inclui a exibição de nível para o modelo ativo e referências, o volume de corte, e outros atributos da vista. Os estados de exibição de nível salvos são vista específica (não exibição de nível global) e são copiados da janela da vista original que foi usada para criar a vista salva. A definição da vista recebe um nome e é salva no arquivo DGN. Você cria a definição estabelecendo uma vista original como um modelo e salvando-a. A vista salva pode ser aplicada a uma janela da vista de destino.

A caixa de diálogo Vistas salvas é usada para criar, atualizar, aplicar, copiar, importar e excluir vistas salvas e editar as propriedades de vistas salvas .

Em qualquer vista, os gráficos de vista salva podem ser selecionados com a ferramenta Seleção de elementos, ou por uma fence, e manipulados como um elemento padrão.

Os símbolos de detalhamento são normalmente integrados com vistas salvas. Quando você coloca um símbolo de detalhamento (seção, elevação, detalhe, ou chamada de plano), e ativa a caixa de verificação Criar detalhe, uma nova vista salva é criada.

Você pode vincular múltiplas chamadas a uma vista salva. Por exemplo, se dois designers tem uma visualização da planta do mesmo edifício e ambos querem colocar uma chamada de seção no mesmo local, eles podem ambos vincular à mesma vista salva. Se você clicar com o botão direito na vista salva na caixa de diálogo Vistas salvas e selecionar Gerar chamada, você será solicitado a identificar o desenho a ser associado. Vinculará a chamada nova à mesma vista salva que a chamada correspondente, criando duas chamadas que apontam à mesma vista salva.

Você pode anexar uma vista salva como uma referência em uma folha. As configurações de exibição e a exibição da vista da vista salva são usadas na referência. Se você move um símbolo de detalhamento associado com a vista salva, mudará a vista salva no modelo do desenho, e como a vista salva foi colocada em uma folha, também mudará na folha. Quando você mudar o símbolo de detalhamento associado com a vista salva, a referência é atualizada automaticamente.

Se uma vista salva está referenciada com o menu suspenso Sincronizar visualização definido como Somente volume, Somente apresentação, ou Todas as configurações, e você tem dimensões apontando à geometria da referência, seu alinhamento com a geometria é mantido mesmo se o volume de corte da vista salva é alterado; desde que haja alguma sobreposição entre o novo volume de corte e o volume de corte original.

Se você cria uma vista salva de um modelo que contenha referências, então o estado de exibição das referências é salvo na própria vista salva. Assim se você muda o estado de exibição das referências no modelo e anexa outra vez a vista salva, o estado da exibição da referência não muda. O seguinte exemplo explica isto claramente:

  • Em um arquivo dgn, por exemplo Master.dgn, você tem duas referências, R1 e R2. Fora destas, a exibição de R1 está ativada e de R2 está desativada.
  • Crie uma vista salva, por exemplo "Testrefdisplay" em Master.dgn
  • Anexar a vista salva Testrefdisplay a outro arquivo dgn, por exemplo Ref.dgn. Certifique-se de que o aninhamento em tempo real está ativado com a profundidade de aninhamento definida como 1 ou mais. Na vista salva anexada, R1 estará ativada e R2 estará desativada.
  • Abra Master.dgn e mude o estado de exibição de referência, por exemplo, R1 e R2, ambos estão ativados.
  • Abra o Ref.dgn e anexe a vista salva Testrefdisplay outra vez mantendo as mesmas configurações de aninhamento.
  • Você deve ver as mesmas referências aninhadas no primeiro e no segundo anexo de vista salva Testrefdisplay, isto é, R1 está ativada e R2 está desativada.
  • Para anexar a vista salva com estado da exibição de referência alterado, atualize a vista salva e então anexe a Ref.dgn. Você pode igualmente atualizar o estado da exibição de referência da vista salva na caixa de diálogo Propriedades.

O estado da exibição de referência fornece a maior consistência de exibição ao aplicar e/ou anexar as vistas salvas como referências.

Quando uma vista salva é criada usando a automatização das vistas dinâmicas, o estilo do símbolo de detalhamento para a vista salva atribuída do arquivo DGNLib é copiado no arquivo em que a vista salva é armazenada.

Usando a caixa de diálogo Autor HTML ( Arquivo > Ferramentas > Autor de HTML ), você pode publicar uma imagem de uma vista salva na Internet.

Nota: Usar vistas salvas em 3D descreve maneiras especiais de usar vistas salvas em 3D.
Nota: As vistas salvas armazenadas na exibição da vista de níveis em referências aninhadas. No passado, somente a exibição da vista de nível para anexos diretos era armazenada em uma vista salva.
Nota: As vistas salvas nas bibliotecas DGN que foram criadas nas edições anteriores ao MicroStationV8i não aparecem na caixa de diálogo Vistas salvas. Uma mensagem parece na barra de status dizendo que as vistas salvas das bibliotecas DGN devem ser atualizadas. Para ver estas vistas salvas, abra a biblioteca DGN no MicroStationV8i (SELECTseries 1) ou edições posteriores e atualize as vistas salvas.

Utilização das vistas salvas em 3D

Criação de vistas salvas em 3D é idêntica ao 2D. Igual às vistas salvas em 2D, as em 3D lembram vários parâmetros relativos à visualização, quais níveis estão ativados ou desativados tanto no modelo ativo quanto em quaisquer referências, e a região do modelo que é exibido. Além disso, a Profundidade da exibição é salva com uma vista salva em 3D, conforme é o Volume do corte, se um é aplicado.

As seguintes categorias de configurações podem ser salvas com uma vista salva:

  • proporção do aspecto da janela, tamanho ou tamanho e posição
  • posição da câmera
  • atributos da vista
  • volume de corte
  • exibição de nível
  • níveis de referência
  • estado de visualização de referência

Ao criar vistas salvas em 3D, pensamento deve ser dada para a Profundidade da exibição e Volume de corte (se aplicado).