Ajuda MicroStation CONNECT Edition

Propriedade do fator de qualidade do raster

A definição de impressão para imagens raster é determinada pela propriedade Qualidade do raster de fábrica. Reduzir o fator de qualidade do raster pode ser desejável se o tamanho do arquivo de impressão for uma preocupação maior do que a qualidade da saída.

O fator de qualidade do raster é a proporção de resolução do raster de impressão para a resolução do dispositivo, especificada como uma porcentagem. Por exemplo, um fator de qualidade de raster 100% significa que os dados do raster devem ser impressos na resolução do dispositivo. Ajustar o fator de qualidade do raster em 50% faz com que os dados do raster sejam impressos em metade da definição do dispositivo. Ao imprimir em PDF em 600 DPI, uma qualidade de raster de 50% significa que todas as imagens foram redimensionadas para 300 DPI para imprimir. Imagens grandes de alta resolução como fotografias aéreas podem ser reduzidas proporcionalmente, enquanto imagens pequenas como logotipos podem ter a escala aumentada.

Ao imprimir no modo rasterizado, ajustar o fator de qualidade do raster a 100% é uma escolha lógica já que todos os dados de imagem terminam eventualmente nesta definição no arquivo de impressão rasterizado final. Contudo, reduzir o fator de qualidade do raster rende imagens mais grosseiras depois de serem escaladas até a resolução rasterizada pelo hardware gráfico. Estas imagens mais grosseiras, que ainda podem ser da qualidade aceitável, são comprimidas melhor do que imagens mais detalhadas produzidas em 100% de qualidade, e podem criar reduções significativas em tamanhos de arquivo de impressão rasterizados dependendo do tipo de compressão usado pelo driver de impressora.

Antes de configurar o fator de qualidade do raster, você deve considerar o seguinte:

  • O Fator de qualidade do raster tem impacto no desempenho e no tamanho do arquivo de plotagem.
  • Alterar o fator de qualidade do raster pode ter um efeito desproporcional no tempo da impressão e no tamanho do arquivo de saída.
  • Arte em linhas/desenhos técnicos escaneados exigem um fator de qualidade do raster mais alto.
  • Use fatores de qualidade do raster menores para impressões de esboço rápidas.
  • Imagens aéreas/satélite em tons de cinza ou coloridas podem ser totalmente aceitáveis em um fator de qualidade do raster de 50% ou menos dependendo da resolução do dispositivo.