Ajuda MicroStation CONNECT Edition

Projeções cilíndricas

Para criar um mapa mais exato, precisamos conseguir mais do filme fotográfico mais perto da superfície que estamos traçando.



Gerardus Mercator fez exatamente isso em 1569. Sua ideia era pegar o filme e envolvê-lo em torno da Terra na forma de um cilindro. Ao fazer isso, o filme realmente tocou na extensão da terra em todo o equador.



Em qualquer lugar perto do equador, as linhas são claras e limpas, indicando um mínimo de distorção da projeção. Conforme nos movemos para longe do equador, as linhas começam a ficar distorcidas. Conforme nos aproximamos dos polos, as linhas desaparecem completamente. Estas são os recursos subjacentes da projeção Mercator padrão que foi usada por anos para criar mapas do mundo inteiro.

Podemos pegar uma parte lisa de filme fotográfico e fazer um cilindro dela. Assim que este filme em formato cilíndrico é posicionado sobre a Terra, uma imagem pode ser feita. Desenrolar o cilindro produz uma superfície plana, que se transforma em nosso mapa. O conceito importante aqui é que um cilindro, quando redondo em uma dimensão, pode facilmente ser convertido perfeitamente para uma superfície plana. Diz-se que uma superfície que tenha esta característica é uma superfície desenvolvida.