Ajuda MicroStation CONNECT Edition

Usar elementos do modelo de terreno

Um modelo de terreno é um grupo de triângulos matematicamente computados os dados de ponto coletados na superfície que está sendo modelada. São usados para modelar superfícies altamente irregulares, particularmente a superfície da terra. Os modelos de terreno são referidos igualmente como modelos de terreno digitais (DTMs), redes triangulares irregulares (TINs), ou superfícies triangulares.

As ferramentas do Modelo de terreno permitem que você importe e etiquete contornos e pontos do terreno em modelos de terreno. Você pode importar um modelo de terreno em um DGN para usar seus dados. Os modelos de terreno importados do formato de arquivo LandXML são suportados.

Um modelo de terreno é reconhecido como um tipo de elemento do MicroStation; quando você seleciona um modelo de terreno, a aba Tipo de elemento da ferramenta Seleção de elemento indica que é um tipo de elemento do "Terreno".

Nota: Se um arquivo DGN com um modelo de terreno for criado no MicroStation V8i (SELECTseries 3) e o arquivo DGN for então aberto no MicroStation V8i (SELECTseries 2) ou posterior, o modelo de terreno não estará visível. Isto se dá porque o tipo de elemento de terreno não era reconhecido antes do MicroStation V8i (SELECTseries 3). Embora o modelo de terreno não esteja visível, não haverá nenhuma perda de dados e o arquivo DGN pode ser reaberto no MicroStation V8i (SELECTseries 3), onde o modelo de terreno se tornará novamente visível.
Nota: Se um modelo de terreno criado no MicroStation V8i (SELECTseries 3) precisar ser utilizado no MicroStation V8i (SELECTseries 2) ou posterior, o modelo de terreno pode ser explodido. Quando explodido, o modelo de terreno é removido e substituído pelos elementos gráficos, tais como linhas, formas e texto.

Modelos de terreno e Modelo de elemento

A exibição de propriedades do modelo de terreno pode ser controlada usando um modelo do elemento. Uma vez que você criou um modelo de elemento com as propriedades que você precisa, você pode aplicá-las a qualquer modelo de terreno.

Referenciando modelos de terreno

Pessoas em cargos diferentes podem querer ver os terrenos exibidos de forma diferente. Por exemplo, um desenhista de superfícies pode precisar ver triângulos, quando um desenhista de recursos de drenagem pode precisar ver contornos. Em vez de duplicar o modelo de terreno em vários lugares, o melhor fluxo de trabalho é manter um único modelo de terreno e referenciá-lo a outros arquivos DGN.

Quando um arquivo DGN que contém um modelo de terreno é referenciado em outro arquivo DGN, você pode permitir que o modelo de terreno seja exibido diferentemente no outro arquivo. Isto permite que a apresentação varie para fins diferentes, sem mudar a exibição do modelo de terreno no arquivo DGN original.