Ajuda MicroStation CONNECT Edition

Usar filtros

Os filtros são uma maneira útil de agrupar níveis associados para visualizar ou não visualizar como um grupo. Por exemplo, você pôde ter um arquivo DGN com várias centenas de níveis. Dentro destes níveis poderiam ser filtros para disciplinas diferentes como Civil, Arquitetônica, e Mecânica. Dentro de Civil pode haver níveis para Civil-Existente, Civil-Proposta, Civil-Anotação etc. Você poderia facilmente definir um filtro chamado Civil que mostraria somente os níveis que tiveram a palavra Civil como parte da descrição.

Os filtros podem ser nomeados, salvos, e recuperados conforme necessários ou definidos de forma dinâmica para uma única visualização imediata usando a Linha de filtro na caixa de diálogo Gerenciador de nível. Os filtros podem ser ativados ou desativados usando a caixa de diálogo Exibição de nível. Os filtros podem ser usados para ativar ou desativar níveis através de um modelo e de todos seus modelos anexados. Os níveis podem ser filtrados por vários atributos, como nome de arquivo, cor, estilo, espessura da linha, e grupos de nível, para nomear alguns.

Os filtros usam tipos diferentes de expressão dependendo da coluna na qual a expressão é produzida. Há três formas básicas de expressões: string, número inteiro e booleano. Uma sintaxe é fornecida aos atributos do filtro com curingas (isto é, *, ?) similares aos critérios de pesquisa do Windows Explorer. Além disso, operações baseadas em conjuntos como | (ou), & (e), e – (menos) foram adicionadas. As expressões de string são aplicadas aos valores de string. Os valores inteiros e booleanos usam expressões de números inteiros e booleanas. Segue uma descrição sucinta de cada um:

  • O formato de expressão de string é similar ao formato suportado na caixa de diálogo Pesquisar do Windows Explorer. Além disso, operações baseadas em conjuntos como | (ou), & (e), e – (menos) foram adicionadas. As expressões de string são válidas para as colunas de Nome, Descrição, Arquivo, e Lógico na caixa de diálogo Gerenciador de nível. A seguinte tabela mostra exemplos de expressões de string.
    Expressão de string String(s) de correspondências
    lev com o substring “lev”
    “lev” “lev” (exatamente)
    *1 terminando com “1"
    lev* começando com “lev”
    1 | 2 com o caractere “1" ou “2"
    1 & 2 com os caracteres “1" e “2"
    1 – 2 com o caractere “1" mas não “2"
    *1 | *2 | *3 terminando com “1”, “2", ou “3"
    ((1 | 2) – 3) com o caractere “1" ou “2", mas não o caractere “3"
    “nível 1" | “nível 2" “nível 1" ou “nível 2" (exatamente)
    Nota: Na penúltima expressão de string de amostra acima, observe o uso de “(” e ")” para combinar os operadores de conjunto.
    Nota: O formato da expressão da string acima também é aplicável em outros lugares como na filtragem dos nomes de modelo na caixa de diálogo Salvar Como Opções V8, aba Filtro.
  • As expressões de números inteiros são aplicadas a números inteiros. Por exemplo, 1, 10, 15-20. Os operadores de comparação >, >=, <, <=, e != são também suportados em expressões de números inteiros. As expressões de números inteiros são válidas para Número, Cor, Estilo, Espessura e Elementos na caixa de diálogo Gerenciador de nível. A seguinte tabela mostra exemplos de expressões de números inteiros.
    Expressão de números inteiros Valor inteiro de correspondências
    1,10 1 e 10
    10, 15–20 10, 15, 16, 17, 18, 19, e 20
    <20 menor que 20
    >20 maior que 20
    <=20 menor ou igual a 20
    >=20 maior ou igual a 20
    !=20 diferente de 20
  • As expressões booleanas são aplicadas às caixas de verificação. As expressões booleanas podem tomar um valor de 0 ou 1. As expressões booleanas são válidas para Global, Bloqueio, Usado e Biblioteca na caixa de diálogo Gerenciador de nível. A seguinte tabela mostra expressões booleanas.
    Expressão booleana Valor booleano das correspondências
    0 desativado
    1 ativado