Ajuda MicroStation CONNECT Edition

Vista geral da modelagem de recurso

Sólidos criados com as ferramentas de modelagem de recurso são muito mais poderosos do que os criados com outras ferramentas 3D.

Nota: Quando as ferramentas de modelagem de recurso são usadas para adicionar recursos a SmartSolids, os SmartSolids são convertidos para sólidos de recurso.
Nota: As ferramentas de modelagem de recurso devem ser usadas para editar sólidos de recurso.

Por que usar sólidos baseados em recursos paramétricos?

As ferramentas de sólidos baseados em recursos dão um grau de flexibilidade ao trabalhar em 3D que não é possível com as ferramentas 3D padrão. Por exemplo, elas deixaram você editar sólidos alterando os parâmetros usados para criá-los, ou simplesmente selecionando-os e usando os manipuladores para fazer mudanças interativamente. Você pode usar a ferramenta Mover operação para relocar um recurso, ou você pode usar a ferramenta Seleção de elemento para selecionar o recurso e movê-la para um lugar diferente em qualquer parte do sólido que foi colocada antes do recurso ser movido. Onde você quiser mover um recurso para uma parte do sólido que foi criada/adicionada depois do recurso, você precisa primeiro mudar a ordem de recursos no sólido através do Gerenciador de operação.

Onde você move um recurso, como um furo, para um outro lugar em um sólido, o furo é orientado corretamente em relação às superfícies criadas anteriormente sobre as quais o indicador está passando, independentemente de com qual visualização você está trabalhando — não há nenhuma necessidade de trabalhar com uma visualização específica. Na conclusão do movimento o sólido se regenera automaticamente para refletir a alteração.

Centro e direita: Enquanto se move, o recurso de furo orienta-se à superfície mais próxima do visualizador (mostrado em uma espessura da linha pesada para ênfase).



Esquerda: Selecione o recurso de furo.

Quando você cria sólidos baseados em recurso, você constrói seu modelo mais como ele seria feito na vida real. Por exemplo, você pode começar com um ou mais recursos primitivos (paralelepípedo, esfera, cone, cilindro, toroide, canto), extrusões ou revoluções. Estes podem ser unidos, subtraídos ou cruzado com as ferramentas do recurso Booleano, e então os toques finais podem ser adicionados, como mesclagens, furos, cortes e saliências. As ferramentas da edição deixam você alterar os sólidos subjacentes, assim como recursos adicionados. Similarmente, ferramentas da manuseio do recurso permitem que você rearranje, copie ou exclua recursos do sólido.

Recursos totalmente editáveis

Com as ferramentas padrão 3D você pode editar os parâmetros para sólidos primitivos, Paralelepípedo, Esfera, Cilindro, Cone, Toroide ou Cunha, mas é isso. Uma vez que um destes primitivos é alterado de qualquer maneira, como pela adição de um chanfro ou corte, a seguir ele já não é editável.

Com as ferramentas de modelagem de recurso, que criam sólidos baseados em recurso paramétricos, todos os itens são considerados como sendo recursos cujos parâmetros você pode editar. Tome o exemplo onde você usa ferramentas de modelagem de recurso para criar um recurso de paralelepípedo que tenha uma borda chanfrada, uma borda arredondada mais um furo escareado. Cada recurso deste sólido é editável.



Cada recurso de um sólido criado com a ferramenta modelagem de recursos é editável.

Para cada um destes recursos, a ferramenta Modificar sólido paramétrico ou operação abre o diálogo apropriado Editar <feature>. Depois de ter feito as mudanças desejadas nas configurações e de clicar em OKo sólido é regenerado para refletir as mudanças.