Ajuda MicroStation CONNECT Edition

Ambiente do desenho DGN

No esboço 2D, o equivalente de uma folha do projeto é o plano de desenho. Mas, ao contrário de uma folha de um papel de esboço, o plano de desenho (ou cubo em 3D) em um arquivo DGN é extremamente grande, deixando você desenhar seus modelos em escala completa. Para desenhar vários elementos em seu modelo, você insere pontos de dados. Cada ponto de dados colocado no plano de desenho associou as posições ou coordenadas X (horizontal) e Y (verticais). O plano de desenho, então, é apenas um sistema de coordenada cartesiana sobre o qual está seu modelo.

As coordenadas são expressas na forma (X,Y). Nos Arquivos semente entregues com o produto, o ponto chamado de Origem global é ajustado ao centro exato do plano de desenho e recebe as coordenadas 0,0.

Para a maioria dos objetivos a Origem global nos arquivos semente fornecidos é boa. Porém, você pode querer mudar o lugar ou as coordenadas de Origem global. Por exemplo, um arquiteto pode querer que todas as coordenadas sejam valores positivos. Um cartógrafo ou topógrafo pode precisar usar um sistema de grade definido por uma agência governamental para fazer referência de todos os locais a um ponto específico.

Quando você insere um ponto de dados, suas coordenadas são salvas no formato do ponto flutuante de 64 bit IEEE. O Cubo de desenho 3D é similar ao plano de desenho 2D, mas com um terceiro eixo Z (profundidade). Os pontos em modelos 2D são armazenados como os valores coordenados expressos na forma (X, Y), enquanto os de modelos 3D são armazenados como (X, Y, Z).