Ajuda MicroStation CONNECT Edition

Origem da célula de atributo

Quando você cria células de atributo, é importante que você leve em consideração a forma que estas células são variadas quando os diferentes conjuntos de parâmetros são aplicados. Isto afeta diretamente a localização da célula de origem ou ponto de colocação.

Tomemos, por exemplo, uma célula de atributo que é baseada em uma feição de paralelepípedo que tem uma mistura e uma feição de corte adicionada a ele. Nesta célula, a origem (0,0,0) da célula base está no canto inferior esquerdo do paralelepípedo. Quaisquer conjuntos de parâmetros que alteram as dimensões do paralelepípedo subjacente fará com que as novas dimensões devam ser calculadas em relação ao centroide do paralelepípedo subjacente.



Célula original, com origem no canto inferior esquerdo do paralelepípedo subjacente.

Assim, se um conjunto de parâmetros reduz o comprimento e a largura do paralelepípedo subjacente, a origem da célula estará fora da célula de atributo.



Com o paralelepípedo subjacente reduzido, a origem cai fora da célula.

Da mesma forma, se um conjunto de parâmetro aumentar o comprimento e a largura da base do paralelepípedo, a origem da célula estará agora localizada no interior da célula de atributo.



Quando o paralelepípedo subjacente for ampliada, a origem cai dentro da célula.

Para evitar esse "deslocamento" da origem da célula, você pode usar um método de modelagem diferente para criar suas células de atributo. No exemplo acima, ao invés de usar um primitivo para o sólido subjacente, você poderia usar um perfil conduzido pela dimensão extrudada (DD). Quando você cria o perfil DD, você cria um ponto fixo definido na posição necessária para a origem da célula. Todas as alterações nas dimensões então estariam em relação a este ponto fixo, que é também a origem da célula.

No exemplo anterior, o paralelepípedo subjacente pode ser criado a partir de um perfil retangular de DD, que é expulso e, em seguida, a mistura e cortar recursos adicionados. Neste caso, o ponto fixo para o perfil seria o canto inferior esquerdo como antes. Não importa qual conjunto de parâmetros é escolhido, a origem da célula permanece no canto inferior esquerdo da célula.



Em cada caso, a origem da célula de atributo é o canto inferior esquerdo da célula.

Normalmente, o fluxo de trabalho para a criação de uma célula de atributo deste tipo é:

  1. Crie um perfil conduzido por dimensão (DD) com variáveis para as dimensões necessárias.
  2. Crie um sólido de feição usando o perfil.
  3. Crie uma lista de Equações/Variáveis globais, que será usada pela célula de atributo.
  4. Use a ferramenta Modificar perfil para atribuir as variáveis globais para o perfil (dimensão conduzida).
  5. Crie os conjuntos de parâmetros