Ajuda MicroStation CONNECT Edition

Gerar imagens melhoradas com o Gerenciador de efeitos

Você pode criar vários efeitos visuais no Gerenciador de efeitos. Você pode experimentar com diferentes ajustes de configurações de imagens do ponto flutuante e ter resultados surpreendentes. A seguir alguns exemplos.

Oclusão de ambiente

Oclusão do ambiente significa que áreas de seu modelo são ocultadas da luz ambiente na cena. Ou seja, porções de seu modelo que são sombreadas.

Oclusão de ambiente também é uma configuração de renderização predefinida. Você pode obter a configuração de renderização de oclusão de ambiente clicando na seta para baixo do ícone Configurações de renderização e selecionando Oclusão de ambiente do menu suspenso. Então clicando no ícone Iniciar renderização Luxology renderiza o modelo com a saída de renderização Oclusão de ambiente.

Imagem esboçada

Você pode criar uma aparência ilustrada da sua cena no Gerenciador de efeitos dando a ela um efeito esboçado.

Gerenciador de efeito estéreo

Imagens estéreo podem ser geradas quando duas imagens são renderizadas e exibidas como um par estéreo cruzado, lado a lado. O estéreo cruzado é visualizado cruzando seus olhos até que você veja uma imagem estéreo aparecer entre as duas imagens. Este método é referido como visualização livre porque você não precisa óculos estéreo para ver a imagem estéreo.

Nota: Estéreo somente pode ser usado com a caixa de diálogo Renderização Luxology. Você pode criar imagens estéreo que poderiam ser usadas com o Gerenciador de efeitos renderizando estas manualmente usando a caixa de diálogo Luxology e então recuperando-as da pasta do histórico.

Panoramas esféricos

Você pode renderizar imagens usando uma câmera esférica. Quando estas imagens são carregadas ao Gerenciador de efeitos, a janela de exibição mostra uma porção da imagem vista como através de uma câmera. Você pode clicar na janela de exibição e arrastar para deslocamento panorâmico. Você pode também usar a roda do mouse para mudar o ângulo da lente da câmera. Ao renderizar imagens esféricas para panoramas, você deve definir o aspecto das visualizações para ser 2:1. Você precisa de imagens razoavelmente de alta resolução para parecerem aceitáveis porque você está visualizando somente uma porção da imagem original. 3000 x 1500 ou 4000 x 2000 devem fornecer bons resultados. Maior resolução seria melhor, mas devido as limitações de memória é recomendado que você use imagens de 4000 píxeis de largura ou menos para seus panoramas. Quando você salvar seu grupo de imagens na caixa de diálogo Gerenciador de efeitos, um arquivo .efx é criado automaticamente e o Gerenciador de efeitos é alternado para Visualização panorâmica.

Nota: Para renderizar um grupo de imagens esféricas, você precisa ativar a caixa de verificação ‘Usar projeção de câmera esférica’ na caixa de diálogo Gerenciador de configuração da renderização.

Se você renderizar seu grupo de imagens a partir da caixa de diálogo Luxology e recuperar as imagens da pasta do histórico sem um arquivo EFX, não há nenhuma maneira de saber se a imagem é ou não uma imagem esférica. Ao carregar imagens esféricas você pode usar a ferramenta Carregar conjunto de imagens panorâmicas.

Ao renderizar um panorama, mova sua câmera para um ponto na sala e não em um canto. Ao visualizar o panorama você poderá olhar ao redor. Apoiar em um canto não vai parecer bom quando você desloca ao redor e você está de frente a uma parede ou um canto.

Nota: As arestas visíveis não podem ser usadas quando Usar projeção de câmera esférica é selecionado. Ao renderizar um panorama esférico, o ponto do envoltório ou a emenda serão alinhados com o ponto de destino de visualização atual. Se você pretende aplicar efeitos do brilho às luzes, então você deve configurar a câmera de modo que o ponto de destino da câmera não esteja perto de nenhuma luz que você pretende aplicar o efeito bloom.