Ajuda MicroStation CONNECT Edition

Células paramétricas

A modelagem paramétrica deixa você reutilizar extensivamente seu conteúdo paramétrico colocando modelos paramétricos como células paramétricas. As células paramétricas são células especiais que foram criadas usando variáveis e equações, agrupadas em variações, para definir seus parâmetros. Uma célula paramétrica pode ter variações múltiplas, uma das quais você seleciona ao colocar a célula.

Colocando células paramétricas

As células paramétricas são similares às células compartilhadas. A primeira vez que um modelo paramétrico é colocado como uma célula dentro de um determinado arquivo de design, uma definição da célula local é criada no arquivo de design. Todas as células colocadas dentro desse arquivo fazem referência àquela definição de célula. Isto faz com que as células paramétricas sejam muito mais eficientes em termos de tamanho do arquivo em relação às células regulares. Para permitir a inserção de um modelo como uma célula paramétrica, você deve definir a propriedade Pode ser colocado como uma Célula do modelo para True e seu Tipo de Célula para Parametric, no Diálogo Propriedades do modelo.

Comportamento da Simbologia de níveis de Célula Paramétrica

Quando você cria uma célula paramétrica no nível Padrão e atributos de nível definida para Por Nível, na colocação a célula herdará atributos do nível em que é colocada. Você pode alterar o nível da célula colocada na caixa de diálogo Propriedades e gerenciar os atributos na caixa de diálogo Gerenciador de nível.

Se você criar uma célula paramétrica em um nível diferente do nível Padrão, na colocação, a célula exibirá atributos definida para o nível específico no arquivo de definição da célula e não do nível no qual ela é colocada. Você pode gerenciar os atributos de nível na caixa de diálogo Gerenciador de nível após a colocação.

Quando você cria um elemento paramétrico a partir de um perfil, a geometria resultante herda os atributos de nível do perfil. Esses atributos podem ser ajustados na caixa de diálogo Propriedades.

Edição de células paramétricas

As variáveis definidas no modelo são reutilizadas na célula paramétrica. Mudanças feitas aos valores das variáveis associadas com a célula atualizarão a geometria da célula, permitindo que a representação visual de cada célula varie parametricamente.

Você pode alterar células paramétricas, editando as variações e as variáveis associadas. Eles podem ser modificados enquanto a célula é colocada na janela configurações da ferramenta Inserir Célula paramétrica, depois de colocar a célula na seção Variáveis em sua caixa de diálogo Propriedades ou no modelo de origem. As variáveis de uma célula paramétrica colocada podem ser fixas (não editáveis) ou livres (editáveis) dependendo da configuração do Escopo definida no Diálogo Variáveis. Além disso, a visibilidade das variáveis de um modelo colocado como uma célula pode ser controlada com a configuração da Exibição no Diálogo Variáveis. Normalmente, as variáveis intermediárias, que são usadas para gerar a geometria, mas não são consideradas propriedades externas úteis do objeto sendo modelado, devem ser definidas como Hidden.

Defina o Escopo para Instância, se quiser a variável editável depois de colocar a célula | Defina o Escopo para Definição se quiser que a variável seja fixada.

Nota: Se você usa elementos da classe da construção (geometria útil para fins de construção mas que não é considerada parte do modelo real) em seu design, a instância de célula paramétrica colocada usando esse modelo de design não exibirá os elementos da classe da construção.

Você pode usar o diálogo Extrair modelo de célula para extrair o modelo original de uma definição de célula paramétrica. Isto é útil quando você quer editar a definição da célula mas não tem o modelo original.

Remapeamento de variáveis e variações - Se você tentar excluir uma variável que foi referenciada em um elemento, uma caixa de diálogo Confirmar Excluir se abre. Você pode escolher remapear a referência para outra variável disponível, como abaixo:

Se (None) for selecionado (padrão), você vai perder todas as referências para essa variável.

Normalmente, você iria querer atualizar uma definição de célula quando o modelo de célula muda de uma ou mais das seguintes maneiras:
  • Variáveis adicionadas/removidas
  • Variações adicionadas/removidas
  • Mudou a geometria dentro do modelo

Tomemos como exemplo um cenário onde você tinha um modelo de Porta, colocou-o como uma célula e, em seguida, você (ou o administrador na sua organização responsável por manter bibliotecas de célula que você usa) editou o modelo original para incluir uma maçaneta e talvez adicionou uma variável que controla o deslocamento da maçaneta. Nessa situação, você pode atualizar sua definição de célula (e elementos de célula) para refletir essas alterações usando o Diálogo Atualizar célula paramétrica. Esta caixa de diálogo irá ajudar você a remapear as variáveis e variações do modelo de prancha de madeira desatualizado para o modelo de porta atualizado conforme abaixo:

Dica: Você pode aplicar restrições a uma célula paramétrica colocada. As restrições aplicadas ao elemento de fonte também são mantidas e respeitadas com relação a outras restrições aplicadas à célula. Contudo, elas não são aparentemente visíveis já que os marcadores de restrição ou glyphs não são visíveis na célula.

Célula paramétrica aninhada

Quando um modelo que já consiste em uma célula paramétrica colocada é colocado como uma célula paramétrica em um outro arquivo de design, considera-se isso um exemplo de células paramétricas aninhadas. Isto pode ser particularmente útil quando você liga as propriedades dimensionais ou outras de uma célula paramétrica colocada nas variáveis definidas di arquivo de design ativo. Quando você muda estas variáveis no arquivo de design ativo, a célula colocada reflete a mudança na propriedade junto com outros elementos do arquivo de design ativo, que foram associados com as mesmas variáveis. Isto é conhecido como Vínculo de propriedade.

Vamos ver um cenário onde você precisa criar uma porta para colocar em seu modelo de casa. Você cria a porta usando a modelagem paramétrica e define um tipo de item para a porta. Você atribui variáveis a suas propriedades básicas. Você também cria um botão em um outro modelo para a porta, usando novamente a modelagem paramétrica e variáveis atribuídas.
Agora, você coloca o botão como uma célula paramétrica na porta e coloca o modelo da porta que já contém a célula do botão no seu arquivo de design do modelo da casa. Seu modelo de casa já consiste de variáveis definidas.
Aqui, você pode usar o benefício do Vínculo de propriedade, que o deixa associar as variáveis no seu modelo de casa às propriedades das células de porta e maçaneta colocadas, no diálogo Propriedades.

Desta maneira você poderá controlar as células de porta e maçaneta colocadas alterando as variáveis locais no seu modelo de casa.